Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SAUDADES DE CONSELHEIRO LAFAIETE -- 22/08/2004 - 19:58 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HOJE FOLHEEI PASSADO.REMEXI NAS COISAS.ABRI GAVETAS E LIVROS.ABRI O CORAÇÃO PRA SAUDADE TRANSBORDAR.FUI DESDE O FOLHETO DE INFORMAÇÕES E DIVULGAÇÃO DOS PADRES DO TRABALHO ATÉ A MINHA FORMATURA NO CURSO GINASIAL QUE ACONTECEU NA CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE, A QUERIDA LAFAIETE, EM MINAS GERAIS.
TANTA COISA BOA. TANTOS AMIGOS BONS. O GRÊMIO DA CLASSE QUE FUNDAMOS, AS ELEIÇÕES GERAIS DO GRÊMIO ESTUDANTIL CENECISTA QUE GANHAMOS NAQUELE ANO, GRAÇAS AOS NOSSOS PLANOS E PROMOÇÕES ATRAVÉS DO DIRETÓRIO DO QUARTO ANO, DAS ATIVIDADES DO CLUBE DE LEITURA. A POLíTICA ESTUDANTIL SÉRIA. OS PEDÁGIOS NA BR-040, AS ENTREVISTAS E REPORTAGENS NA RÁDIO CARIJÓS, O MASTRO PARA A BANDEIRA DO BRASIL CONSEGUIDO EM UMA SIDERÚRGICA LOCAL, AS DISCUSSÕES EM TESES DEFENDIDAS NOS GRUPOS SOBRE TANTOS TEMAS IMPORTANTES NA ARRANCADA POR UMA VIDA MELHOR. O TEATRO ORGANIZADO NOS DUROS TEMPOS DA DITADURA. A PASSEATA DOS ESTUDANTES PEDINDO A CONSTRUÇÃO DE UM VIADUTO SOBRE A LINHA FÉRREA, HOJE UMA REALIDADE, MAS À ÉPOCA CONFUNDIDA COM AGITAÇÃO , PURA E SIMPLES...
O QUERER LIBERDADE DE REALIZAR, DE DESENVOLVER PROJETOS E ABRIR NOVAS PERSPECTIVAS NO AMANHÃ QUE SURGIA NAS VIDAS DE TANTOS JOVENS.
O SE ENVOLVER COM TODOS EM VISITAS ÀS REGIÕES MAIS POBRES E COM TODOS QUE DE NÓS PRECISASSEM PARA UM APOIO MORAL, PARA UMA CONVERSA QUALQUER, UM CURATIVO EM UMA FERIDA OU PARA UM INTERNAMENTO.
OS DIAS FRIOS. O VENTO FORTE. A HORTA AGUADA DE MADRUGADA. A GRAMA APARADA E SEMPRE VERDE. AS FESTAS RELIGIOSAS. OS LEILÕES. AS BARRAQUINHAS. AS QUERMESSES. OS BAZARES.
OS DIAS QUENTES. O CLARO. A REPRESA DA REMONTA QUE ALCANÇÁVAMOS DEPOIS DE CRUZAR MORROS PARA ATÉ ELA CHEGAR E NELA DAR DIRETO UM BOM MERGULHO.
A BONDADE DO POVO, OS ALUNOS E ALUNAS DO COLÉGIO NAPOLEÃO REIS , OS PROFESSORES, O DIRETOR E TODO O PESSOAL AMIGO DAQUELA CASA DO SABER, ORGULHO DA CIDADE.
AH, EIS PARTE DA MINHA LAFAIETE ( PERMITAM-ME),SITUADA BEM NO ALTO DOS MONTES DESTAS GERAIS, BEM MAIS PERTO DO CÉU, NO ESPINHAÇO MERIDIONAL.
LEMBRO-ME DAS IDAS COM OS PADRES AO MINEIRÃO PARA ASSISTIRMOS OS JOGOS ENTRE CRUZEIRO E ATLÉTICO. EU, UM AMERICANO...LEMBRO-ME DO SETE DE SETEMBRO E DAS FESTAS DE JUNHO. NAPOLEÃO REIS , PRIMEIRO LUGAR NOS DESFILES, COM O ARRANJO LINDO DAS MOÇAS LINDAS DAQUELE LUGAR, ENTRE ENSAIOS DURANTE DIAS A FIO SEM DESCANSO E SEM LAMENTAÇÕES.
AH! AS ELEIÇÕES PARA RAINHA DOS ESTUDANTES...
O MOITA , SíBOLO QUE CRIAMOS. UM ROSTO ATRÁS DE UM MURO, VENDO TUDO, OBSERVANDO TUDO, CRíTICA AOS MILITARES DA ÉPOCA:"PODEM TOMAR CONTA, VIGIAR, QUE NÓS ESTAMOS APRONTANDO."
AS PARTIDAS DE FUTEBOL. AS DUPLAS DE PING-PONG.QUANDO ANUNCIARAM A MORTE DE ROBERT KENNEDY, EM SEIS DE JUNHO DE 1968, EU FAZIA A LIMPEZA DO SALÃO DE JOGOS, JUNTO COM ZÉ REZENDE, OUVINDO O TEMA DE LARA .
ÊTA, ZÉ REZENDE E COMPANHEIROS MEUS, GRANDES AMIGOS, HOJE ESPALHADOS POR TODOS OS CANTOS DO MUNDO.
VOCÊS ME TRAZEM FORTE SAUDADE DE UM MARAVILHOSO TEMPO. SUAS FAMíLIAS...VOCÊS SÃO PARA MIM, O REFLEXO DA GENTE DESTA TERRA, QUE ME ABRIGOU, QUE ABRIGOU TANTOS OUTROS JOVENS QUE CRESCERAM NA VIDA, QUE QUEREM UM DIA Aí VOLTAR E (RE) VIVER,NOVAMENTE MAIS UM POUCO COM VOCÊS NAS RECORDAÇÕES, OS MOMENTOS IDOS.
SENTIR ESTE CALOR HUMANO, VER DE PERTO OS PADRES AMIGOS, ABRAÇÁ-LOS, DIZER DA AMIZADE AINDA FORTE,NUM APERTO DE MÃOS.
HÁ UM DESEJO ENORME DE REVER TODOS. ESSES TODOS QUE É QUASE INFINDO E SEM EXCEÇÃO, POIS NUNCA HOUVE UMA INIMIZADE QUALQUER.
HÁ UMA VONTADE DE PASSEAR ATÉ BUARQUE DE MACEDO,ATÉ GLAURA. VONTADE MESMO DE RECORDAR OS TEMPOS BONS QUE SÓ VOLTAM NA LEMBRANÇA.
OS VIZINHOS QUERIDOS DO SEMINÁRIO, SERÁ POR ONDE ANDAM?
É O TEMPO PASSOU DE VERDADE, MAS NÃO IMPEDE QUE NOS LEMBREMOS DA FESTA NO CLUBE DOM PEDRO, ONDE DANÇAMOS A VALSA DA DESPEDIDA, DO BARULHO DOS TRENS.
ADEUS NÓS DEMOS. NA ORATÓRIA DE TURMA, ME LEMBRO.FALEI NELE. PODERIA TER DITO "ATÉ BREVE".ABRAÇOS. LÁGRIMAS NOS OLHOS. A ESPERANÇA DA TURMA QUE SE DISPERSAVA. VINTE E TANTOS ANOS SE PASSARAM.(AGORA TRINTA E CINCO)
RECEBO UM TELEFONEMA DAí DA TERRA.SENTO À MÁQUINA. REDIJO O TEXTO QUE O IVANIR O QUER, CEDO AMANHÃ NA REDAÇÃO. A CAMA ESTÁ REPLETA DE PÁPÉIS ,DE FOTOS E DE PEQUENAS LEMBRANÇAS DA MINHA JUVENTUDE...
E, PARA ENCERRAR, ENTÃO, UMA CRÓNICA QUE NÃO ACABA NUNCA POR TER TANTAS COISAS PRA CONTAR, PARTE DE UM POEMA QUE UMA COLEGA DE SALA ESCREVEU EM MEU CADERNO DE RECORDAÇÕES:
LAFAIETE, QUERIDA E AMADA,
SERÁS SEMPRE LOUVADA,
ÉS CIDADE CENTENÁRIA...
DE TI SEMPRE ME LEMBRO,
E ASSIM PASSO O TEMPO
DE JUVENTUDE ROSADA...

(Publicado no jornal CIDADE DE UBÁ, em 04 de abril de 1993)
RNN

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui