Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Reflexões sobre a condição humana... -- 19/08/2004 - 23:09 (Silvia Groberman) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alguma vez você já imaginou que o homem de antigamente não tinha autonomia?
A autonomia é um conceito que foi criado pela sociedade moderna.
Privacidade, subjetividade, nada disso existia no passado. É estranho pensar que o ser humano não podia decidir os caminhos a tomar, que não podia opinar sobre a sua própria condição.
Acontece que o homem nasce imerso numa cultura, e é essa cultura que regula, controla as suas ações. A cultura de antigamente privilegiava o coletivo, não havia como pensar na existência de um ser único, com suas particularidades, interesses, vontades.
Assim como para nós, hoje, fica difícil de conceber uma vida nos moldes da vida de antigamente; o mesmo pensamento sobre a vida atual ocorreria com aqueles que viveram naquela época.
O importante disto tudo é concluir que é o próprio homem quem constrói a sua história; e esta história está embasada no modo de pensar e interpretar o mundo em um determinado momento, momento este que não permanece imutável, que a todo instante se transforma.
É por este motivo, que as reflexões, os questionamentos, as críticas são diferentes no decorrer dos tempos, evidenciando a complexificação da cultura humana, o modo como o pensamento e a concepção de mundo vão evoluindo através da história.
As vivências são processos, processos que denotam transformações, dinamismo, movimento.
Assim como o homem criou o conceito de autonomia, subjetividade, unicidade, outros novos poderão surgir, à medida que a cultura for sendo aprimorada.
Cabe a nós, buscarmos cada vez mais um mundo justo, no qual as leis criadas pelo próprio homem sejam cumpridas e respeitadas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui