Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50597)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Remédiu pru curação -- 14/01/2004 - 10:48 (Ujeca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Angorá finar di anu u ranchinhu enxi di visita, qui pur sinar é uma coisa qui deixa u Jeca ei Etervinasastisfeitu pur dimais.Vem um monti di parentagi i sem conta us cumpadi i cumadi.Nunca etervina i eu cunsiguimu intende uqui essi povão vê num rancho tão umirdi iguar u nossu.

Dessa veis u primeru qui chego foi meu cumpadi Wagner, médicu da mio qualidadi la pras banda da capitarqui tratia das malidicença du coração i tumem deu muitu orguiu pru Jeca quandu batizo cum mais a cumadi u mininu Peixotim.

Logu nu outro dia qui chego di manhã cedim falo pru Jeca qui quiria i pra lida im modis di faze compania preu qui inté qui tentei rança essa bestagi da cachola deli mais é mai teimosu qui a mulinha Istrela du Jeca.anchei quei num ia guenta u trancu mais fazinha uque né memu?
Anrriei a mulinha Istrela preu i a éguinha charmosa prele qui num ta muitu ancustumadu i minha éguinha foi mansada im modis di minha minina Maria i Etervina pude munta.I saimu nois dois pra queli mundão di meu deusu, i oi aqui pareci inté qui u Jeca tava andivinhanu qui nois ia te um dia di cão.

Primeru mi quebra a roda du carru di boi carregadim di andubo pra ponha na roça di mil, foi quais duas ora pra cunsigui anrruma a iscumungada da roda. Intãosi anresorvi visita a roça di miu quandu tamu quais cheganu a vaca mimosa mi cai num atoleru i si num já tivessi bão u boi tufão mi istora a cerca i mi sai pisanu nu milhará interu du cumpadi Zé bastianu, qui tumem é outro omi da mio qualidadi.Quandu cunsigui desatola a mimosa i aparta u tufão já era ora du armoço i fumu apia na sombra duma jaquera im modis di cume.
Pelo meno tenta, num é qui di tantu da coitada da mula istrela fica nu sor, im modis dus acunticidu qui a cumida qui Etervina fazinho qum tantu carinhu pra nóis, azedo.Acabamu tenu qui come uns mamão i umas manga qui tinha nu caminhu memu.

Quandu as coisa parecia inté miora mi ampareci u mininu Peixotim vinu qui Num carrerão danadu pela istrada im riba daqueia bricicretia berranu qui nem cabritu:Pai corri qui paior ta peganu fogo i us mil ta queimanu tudu.Prontiu ancanbo meu sussegu i tumem u dedu di prosa du Jeca cum cumpadi Wagner.
Sai nóis treis num carrerao discida pra baxu i subida pra riba im modis di tenta ainda sarva arguma coisa.Oia genti foi pra mai di quatru ora pra anpaga aquei fogarer tudim.U Jeca carcava água i as lanbareda quiria lambe eu qui nem vaca lambi a cria.

Já nu finarzinhu da tardi nóis treis chegamu nu ranchinhu du Jeca i inquantu u mininu Peixotim tava tenu uma cunversa di pé di oreia cum padrinhu Wagner eu tava livranu us animar da montaria i tenu um dedim di prosa cum a mulinha Istrela coisa qui dexo meu cumpadi meiu disarvoradu i oianu u Jeca Cuma cara meiu isquisita mai num quis fala nada..Finarmenti intramu i Etervina já ta isperanu u Jeca cheia das água di cheru i Cuma bacia di turremu i um monti di cardu di fejão i um garrafão di cachaçia im riba da mesa.
Daí já cumeço a festança, cumemu, bebemu, jogamiu trucu i tevi inté roda di violeru cum sanfona da mio qualidadi qui u cumpadi Zé bastianu trazeu pru ranchu du Jeca.

Nu outro dia bem cedim já tava eu i u cumpadi Wagner nu currar im modis di toma leiti nu pé da vaca quandu eli veiu prusia queu:
-Jeca como você consegue, depois de tantos problemas que teve ontem, Chegar em casa e conversar com a cumadre, brincar com as crianças e ainda festejar a noite toda como se nada tivesse acontecido?
-Uai cumpadi é facir ucê num viu quandu nois chego onti qui u Jeca teve dois dedim di prosa di pé di ovidu cum a mulinha Istrela?
-Cumpadri, não só vi como achei muito estranha aquela sua atitude, achei até que aquele fogo todo tinha te prejudicado.
-Intãosi? Todu dia quandu u Jeca chega di tardi nu ranchu contia tudu as marquerencia i malidiçença pra mula i pedi prela quarda preu inté nu outro dia.Cumu a mulinha Istrela já ta muitu veia i quas memória fraca, nu outro dia quandu pregunto prela, ela já isqueceu tudim i fica pru issu memu.
-Tai, Jeca você acabou de me ensinar um remédio formidável para o coração.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui