Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->NOTA ZERO. NOTA DEZ. -- 07/09/2004 - 22:01 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NOTA ZERO. NOTA DEZ.



Gramado 30 graus. Inicio de setembro. Estação: Inverno
Incrível e impensável há poucos anos atrás oscilações tão drásticas na temperatura.
Nos meus tempos infantis parece que o tempo e as oscilações estavam em sintonia com o ciclo das estações.
Hoje, pura rebeldia.
Parece-me, olhando para trás, que os fatos aconteciam em càmera lenta.
Rebeldia do tempo, das temperaturas e do planeta tem lá suas razoes.
Há quem diga que o fatalismo da situação do planeta pintado pelos ambientalistas é muito.
Muito é pouco!
Neste final de semana fizemos um pequeno passeio rural. É agradável aos olhos, faz bem para a alma olhar a paisagem de outro àngulo. Dizem inclusive que previne Alzheimer.
Se não fosse pelo lugar que fui visitar, estaria no retorno do passeio, vendo o mundo em preto e branco, numa película da pior qualidade.
O fogo, esta mágica e maravilhosa descoberta do homem (já imaginaram o mundo sem fogo?) para mim sempre intrigante e instigante foi desta feita, o causador da falta de cor que se instalou em meus sentimentos.
Na verdade não a causa, mas a consequência deste: As queimadas!!
Eu não queria acreditar que alguém estava ainda praticando queimadas em áreas rurais do município, em partes incrustadas na maravilhosa paisagem serrana. Mas estava lá, na frente do meu nariz, até porque minha filha ia registrando tudo com a sua máquina fotográfica tapada de indignação. Felizmente convivo com uma geração um pouco mais preocupada com o lugar onde habitamos!
Mas, a indignação por si só não evita o estrago. E a natureza na minha frente se mostrava coberta de luto.
Os pássaros afugentados e os milhares de micro organismos da terra, certamente chorando lágrimas de seiva morta.
Em nome de que "praticidade" o homem promove a queimada na zona rural?
Até uma arvore imponente e forte, estava murchando pela vida que lhe estava sendo negada.
Um crime!
Um crime da pior espécie, pois nem ao menos damos a natureza o direito de defesa!
Ela não contrata advogados e nem frequenta tribunais.
A rebeldia das estações e os fenómenos alterados parecem ser os guerreiros enviados pela mãe natureza para avisar os seus filhos: Parem com a estupidez!
Os filhos da terra, que nada de dar bola!
Carros potentes e com ar condicionado. Casas, apartamentos e escritórios gelados ou quentinhos, basta apertar um botão. Viva a tecnologia.
E o coração ficando cinza, pois nos vamos negando comer frutas ao pé, ver as flores no milagre da primavera. Tudo pasteurizado e artificial.
As amoras,os pêssegos, as laranjas... Afinal para que? Estão tão bem dispostos e disponíveis em qualquer balcão de supermercado.
Desculpem aqueles que ainda não tiveram o prazer, mas sinto pena de quem nunca provou uma fruta ao pé e sentiu o cheiro de primavera ao natural se espalhando num "não sei que" de perfume abstrato.
Confesso que senti vontade de chorar pelo luto daquela terra.
Inevitável me vir a mente tantas outras ações cotidianos de agressão a natureza.
Só salvei meu dia no final do passeio a que me propusera:
Sitio Ecológico Etiel..
Um casal, um amor, uma idéia, uma ação.
Pequeno grande mundo de acreditar: na natureza, nas pessoas, nas parcerias e na vida.
Nem tudo esta perdido!
ZERO para queimadas DEZ para Etiel.


(Obrigado Mendes e Cristina )
Site do sitio: www.etiel.com.br

Ma.Luiza/setembro 2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui