Usina de Letras
Usina de Letras
43 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A PRAÇA -- 05/08/2004 - 23:57 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A PRAÇA


Aquela praça guarda sentimentos, emoções, segredos... Quanto choro, quantas esperanças, quantos sonhos o manto do esquecimento cobriu e sepultou para sempre. Aquela praça é mais que um símbolo qualquer da cidade... é solo sagrado. Ali estão enterrados os primeiros habitantes de Franca. Aquela praça foi o antigo cemitério da cidade.

Ontem, terreno geometricamente recortado pelos túmulos de cruzes marcados, onde no soprar do vento sibilava a cantilena da morte gemendo um coro de lamentações. O silêncio era o pano mortuário e espelhava as ilusões destruídas. Ali, a saudade dos que ficaram cultuava a ausência e circundava com delicado carinho a lembrança da vida que se fora. A mais bela e solene homenagem estava na fulguração da luz das velas, nos olhos marejados e nas mãos postas no peito dorido. Ali, a saudade que não morria, contrariando essa indiferença estranha que vai se distanciando da recordação das coisas vivas a memória dos mortos, como se toda construção emotiva não fosse alento para a vida que segue.

Ali também estão os segredos que vieram depois que a praça deixou de ser o recanto das vidas que não vivem mais, quando sobre a terra nua, campo de dores, foi posto um jardim de flores: os segredos dos amores nascidos no encontro de olhos enamorados. Ontem, tristeza; hoje, véu de noiva bordado de sonhos e de esperanças, concerto de vida; os túmulos absorvidos em canteiros, as cruzes substituídas pela ramagem, as lágrimas transformadas em flores. O que era sombrio e mórbido foi contrastado pela luminosidade da vida e pela leveza dos perfumes que brotam da natureza renascida. Ontem, amargura e dor; hoje, contentamento e riso.

Aquela praça é metáfora da vida que nasce, morre e renasce, continuamente. Naquela praça a terra é sagrada e a poeira que baila no ar talvez seja o último traço de um sonho não realizado. O perfume e a beleza que irradia são promessas e a esperança que sustenta as asas que elevam para um mundo melhor. Pise macio, com respeito, quando caminhar pela Praça Nossa Senhora da Conceição..



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui