Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->UM MESTRE INESQUECíVEL DR.TÂNUS FÉRES DE ANDRADE -- 22/08/2004 - 19:16 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AULA DE ESPANHOL. PRIMEIRO ANO DO CURSO CLÁSSICO.COLÉGIO ESTADUAL RAUL SOARES . PRIMAVERA DE 1969. "HOY VAMOS HABLAR DE NUESTROS SUEÑOS" , DISSE O PROFESSOR."UD.RICARDO...". "VISITAR CUBA." RESPONDI APALPANDO O MANUAL DE ESPANHOL DE IDÉL BÉCKER.
"HABLA NOS ENTONCES DE LA ISLA".
AJEITEI-ME NA CADEIRA NA ALTURA DOS MEUS DEZENOVE ANOS E TENTEI DISSERTAR NO IDIOMA DE CERVANTES ALGUMA COISA.
"CON VAGAR. DE ESPACITO". FALOU ELE.
EU ESTAVA ANSIOSO, QUERIA DESFILAR MEU PORTUNHOL , BEM COMO OS OUTROS COLEGAS.
AO TERMINAR, ELE COM FALA MANSA, FEZ ALGUNS COMPLEMENTOS. ERA GRANDE CONHECEDOR DO IDIOMA E ESTUDIOSO DA GEOGRAFIA, DA HISTÓRIA, DO DIREITO...
AO FINAL MI SUEÑO ERA O SUEÑO DE TODOS MIS OTROS COMPAÑEROS, DAQUELA PEQUENA E ÚLTIMA TURMA DAQUELE LINDO CURSO, HOJE INFELIZMENTE EXTINTO,:VANDA, NILTON, APARECIDA E MARIA DAS GRAÇAS.
FICAMOS CONVERSANDO TODOS NO INTERVALO. SAíMOS DA SALA ACOMPANHADOS DO MESTRE QUE ENTROU NA SALA DOS PROFESSORES PARA UM MERECIDO CAFÉ.
ERA ASSIM O PROFESSOR, O AMIGO, O ADVOGADO, O DR. TÂNUS.
NO ANIVERSÁRIO DA MINHA SOBRINHA MARIA TERESA, LÁ NO RESTAURANTE DO PEDRINHO, ELE ME LEMBROU DO FATO. FICAMOS UMA BOA HORA FALANDO SOBRE A MINHA IDA À TERRA DE FIDEL EM 1988 E DEPOIS SOBRE O MEU RETORNO EM 1991, QUANDO VOLTEI TAMBÉM PARA REVER AMIGOS QUE PARECIAM SER DE UMA AMIZADE DESDE AQUELE ANO EM QUE ERA SEU ALUNO, PORQUE EM SUAS AULAS EU ME SENTIA CADA VEZ MAIS FAMILIARIZADO COM AQUELA TERRA, COM AQUELA GENTE...
BEIJOU A AFILHADA CARLA, MINHA IRMÃ, QUE CHEGAVA.ENVOLVEU-SE COM TODOS, CONVERSOU COM TODOS.ESTAVA, COMO SEMPRE O VI, FELIZ. AGORA AINDA MAIS AO LADO DA TEREZA E DAS FILHAS.
EM DIVINÉSIA, NO SEU FUNERAL, OUVINDO AS MÚSICAS SUAVES QUE SAíAM DOS ALTO-FALANTES DA IGREJA, VENDO E SENTINDO AQUELA CHUVA FINA E FRIA, LEMBREI-ME DE OUTRAS ÉPOCAS, DE OUTROS TEMPOS. LÁ ESTAVAM SEUS AMIGOS COMUNS, CADA UM DE UMA FASE DE SUA VIDA, A COMEÇAR PELO ALBERTO.
LEMBREI-ME DE QUANDO ELE VOLTOU DO LíBANO E PASSOU UM DIA INTEIRO COM MINHA FAMíLIA, FALANDO SOBRE A TERRA DE NOSSOS PAIS. MEU PAI O OUVIA ATENTO COM OS OLHOS CHEIOS D ÁGUA. TOMÁVAMOS APERITIVOS,COMíAMOS O TIRA-GOSTO BEM À MODA ÁRABE.
ERA BOM OUVí-LO. SABIA COLOCAR AS PALAVRAS E NOS ENVOLVER A TODOS E NOS FEZ, PRINCIPALMENTE A MIM,VIAJAR UMA VEZ MAIS COM ELE.
DURANTE A DOENÇA DE MEU PAI, FOI VISITÁ-LO INÚMERAS VEZES. CHEGAVA COM O "EI, COMPADRE!" E SE ABRAÇAVAM CARINHOSAMENTE COMO PAI E FILHO, COMO IRMÃOS. TRAZIA PALAVRAS DE INCENTIVO E DE ÂNIMO, E ISTO, ATÉ PARA AS AMIZADES MAIS RECENTES.
FOI O CASO DE DUAS SEMANAS, ANTES DE NOS DEIXAR.A ESPOSA E AS MENINAS ESTAVAM PASSANDO UNS DIAS EM DIVINÉSIA. PASSAVA ELE O DIA EM UBÁ E SUBIA À TARDINHA PARA AQUELE PARAíSO SERRANO QUE ELE AMAVA.
ALMOÇAMOS JUNTOS NA TIA ZILDA: ELE, DR. LAURINDO E EU. FALAMOS DURANTE CERCA DE DUAS HORAS. O ADVOGADO, MEU SÓCIO NO ESCRITÓRIO, FICOU IMPRESSIONADO COM A PONDERAÇÃO E COM A INTELIGÊNCIA PRÓPRIAS DELE.
DOIS DIAS DEPOIS, ESTIVE COM ELE NA VOLKS. DISSE-ME QUE IA ME LIGAR, DIZENDO QUE HAVIA GOSTADO MUITO DE MEU COLEGA E AMIGO E QUE ESTAVA À DISPOSIÇÃO COMO AMIGO, E QUE JAMAIS DEIXÁSSEMOS DE PROCURÁ-LO, EM QUALQUER MOMENTO.
TIREI PROVEITO DE SEUS CONSELHOS E DE SUA AMIZADE. DA AMIZADE QUE TINHA PELOS MEUS FAMILIARES, POR MEU IRMÃO TONINHO. INCENTIVOU-ME COMO SEU ALUNO, COMO INSPETOR DE ENSINO SUPERIOR DA FACULDADE DE FILOSOFIA DE UBÁ E EU ACADÊMICO DE LETRAS E PRESIDENTE DO DIRETÓRIO ACADÊMICO LEOCÁDIA GODINHO E SIQUEIRA .ESTIMULOU-ME NA PROFISSÃO, COMO PROFESSOR DE INGLÊS E DEPOIS NA MINHA FORMATURA EM DIREITO. NÃO PÓDE COMPARECER. TELEGRAFOU E DEPOIS FEZ QUESTÃO DE TELEFONAR E DE FALAR COMIGO.DESEJAR SUCESSO.
VEREADOR, VICE-PREFEITO DE UBÁ,ADVOGADO COMPETENTE E GRANDE ORADOR. DEIXOU EXEMPLOS QUE PODEMOS E DEVEMOS SEGUIR. FOI MODELO DE VIDA PARA OS SEUS E PARA TODOS NÓS. FOI UM HOMEM, CUJOS PASSOS DEVEM SER SEGUIDOS, SE DESEJARMOS UM MUNDO MELHOR.
ESTE FOI O DR. TÂNUS FÉRES DE ANDRADE.

(Publicado no jornal Cidade de Ubá, pág.04 em 01 de janeiro de 1993)
RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui