Usina de Letras
Usina de Letras
80 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Os Nomes e as Músicas -- 17/09/2004 - 12:57 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Nomes e as Músicas

Segundo o dicionário , nome é a palavra com que se designa um ser . Mas , na sociedade , um nome é muito mais do que isto , pois ele é uma palavra que acompanhará uma pessoa por toda a sua vida .
Na antiguidade , era comum a criança ter o mesmo nome do pai , do tio , do avó e do bisavó , porque na maioria das vezes , isto era uma questão de tradição .
No século dezenove , surgiu o hábito de colocar nomes inspirados em títulos de músicas . Mas , foi no século vinte que isto se popularizou .
O meu nome , Luciana , foi inspirado numa música que foi muito tocada , nas rádios , nos anos 70 .
Na escola , este fato era sempre era notado .
Na minha pré - escola , havia uma menina chamada Carolina , que dizia que a sua mãe tirou o seu nome de uma melodia de forró .
No primeiro grau , o principal problema era quando a música da parada tinha o título de um nome de algum aluno da escola , porque quando isto acontecia , todo mundo pegava no pé da pobre criatura .
Em 1985 , na minha quinta série , havia uma menina muito tímida e calma chamada Sílvia . Seu principal incomodo ocorreu , quando estourou nas rádios , uma música , de uma banda chamada Camisa de Vênus , onde o cantor xingava uma mulher chamada Sílvia .
No caminho da escola , toda a vez que tocava esta música , Sílvia ficava vermelha e envergonhada . O principal problema era que na hora do intervalo , havia uns engraçadinhos que cantavam esta música só para provocar a pobre .
Em 1984 , na minha quarta série , existia uma garota chamada Julieta . Ela era realmente muito parecida com a Julieta do romance escrito por Shakespeare : romàntica , meiga e doce . Porém , seu principal incomodo aconteceu , quando fez sucesso um forró , de duplo sentido , com o título de : Julieta . Esta música era repleta de rimas maliciosas e de mensagens subliminares . O refrão , desta canção , era o seguinte :
- Julieta , tá ... tá ...
- Está me chamando !
- Julieta , tá ... tá ...
- Está me chamando !

O principal problema de Julieta era o mesmo de Sílvia : os meninos palhaços que cantavam as músicas com os seus nomes na hora do recreio e na hora da saída .
Nesta mesma série , havia um menino estudioso e tímido chamado Tadeu . Ele era magrinho , usava óculos de fundo de garrafa e suas notas eram ótimas .
Naquele mesmo ano , estourou nas rádios , um outro forró com letra de duplo sentido chamado : Peguem o Tadeu ! .
Coitadinho deste meu colega : escutava o tempo inteiro esta música nos intervalos . Pois , os engraçadinhos , aproveitavam as folgas para atazanar o coitado com esta canção .
Em 1980 , estourou nas paradas de sucesso , uma música chamada Gení , cujo o refrão era : " Joga pedra na Gení , ela foi feita para apanhar ... "
Mas quem , realmente , sofreu com esta música foi a faxineira da escola que tinha o nome de Gení . Pois , alguns alunos chegavam perto dela e cantavam :
" Joga pedra na Gení , ela foi feita para apanhar ... "
Outros alunos mais agressivos , cantavam esta melodia , jogando bolinhas de papel na cabeça da pobre .
Apesar destas histórias tristes que envolveram músicas e nomes , também conheci histórias bonitas envolvendo estas coisas .
Em 1986 , eu estava na sexta série e tinha uma colega chamada Natalie . Esta menina era muito bonita e tímida .
Mas , na mesma sala , eu tinha um amigo chamado Paulo , que era muito tímido e apaixonado por Natalie . Ele me falou que o seu sonho era declarar seu amor por ela , cantando a música Natalie do cantor Júlio Iglesias .
Então , o tempo passou , chegou o final de ano e com ele , a famosa brincadeira do Amigo Secreto .
Assim , na sala de aula , passaram um boné com papéis dentro para as pessoas sortearem seus amigos secretos , desta maneira eu peguei Natalie como amiga secreta . Mas , como eu sabia que Paulo era apaixonado por ela , perguntei , num tom bem baixinho , para ele :
- Eu peguei a Natalie ...
- Você quer trocar de amigo secreto comigo ?
Então , ele sorriu e falou :
- Claro !
Deste jeito , ele ficou com Natalie como sua amiga secreta e eu fiquei com Patrícia como minha amiga oculta .
Então alguns dias se passaram e na hora da revelação , Paulo falou :
- Minha amiga secreta é o título de uma música muito linda e romàntica !
Mas , eu exclamei :
- Então , você tem que cantar esta música !
Deste jeito ele falou :
- Eu bem que quero , mas tenho vergonha ...
Porém , a turma inteira exclamou :
- Canta !
- Canta !
- Canta !
Então , Paulo com sua voz de rouxinol , cantou :
- Natalie , de olhar tão triste ...
Assim , Natalie ficou vermelha , mas muito feliz .
Hoje , eles estão casados e o tema de amor deles não poderia ser outro : Natalie do cantor Júlio Iglesias .
E , com você leitor , já aconteceram situações semelhantes ?
Aliás , como você se chama ?
Será que o seu nome é o título de alguma canção ?

Luciana do Rocio Mallon .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui