Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->À procura da verdade translúcida = O XERETA -- 01/03/2007 - 13:08 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O XERETA

Caía no fim o ano de 2001 quando entrei a escrever num sítio literário brasileiro, com amplitude lusófona, então velho-novato sem experiência alguma sobre os ofícios-benefícios-malefícios da Internet, "esse mar desconhecido", como a designou expontaneamente Eduardo Lourenço.

Decorridos alguns dias e após a inserção dos primeiros textos, que pendiam em louvor da mulher, comecei a sofrer inopinados e profusos ataques virtuais de todo o tipo e feitio, quer publicados frontalmente, quer através de correio electrónico.

Os insultos em palavrão aberto vinham embuçados sob o famigerado "nick", o tal, sempre-sempre "em-nome-de", que se apresenta como arma de defesa para atacar covarde e deliberadamente outrem, seja quem for. Os vexames e rebaixamentos possivelmente identificados, surgiam eivados do que de pior o raciocínio humano pode engendrar para intentar o derrube psicológico das vítimas.

Lutei, lutei sem trégua desde o degrau da mais ínfima condição moral ao mais elevado dos patamares que me foi possível atingir. Quanto mais agudos eram os ataques mais redobrada era a minha impetuosidade. Alguns dos tenazes adversários, presumidos escritores-e-poetas por paradigmática amostra, foram-se de uma vez por todas, deixando o terreno da escrita completamente calcinado. Alguns eliminaram os textos que versavam sobre a capitosa caçada que me impuseram.

Pela minha parte, mantive-me sempre firme, sobretudo coerente com as minhas virtudes e os meus defeitos. Ao longo de quase 11 mil inserções que produzi, a história do vertiginoso e crepitante devaneio está escrita e assim permanacerá enquanto a Usina de Letras, benquista tribuna da plena liberdade de expressão em português, durar sustentada pelo destino dos satélites. A minha obra usinal, que assumo em pleno, por ser exactamente como é, constitui para mim um enorme orgulho pessoal. Sem que eu tivesse prévio propósito, ela demonstra o que é deveras a vida de uma pessoa que, não desejando fazer mal a ninguém, é obrigada a fazê-lo.

Ora, após largo tempo de serenidade, em meados de Fevereiro de 2007, surge repentinamente um qualquer Alter Silva, sob o "user" de Xereta, a tomar abusivamente os meus textos - das contendas passadas - e a republicá-los com intuitos ínvios, sei lá se por causa de alguma sua afeição virtual que se tenha voltado para o meu lado. No caso, a simulação e os motivos podem ser de diversidade indeterminável. A mente humana é um infinito sepulcro a quem a morte real faz muitíssimo bem.

O "sacana" - trata-se sem dúvida de um indivíduo que merece o ilustre-calão - sem texto algum publicado, alicerça-se em dois registos para executar as suas imbecis e ridículas tramóias nos quadros de avisos, convencido que algo logra ao promover a vã conspurcação da minha banda.

Brincou uns dias e conseguiu colocar-me a pólvora por debaixo das teclas. Inesperadamente, para mim e para ele, sem o imaginarmos, conseguiu com estreita limpeza esta magnífica pérola que, olhando-a e reolhando-a, francamente não sei se é literatura ou soltura. Talvez seja ambas as coisas, mas que é uma pérola, é:



DO MAL AO BEM DA MORAL

O XERETA


Sabes quem sou, ó Xereta(*),
Quem tu és e somos todos?
Só bem e mal aos extremos...
O resto, mentira e treta,
Levadas de gente a rodos,
Nunca mais o saberemos !...

António Torre da Guia

(*) - Xereta = Vocábulo luso-brasileiro que doravante poderá designar com inteira propriedade as provocações premeditadas e propositadas de origem irracional que apoquenta imbecilmente os humanos sem causa plausível alguma. Na expressão, por exemplo, pode aplicar-se: - Ó Bia (nome de cadela), tira daqui o xereta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui