Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62211 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Verbos Compostos -- 14/07/2004 - 20:43 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Numa aula de português, poder-se-ia aprender alguns verbos compostos bem atuais. Por exemplo, aqueles que escrevem bastante podem conjugar: eu gosto de escrever quando estou inspirado; tu gostas de escrever quando estás inspirado; ele gosta de escrever quando está inspirado; nós gostamos de escrever quando estamos inspirados, etc... Outros podem dizer mais resumidamente: eu detesto escrever e não suporto ler bobagens como estas; nós detestamos escrever e não suportamos ler bobagens como estas, etc... Outros na política: eu roubo, tenho muita cara-de-pau, mas faço grandes túneis; nós roubamos, temos muita cara-de-pau, mas fazemos grandes túneis. De outro lado: eu sei que ele rouba, desvia e é corrupto, mas eu sempre votei nele; nós sabemos que ele rouba, desvia e é corrupto, mas nós sempre votamos nele. Ou ainda: eu reclamo do governo, mas sonego pacas; nós reclamamos do governo, mas sonegamos pacas. Ou: eu acho esse governo uma bosta e, portanto, tenho que ganhar um dinheirinho ilícito por fora; nós achamos esse governo uma bosta e, portanto, temos que ganhar um dinheirinho ilícito por fora. Também: eu acho que os deputados não trabalham e eu também encosto o corpo no meu emprego; nós achamos que os deputados não trabalham e nós também encostamos o corpo no nosso emprego. Mais: eu sei que vereador ganha e não faz nada, mas não me incomodo de por o fosfo adesivo deles em meu carro; nós sabemos que vereador não faz nada, mas não nos incomodamos de por o fosfo adesivo deles em nosso carro. Eu reclamo da falta de verba pública, mas não dou recibo em meu consultório; nós reclamamos da falta de verba pública, mas não damos recibo em nosso consultório. Quanto mais eu vendo, menos nota fiscal eu dou; quanto mais vendemos, menos notas fiscais nós damos. Mudando: eu vou passear no supermercado e às vezes aproveito para fazer algumas compras; nós vamos passear no supermercado e às vezes aproveitamos para fazer algumas compras. Ou: eu estaciono em lugar de dois, pois sempre estou com pressa; nós estacionamos em lugar de dois, pois sempre estamos com pressa. Eu entro na frente de qualquer carro porque dirijo bem; nós entramos na frente de qualquer carro porque dirigimos bem. Eu furo fila de banco, mas não deixo ninguém perceber; nós furamos fila de banco, mas não deixamos ninguém perceber. Eu poluo o ar com meu escapamento porque sei que nunca levarei multa; nós poluímos o ar com nosso escapamento porque sabemos que nunca levaremos multa. Eu só uso o espelho do carro pra me pentear; nós só usamos o espelho do carro pra nos pentearmos. E continuando: eu vou à igreja porque tenho medo de ir pro inferno; nós vamos à igreja porque temos medo de ir pro inferno. Eu não falo de Deus em minhas aulas porque Descartes é meu mestre; nós não falamos de Deus em nossas aulas porque Descartes é nosso mestre. Claro que essa lista vai embooooooooora. Já deu para se encaixar em algum lugar? Sabe de outras? De outros verbos compostos interessantes? Diga lá...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui