Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CHÃO DE PRATA -- 03/08/2004 - 00:50 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CHÃO DA PRATA

Para Tetsuo Morickochi *

"Au calme chaire de lune
triste et beau, qui fait rèver..."

Paul Verlaine


A hora é morta, mas a rua calada é um rio de prata refletido nas pedras pelo luar filtrado entre nuvens altas, ora esparsas ora adensadas. O seresteiro caminha sob a luminosidade tranquila, alcança o destino e se debruça a tocar para alguém. A luz filtrada na janela entreaberta acende e apaga, sinalizando que era esperado. Um bilhete flutua, cai ao chão e é apanhado pelo violonista solitário. A rosa vermelha colhida há pouco é silenciosamente passada à mão que abre a janela e seu aroma acompanha aquele que a colheu, enquanto a brisa morna bulindo com as flores desata suave e envolvente perfume. Abraçado ao violão e sob a cumplicidade da lua sedutora, o seresteiro segue, sonhador, pisando chão de prata. Pára aqui e ali, ao pé de casas amigas, levando-lhes o encanto e a sedução de uma valsa francana, de uma guarània nostálgica, a serenata de Schubert, toadas de Villa Lobos...

O mais comovente é o timbre do violão na madrugada. É tão belo, tão envolvente, que alcança as cordas mais preciosas da alma. O violão não é apenas um instrumento criado pelo engenho do homem. É tão vivo que reage ao estado emocional do companheiro e à magia da noite inteiramente bela. Quando se abraça ao peito o instrumento frio, aconchegando-o ao coração e se dedilha as cordas com arte e sentimento, a madeira treme, ressoa com uma sonoridade que enleva, tão doída às vezes como se chorasse a saudade de quando, na mata, era ainda árvore e ouvia o canto aconchegante da juriti, o chilreado do canário da terra, a exaltação do bem-te-vi, o gorjeio do sabiá... O som ganha profundidade harmónica e as notas alcançam mais vibrações e mais ricas respostas sonoras.

É no silêncio, no clima mágico da madrugada, quando tudo é encanto, quando a luz da lua dançando com as nuvens ora é prata, ora pérola; quando as sombras excitam a imaginação; que o violão desperta como se alma tivesse e se entrega apaixonadamente a cantar. Talvez por isso é que se diz que é ele o que melhor revela o coração do homem e mais sabe chorar a saudade.

* Tetuo (Tetsuo) foi o mais constante e generoso dos meus companheiros de serenatas.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui