Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma tal de cidadania -- 19/10/2002 - 14:43 (Mônica Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje os jovens clamam por uma cidadania plena.

Inflamam-se exigindo soluções de governos e governantes. Exigem poder viver como cidadãos.

Tantos vejo defender este ou aquele partido, como se a cidadania morasse exclusivamente na política.Enganan-se.

A cidadania plena só é possível no mundo do qual fazemos parte para indivíduos leitores.

Entrando nesta estrada esbarramos em repetentes coros por parte dos educadores: nossos jovens mal lêem ou lêem muito mal.

Isto é tão antigo como andar para frente. O fato é que qualquer leitura depende de uma coletividade, da troca constante, de situarnos no mundo e enxergarmos a nós mesmos como pessoas.

O livro, mesmo em tempos totalmente informatizados, continua sendo o objeto principal de armazenamento de informações.

Do jato mais veloz à mais inédita tecnologia de ponta, todas as referências da humanidade permanecem no objeto livro.

Isso faz dele a condição primeira para tornar possível conquistas desde a simples alfabetização à graduação mais elevada.

Ignorar o livro é desconhecer o direito à cidadania; é manter-se na era das cavernas mesmo vivendo o Século XXI.

Esta tarefa de cidadania inicia-se em casa, desde a tenra idade,com o conhecimento dos limites.

Passa pela contação de histórias, na facilitação de um encontro com o livro, seja adquirindo-o ou visitando-o em bibliotecas públicas.

Como os primeiros passos da criança, cabe à família- muito mais que ao governo- a iniciação de nossos jovens na condição de cidadãos.

Desde jogar o lixo no lixo às mais profundas explicações de nossos direitos e DEVERES, passa pela família e obrigatoriamente, pelo livro,esta estrada rumo à cidadania.

Respeitar e fazer-se respeitar é um dever de todos nós. LER é, além de um prazer, um DIREITO de cada cidadão, o passaporte para a liberdade.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui