Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5435)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6193)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vou matar o Lineu! -- 07/08/2004 - 00:20 (Mastrô Figueyra de Athayde) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não é de hoje que os brasileiros são internacionalmente conhecidos pelas produções da teledramaturgia. As novelas tupiniquins são exibidas com sucesso na China, Coréia do Sul, Cuba, Porto Rico, África do Sul e dezenas de outros países latino-americanos. Assim como Hollywood, o Brasil tem os seus segredos. A trama tem que ter casais apaixonados, vilões de todos os tipos, inclusive de olhos azuis e, claro, um grande segredo. Este, por sinal, deve ser revelado apenas no capítulo final.
Atualmente, a televisão brasileira vive os últimos capítulos da novela Celebridade. Na verdade, quando este texto for publicado o capítulo final será coisa do passado, mas tudo bem, o que vale é a intenção. De olho neste passado não distante, posso dizer sem sombra de dúvida: a novela está me incomodando. O motivo, é que em função do capítulo final e do fascínio que este programa desperta nos mortais noveleiros de plantão, tive meu encontro cancelado. Ou seja, o meu cinema foi trocado em virtude do Lineu Vasconcelos.
A situação chega a ser cómica, mas tenho certeza que muitas pessoas deixaram de sair na sexta-feira em função desta "revelação", que com certeza mudou o destino de muita gente (bom, a minha com certeza mudou).
A novela, no Brasil, é praticamente a segunda religião, se não for a primeira. A teledramaturgia é o termómetro da moda, capaz de transformar o hábito e os costumes, se tornando genuinamente uma das mais importantes expressões culturais do país. Mesmo o enredo não sendo dos melhores, a crítica tem que se curvar em torno do seu poder.
Independente da força deste programa, só sei que meu encontro foi por água abaixo e, claro, assistirei o capítulo final. De tudo, tenho uma certeza: Se aparecer um personagem diferente no capítulo final, pode crer: serei eu! Vou acertar as contas com a pessoa que matou o Lineu. Novela é paixão nacional, mas ela, literalmente destruiu a minha noite. Mas, tudo bem, ainda bem que este panorama novelístico só é visto no capítulo final. Juro que não combino mais nada no dia do último capítulo da novela, afinal, meu videocassete tá quebrado. Lineu, se cuida, vou pegar você!

Mastró é jornalista
e-mail: marcelo@tribunaliberal.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui