Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Momento Inefável da Democracia Brasileira - mscx -- 29/10/2002 - 12:02 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Momento Inefável da Democracia Brasileira:

Maria do Socorro Cardoso Xavier



Inicia nova fase da História do Brasil! O povo brasileiro já cansado de tanto sofrer, aposta na esperança de um país melhor!

Raros momentos de democracia, a sociedade brasileira está vivendo, na expectativa de ser feliz. O sonho começa a se concretizar!

Elegeu com significativa votação um operário metalúrgico, um líder sindical do ABCD paulista, emigrado de Pernambuco, fugindo da seca do Nordeste; de origem humilde; não podia imaginar que estaria reservado para si, tarefa tão difícil e digna no futuro, salvar este país da fome, da desigualdade extrema, do desemprego crucial. Após três tentativas, na quarta, Lula é eleito 39o. Presidente da República Federativa do Brasil!

Eleger Lula era a febre nacional! Líder nato e carismático! Tal qual Moisés que libertara seu povo da escravidão do Egito, momento tão esperado e querido. Aquele discurso profético no ABCD Paulista, para milhões de operários brasileiros, na década de 70, hoje se concretiza!

Isto porque: a estrela da Esperança, a crença num país grandioso- era Lula que viria cumprir sua missão quase messiânica: dar rumo e dignidade a milhões de brasileiros, esta gente tão honrada e trabalhadora, prestes a sucumbir na amargura do desemprego e da miséria.

Luís Inácio Lula da Silva: - gradual, perseverante e maduramente foi se preparando para exercer cargo tão importante, para se transformar num político equilibrado, sem radicalismo partidário, bem munido de informações, demonstrando profundo conhecimento dos problemas nacionais, excelentes propostas para tirar o país do caos social. Renunciando a muitas posições, que dificilmente o levaria ao cume da montanha; pragmaticamente caminhou a realizar o sonho do partido dos trabalhadores, o seu próprio e do povo brasileiro.

Esta também foi a vitória da emoção! Lágrimas de alegria do próprio candidato e dos de ansiavam pela sua vitória, afloravam, naquele momento inefável, que coroava tantos anos de luta e desejo de mudança. Lula é a síntese sofrida de uma longa dialética. Experiência, erros e acertos, perda de companheiros, que saudosamente recordou em seu discurso na noite de 27 de outubro de 2002!

O pluripartidarismo de algumas décadas, com a abertura democrática, as coligações, as alianças, hoje, embora às vezes parecendo esdrúxulas, - faz parte de passos necessários no sentido de que todos se unam em torno de um pacto social – para que o trem siga sua trilha normal.

As cores ideológicas já não são predominantes, esmaecem, clareiam, numa brancura do bom senso, da negociação, munidos da consciência de responsabilidade dos políticos, ante a crise e os impasses da conjuntura sócio-econômica e política brasileira. A política caminha para o seu amadurecimento. Não dá mais para ignorar e jogar debaixo do tapete problemas tão agudos. Observou-se nesta campanha, entre Lula e Serra, uma aproximação de vontades em prol de melhorar o país, traduzidos simbolicamente com aquele abraço dos dois, no último debate, na rede globo de televisão. Ali deram prova de amadurecimento, e que colocavam o interesse de resolver os problemas do país, acima de divergências político-partidárias. O próprio presidente atual, Fernando Henrique Cardoso, reconhecendo a vitória de Lula confirmou uma transição pacífica, facilitando a transferência burocrático-institucional para o Governo Lula.

Com união, coerência, colaboração de todos os partidos, sociedade civil, Câmara e Senado, será viabilizado o Pacto Social que Lula projeta. Com planos arrojados, bem dirigidos e participados, tendo a frente ministros competentes e sensíveis, alcançar-se-á o alvo. Não é milagre de fada, mas tal qual os Cavaleiros do Apocalipse, ajudarão o Presidente Lula e o Vice, José Alencar alcançar as metas estabelecidas. Eles vieram para fazer o povo brasileiro não sentir medo de ser feliz ! Repetindo as palavras de Luís Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil em discurso de vitória, tão bonito e emocionado: “ A esperança venceu o medo”!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui