Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->I FORUM REGIONAL DE CULTURA -- 26/10/2002 - 23:19 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I FORUM REGIONAL DE CULTURA

-Coelho De Moraes-



Em São João da Boa Vista ocorrerá o I FORUM REGIONAL DE CULTURA, captando a atenção de várias cidades.

O Francisco, da Papyrus, combatente dos assuntos culturais e constante batalhador, sempre atrás de recursos e possibilidades para implantação de projetos, está encabeçando o acontecimento. Todos estamos contando com a participação de agentes culturais da região, com seus problemas e suas soluções. Os problemas, sabemos, existem, são muitos.

Nenhuma cidade que preze a sua cultura, ou o seu fazer cultural, ou as suas produções e planejamentos pode ficar de fora desse Fórum, a não ser que não se interesse por uma das Indústrias mais expressivas do nosso século. Será muito burro o “agente” que desdenhar aprender e fornecer ensinamentos.

O I FORUM REGIONAL DE CULTURA se dará em São João, no mês de Outubro, e o convite está feito.

A CULTURAL estará presente através de seus agentes. E eu explico que entidade é essa.

Desde quarta feira – dia 11 – foi criada em votação a Associação Cultural de Mococa, abrangendo ação específica para as áreas de Artes Musicais, Cênicas, Videográficas, Plásticas e Literárias. A CULTURAL, como é chamada, entidade sem fim lucrativo – o que não quer dizer que as pessoas que nela trabalhem sejam, de todo, voluntárias – tratará de produzir e dar entrada em projetos e planejamentos para desenvolvimento dessas vertentes.

A CULTURAL serve para mostrar com que seriedade determinados artistas entendem a coisa do produzir cultural. Nela estão inseridos o CCM - Coro Cidade de Mococa, o TPM – Teatro Popular de Mococa, a Indústria do Vídeo, o Procenium, a produção de projetos gráficos como cartazes e jornais e panfletos e também o mais recente GAP – Graças ao Palco (um grupo de jovens mulheres que tratam do teatro infanto-juvenil). Dela faz parte, também o GRADA, antiga frente de trabalho teatral de Arceburgo.

Como disseram Glauber Piva e Roberto Lima (dirigentes culturais de Votorantim e Ribeirão Pires) o problema do Brasil ... “das nossas cidades”... é mais a falta de vergonha do que falta de dinheiro. A cultura pauta nossos sonhos e decisões. Cultura é dar sentido à história do povo.

A preocupação que temos de retirar recursos de monopolizadores e usar no fazer cultural é para deixar claro que não só se tem talento e disposição física como a distribuição de renda terá de ser feita, mesmo que a à força.

Acontece, também que, em volta do circo tem muita gente andando – às vezes vociferando - e, que deveria estar dentro do circo, na arena, com sua roupas coloridas e balaios, com seus apitos e pandeiros, com suas danças e pantomimas... esquecendo definitivamente o fato de que cultura não se ganha - e nem se fabrica - se visitando essa ou aquela locadora de vídeos.

Por isso o I FORUM REGIONAL DE CULTURA visa esclarecer e propor. Visa ampliar as cotas culturais e mostrar que há outros caminhos a serem explorados e não com a massa da pizza e do canelone que se fará essa ou aquela movimentação cultural. Nesse último caso será possível construir um evento, não mais. E esse evento só poderá ser alimentício.

Proponho, desde já, como dados ao FORUM, a criação, nas cidades interioranas, de um Departamento ou Coordenação de Eventos. Há promotores que sabem muito bem desenvolver eventos e vitrines para seus empregadores e, pode ser ao mesmo tempo, útil á comunidade. Quem é não quer ver um Guilherme Arantes ou peças vindas da cidade grande? Quem não quer assistir a orquestras e Festas Italianas?

Mas, tudo isso é evento... não tem nada a ver com cultura.

E, por que não apoiar os grupos internos? Mococa sempre foi mestra em expulsar seus talentos e sempre deixou de apoiar efetivamente – perguntem o que é esse efetivamente, É nessa palavra que está a chave do negócio – os seus artistas. Mococa deve aos artistas. Mococa é ingrata com seus artistas. Mococa sempre deu esmolas aos seus artistas. Temos muitos deles – hoje despirocados – que andam pelas ruas esmolando. Uma parte é culpa deles. A outra é a do provincianismo, a falta de cultura, a burrice endêmica, a morosidade e da cidade de Mococa.

No entanto sugiro que o desenvolvimento cultural seja entregue a técnicos que planejam, programam e projetam uma ação com perspectiva de longo prazo e que cumpra à risca o propósito de criar platéias, criar uma estética, criar uma sensibilidade para as variadas estéticas dos movimentos artísticos, que fomente o emprego, o trabalho e a educação. Aí mudaremos a cidade.

Sem isso, não há Cultura.

Sem isso não há nada. Só programas de TV propagando o que não foi feito.



Boa Semana!

Votos de sucesso, vida longa e prosperidade.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui