Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Sobre o tempo... -- 16/08/2004 - 23:58 (Silvia Groberman) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você já deve ter pensado: o passado é imutável, porque já foi, já passou...
Pois é, esta é uma falsa idéia...
Concordo com você que o tempo passado até já aconteceu na sua vida, foram momentos vividos que não se repetirão mais...
Entretanto, o passado não é imutável...
Daí você deve estar se perguntando: mas se já aconteceu, como pode ser mudado?
O fato é que a ação em si, ou seja, aquilo que você fez no passado realmente não pode ser alterado; no entanto, o significado disto na sua vida pode.
Isto quer dizer que algo que ocorreu no ontem, hoje pode ser repensado, resignificado e refletido. Todos estes verbos começam com re, o que implica em dizer que serão novamente pensados, analisados e significados.
Uma ação que é repetida tem como objetivo verificar se ainda gera os mesmos resultados, ou seja, contrastar o antes com o agora.
No caso do passado, quando uma pessoa repensa e reflete sobre o ocorrido no presente, pode chegar a conclusões hoje, que antes não estavam disponíveis, que eram impossíveis de encontrar uma explicação. A partir do momento que esta pessoa entende no presente, o que ocorreu no passado, ela dá um novo significado ao fato vivido e este passa a repercutir e influenciar a sua vida diferentemente.
Quando dizemos que o passado não é imutável, é neste sentido; isto é, no sentido de que tudo na vida pode ser repensado e assumir novas dimensões, de forma que passe a influenciar a vida sob novas e diferentes perspectivas.
O tempo é como um prisma, que dependendo do momento de vida que atravessamos, reluz determinadas formas; e nós também somos como prismas, olhamos a vida conforme aquilo que vivenciamos.
O importante é ter a noção de que a vida é um eterno movimento e que aquilo que já passou está de alguma forma em você, com você; deixou uma marca.
Mas as marcas também somem, tornam-se invisíveis ou menos visíveis. O mesmo ocorre com o passado...
O ontem não é imutável... Pode ser mudado no hoje... Para promover um melhor amanhã...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui