Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Baseado em Fatos Reais -- 03/10/2004 - 21:52 (Carlos Eduardo Canhameiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Baseado em Fatos Reais

Carlos Canhameiro


Tela preta. Som crescente de um automotor. Imagem clareando a ponto de ser possível identificar uma calota e o marca do veículo em auto-relevo. Movimento que acompanha o carro estacionando, mantendo o foco na roda e acrescentando a sarjeta. A porta traseira é aberta e uma mulher desce. Continuar num plano baixo, focando as sandálias de amarrar no tornozelo, já gastas pelo uso. Som de porta fechando.

Diálogo / Mulher [Já volto, só um segundo]

Imagem acompanha os passos da mulher, até se aproximar de uma porta de ferro e vidros transparentes na horizontal. Revela-se que a mulher é uma moça de mais ou menos 22 anos. A imagem se afasta e exibe toda a calçada. Iluminação de postes públicos, um tanto intermitente. Com o afastar será possível ver o carro inteiro, necessariamente de marca importada, e também que o motorista se trata de uma mulher. Na calçada, um grupo de jovens (indiscriminados) conversa sossegadamente. Apenas ruídos de fala, não é necessário o entendimento do que é dito. Plano final, de cima do poste de iluminação, como se fosse a visão de um pássaro que lá pousara.
Corte

Imagem começa a focar lentamente, um berimbau e demais instrumentos de percussão. Todos encostados numa parede de cor forte (talvez verde). [Idéia poética - Instrumentos em descanso esperando acordar e ferir o ambiente de som]. Quando começar uma viagem de 360 graus pela sala, iniciar som de berimbau. Na sala muitas pessoas conversando, trajes de capoeirista, negros e pardos em sua maioria. Nada impede a presença de brancos. A conversa tem um tom mais animado, porém, o entendimento é desnecessário. Luz amarelada, de làmpada de tungstênio. Ao final da volta, parada na porta de ferro, que abre e revela a moça que havia saído do carro. Ela caminha em direção de uma outra mulher que aparece rapidamente na imagem. Essa mulher deve aparentar uns 37 anos, trajando roupas de capoeira. Cabelos soltos e descontraída.

Diálogo / Moça 22 [Nara, desculpe chegar só agora. Posso jogar com vocês?]
Nara [Claro, Dani. Que bom que você veio.]
Dani [Eu trouxe uma amiga, ela queria participar também. Tem problema?]
Nara [Claro que não! Onde ela está?]
Dani [Está no carro, a mãe dela trouxe a gente... Eu vou lá, chamá-la.]
Observação, durante todo o diálogo, vemos as pessoas se arrumando para começar a capoeira. Som presente dos instrumentos.
Corte

Imagem sobre o poste de luz. Carro estacionado e motor ainda ligado.

Diálogo / Motorista [Que lugar é esse, Bianca?]
Bianca [Mãe, a Dani que conhece o pessoal. Eu só queria jogar capoeira.]
Mãe [Filha, dá só uma olhada nessas pessoas... Deus me perdoe, mas você não vai ficar aqui.]
Imagem de dentro do carro, do banco de trás vemos mãe e a filha de costas. Uma música pontua o fundo, saindo do cd-player do automotor. Música El Cruce, Gustavo Santaolalla.
Diálogo / Bianca [Mãe, o que é isso?]
Mãe [Filha, é isso que você quer da sua vida. Sei lá Deus o que essa gente pode fazer com você. Veja... Veja só o jeito que eles olham para o carro. Assim que a Dani chegar, vamos embora.]
Bianca [Ela vai ficar puta da vida.]
Mãe [Olha o palavreado menina. È para isso que gasto uma fortuna de colégio. A Dani é sua amiga e... Ela nunca foi uma menina direita... Não me espanta...]

Imagem vira 90 graus para a esquerda e da janela de trás do carro vemos a porta da casa abrindo e Bianca saindo de lá. Ela se aproxima e apóia na porta. Imagem de fora do carro, de frente. Mãe e filha dentro do carro.

Diálogo / Dani [Vamos?]
Mãe [ Desculpe, Dani. Mas nós vamos embora?]
Dani [Por quê? Bianca?]
Mãe [Olha, a gente ajuda lá na igreja, mas eu não acho nada saudável para a Bianca...]
Dani [Mas... Isso é preconceito. Bianca, você quis vir...]
Bianca [É, Dani. Mas... Não é preconceito, você viu o tipo de gente que entrou aí?]
Dani [Eu não acredito nisso...]
Mãe [Dani, a gente tá indo embora, é perigoso ficar aqui essa hora. Você tem como ir embora?]
Dani [Bianca, mas... É você ou sua mãe que não quer ficar?]
Bianca [Eu... Dani, eu não sabia que era assim... Vai que acontece alguma coisa com a gente. Vamos embora... Depois você não tem como voltar]
Dani [Eu não tó acreditando... Eu falei para você que era aqui, que era com essas pessoas... Esquece, eu vou avisar a Nara, já volto]

Imagem do interior do carro, Dani se afasta, passos duvidosos e desaparece na porta de ferro. Close no rosto de Bianca, imagem se afasta, vemos todo o carro de frente. Mãe troca o CD. Um negro passa na calçada e sequer olha para o carro. A luz do poste pisca. Visão de cima. Bianca cruza os braços.
Corte

Dentro da casa. Som de capoeira. Várias pessoas jogando. Imagem apenas dos pés dos dois lutadores que estão no centro da roda. Imagem caminha para canto da sala. Pés de Nara, descalços e plantados no chão. Pés de Dani, calçados com as mesmas sandálias e incomodados. Canto de capoeira.

Diálogo / Nara [Não se preocupe, Dani. Isso já aconteceu antes. Infelizmente é assim]
Dani, voz embargada [Eu não acredito... Eu preciso ir, porque depois não tenho carona...]
Nara [Vai, depois a gente conversa melhor.]
Corte

Interior do carro. Imagem desliza do tampo do porta-malas até o cd-player luminoso no painel frontal. É possível ver Dani de braços cruzados, Bianca mexendo nas unhas e a mãe cantarolando a música que toca. Música More Than Words, Extreme. Durante toda a música a imagem passeia pelo interior do carro, foca aleatoriamente as três mulheres.
Corte

Imagem da estátua da liberdade. Dia ensolarado. Música The Girl From Ipanema, interpretada por Nathan Cole. Imagem desliza do topo da estátua e desce, até um pequeno M amarelo aparecer no canto inferior direito. Zoom total. Foco no M do Mac Donald´s. Imagem adentra a loja, panoràmica dos clientes, atendentes, cozinha. Som de conversa, risos, gritos, o que convém num fast-food. Corte, imagem de um rodo de estopa encharcado de água, limpando o chão. Pés que tentam não escorregar no chão molhado, um balde tombando e água escorrendo. Pés enormes aproximam. Muitos xingos em inglês. A pessoa do rodo cai de joelhos com um pano nas mãos. Imagem aproxima e vemos um boné do Mac Donald´s para em seguida revelar o rosto de Bianca. Os xingos ainda permanecem, não é necessário descrimina-los. Imagem dos pés enormes, revelando de baixo ao alto um homem, muito gordo, com uniforme gasto, barba por fazer, cavanhaque mal aparado e rosto redondo. Ele permanece se queixando. Imagem se afasta até que a loja seja um ponto entre milhares de outras casas.
Corte.

Som de digitação num teclado de computador. Imagem clareando aos poucos. Tela de computador. Hotmail. Pelo reflexo do monitor é possível ver Dani, usando óculos. Foco no item "From", que tem os dizeres "bianca_tavares@hotmail.com".

Conteúdo do mail / [Guys, já cheguei nos States. Aqui tudo é lindo e já arrumei um emprego. Depois mando mais notícias, agora estou super correndo. :-* See ya.]
No reflexo, vemos Dani sorrindo.
Corte

Tela preta. Música A Felicidade, interpretada por Tom Jobim.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui