Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: Nas Águas da Poesia - mscx -- 11/09/2004 - 00:37 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nas Águas da Poesia: Antologia/José de Sousa Dantas/Daudeth Bandeira: 2004/UFPB/João Pessoa/372 páginas.
m.s.cardoso xavier

Dantas e Daudeth: uma parceria luminosa e fértil! O engenheiro bom de número também bom de letras e o advogado repentista e compositor navegam com bússola certeira nestas 372 páginas nas Águas da Poesia!
Bardos paraibanos, um da centenária Pombal de tantos valores, outro do poético Vale do Piranhas! Ambos com uma folha relevante de serviços prestados a cultura paraibana: Festivais de repente, torneios, congressos, antologias, livros, revistas, Cds e sites. Detentores de prêmios e defensores permanentes da cultura nordestina.
Duas aves condoreiras que não temem o alto vóo, no domínio pleno do verso metrificado. Cantam, decantam e encantam com sua poética que mergulha nas raízes da nossa cultura. A inspiração da ambiência sertaneja, neste mote: "Quanto é bonita a paisagem quando chove no sertão", constante do livro.
Obra literária mais que oportuna, divina! Pelos versos inspirados, cantam o planeta água nas águas de todos os tempos! Em todas as estações, principalmente os nordestinos que vivem esperando a chuva cair no chão para tudo fertilizar e florescer! A Antologia contém belos motes com este tema! Arrasta aí reflexões, a lágrima do vaqueiro, a seca, a fogueira e a terra tremendo, o mandacaru, o carro de boi, a farinha, a rapadura, toda uma semiótica redimida pela água, fonte inesgotável de beleza!
A poesia popular só tem a somar com estes dois poetas e este livro grandioso! Está em festa! Com vosso cantar as águas tornam-se mais cristalinas! A poesia, o verso, o repente, o cordel - são formas de ser feliz destes poetas. A pena, o verso, o sonho- uma cruzada qual cavaleiros da poesia: Dantas e Daudeth em busca da perfeição!
Pintam uma aquarela da vida sertaneja, que faz parte da essência do universo! Tornam-se seres indestrutíveis, pois que a poesia é nossa essência, é eterna, nesta obra que agora se registra. Patrimónios literários deste chão sertanejo, saem ecoando com versos bem matizados de grande emoção, transbordando felicidade também em outros corações!
Obra abundante e fértil em forma de trovas, sextilhas, décimas e sonetos, envolta em linguagem acessível a todos, partindo da água como preito singular, deságuam em temática variada.
Esta Antologia é o mar, é o rio, é o riacho, é a lagoa da Poesia, um primor de obra! Pela autenticidade e beleza que a mensagem encerra.Estandartes da esperança, símbolos do sentir nordestino e sertanejo! Versos sementes que germinam com pujança na pena, na viola destes bardos nordestinos, integrando-se aos amigos poetas em verdadeira ode as águas!
Para encerrar este comentário transcrevo, após ficar mergulhada em tantos versos bonitos, qual escolher? Este mote e estas duas sextilhas do livro, fruto da criação dos dois poetas:
Quem pratica injustiça é condenado pelo júri da própria consciência!

Tem ÁGUA que sai dos olhos,
Que são lágrimas de pranto
Ou o brilho do amor
Nos momentos de encanto
Quando o coração transmite
Sentimento puro e santo

A ÁGUA elimina o fogo
Não deixa a terra sofrer,
Junta com sais minerais,
Ajuda a planta a crescer
Uma mistura divina,
Que só DEUS sabe fazer.

Dois nomes, dois poetas, dois seres imprescindíveis no universo da Poesia Popular! Oceanos infindos de criação, manancial de dedicação ímpar à causa divina da Poesia!




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui