Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->"A loira que parou o trànsito" -- 22/08/2004 - 21:27 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A loira que parou o trànsito" - na típica gozação paulistana, foi o jeito de se resignar à catastrófica paralisia de importantes vias de transporte em S.Paulo. A loira em questão é a linda prefeita, Dona Marta Suplicy. Realmente, ela conseguiu parar o trànsito - mais ainda do que já estava, ao longo do martírio diário de tentar atravessar a cidade. Ela conseguiu a paralização por tempo muito mais longo do que antes se conseguia... através de umas obras revolucionárias, com a boa intençao de melhorar o escoamento de ónibus, ainda o meio principal de locomoção de milhares de paulistanos. O metró não vai a lugares onde vão ónibus, daí o sufoco provocado por ónibus, automóveis e caminhões pelas vias principais da capital, como as avenidas Rebouças e Faria Lima.

A linda dama que hoje tem o poder executivo da prefeitura paulistana deixou o bom senso para trás e lançou-se a uma grande aventura: o povo vai sofrer, mas depois vai ganhar o céu. Os ónibus vão circular pelas ruas estreitas da cidade como se estivessem planando entre nuvens. Que o povo sofra agora - e como sofre! - mas no fim haverá a recompensa.

Pena que ela não tenha pensado nisto tudo bem antes, quando as coisas poderiam ser feitas cada uma a seu tempo - mas pegar duas avenidas ao mesmo tempo, é muita vontade de atrapalhar mesmo!

E mais ainda - ainda dentro da ansiedade de ganhar as eleições e garantir a força do PT, Dona Marta Suplicy soltou a guarda civil pela cidade. Ato meritório de grandes aplausos. Mas, causa estranheza o fato de esta medida só ter sido aplicada agora, a poucos meses da eleição para a prefeitura. - Tantos sequestros, tantos assaltos, tanta roubalheira à luz do dia, para não dizer de assassinatos e mutilações - que talvez fossem menos presentes nas estatísticas com um policiamento ostensivo, regular, diário, como agora se está fazendo.

É, parece que o provérbio em SP é: antes tarde do que nunca. - E assim a gente vai se conformando.
A loira que parou o trànsito é uma loira muito inteligente e astuta. O arzinho de anjo da Renascença italiana é apenas um esmalte -por trás daqueles olhos azuis ou verdes ou seja lá a cor, corre uma ansiedade, uma ambição, uma vontade de voltar a ser prefeita... mas... quem sabe, poderá ela voltar a sê-lo? Aí será... a loira que parou São Paulo.
---------------------
Érica Eye
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui