Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALEGORIA DA CARVERNA -- 30/10/2002 - 07:51 (Willians Moreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALEGORIA DA CAVERNA



A interpretação da ALEGORIA DA CAVERNA passa pelo prisma de uma compreensão dialéti-ca. A TESE é a realidade do interior da caverna (por que não poderia ser o contrário?). Enquanto no seu interior, os homens fazem uma idéia da existência que se limita aos condicionamentos ocasionados por falta de liberdade ou em virtude das limitações de perspectivas. O que vêem e o que sentem, dirigem as suas conclusões finais. No entanto, por se tratar de homens, sempre há quem queira mais e não se acomode. Parte deste a iniciativa de buscar o que pode ser entendido como a ANTÍTESE. Esta encontra-se fora da caverna. Enquanto existe sombra na caverna, fora existe luz. Aquele que sai da caverna pode provar de que substância são as duas realidades. Marcante é entender que estas duas realidades se explicam uma pela outra. E só CHEGA À SÍNTESE QUEM NÃO ABSOLUTIZA a uma delas. É a capacidade de sintetizar que possibilita a volta daquele que um dia deixou a sombra do interior da caverna. O texto sugere a volta motivada pela compaixão. Compaixão esta que não é paternalista, antes é caracteriza-damente pedagógica, já que permanecer nas sombras reflete um estado infantil de reflexão (mesmo que este estado tenha o que ensinar ao homem).

Para o que volta, as sombras são uma realidade tanto quanto a luz. E só se compreende uma quando se conhece a outra. O ensino básico constitui-se no fato da periodicidade e dinamismo que tornam constantes em nós o estado de caverna e o estado de luz. Não há como ficarmos isentos de uma destas realidades. A experiência humana representada naquele que sai e volta é de maturidade, embora não de perfeição absoluta.

Uma relação com esta ALEGORIA pode ser encontrada nas expressões de movimentos ideológi-cos radicais. De passagem, podemos citar as atitudes, pensamentos e ações de grupos religiosos que, intransigentemente, não aceitam e rechaçam manifestações contrárias às suas doutrinas. Partindo do pressuposto de que para toda TESE há uma ANTÍTESE, fica difícil, para os que estão em cavernas doutri-nárias, relacionarem-se com os que buscam a SÍNTESE ou apresentem apenas a ANTÍTESE.

De uma perspectiva mais focalizada em indivíduos, temos exemplos em Sócrates, Jesus, Freud, Nietzsche, Galileu, Espinoza, Giordano Bruno e outros, que se libertaram da caverna das tradi-ções e encontraram outros parâmetros de verificação do conhecimento e da realidade.

O mundo é palco de ambos os momentos: SOMBRA E LUZ. Cabe-nos estrapolar esta dimensão dualista e avançar para uma compreensão global e sintética que nos possibilite conviver com o plura-lismo iluminado das idéias.



Willians Moreira



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui