Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Festa de São Firmino -- 10/07/2004 - 10:47 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Festa de São Firmino acontece agora, na cidade de Pamplona, na Espanha. - Soltam uns touros de um curral armado na cidade para eles irem a pé ou a patas dali até uma arena, a uma distància de 2.5KM. Acontece que se fosse só isto, os touros até que agradeceriam um passeio pela histórica cidade de Pamplona. O que se dá é incrível, é de fazer um touro duvidar da nossa sanidade humana.

Pois centenas de pessoas - a maior parte ou quase a totalidade é formada por homens - aglutinam-se na passagem dos touros (o caminho é formado por ruelas, ruazinhas, travessas, curvas, ladeiras pra baixo e pra cima) e os touros têm de furar, literalmente furar, seu espaço entre a multidão. E é aí que está a loucura da coisa: para não serem furados pelos chifres taurinos, os tonto que querem passar por heróis, saem feridos, quando não mortos da silva.

Esses heróis de meia-tigela atropelam-se uns aos outros e não sendo feridos pelos chifres, são pisoteados pelos demais bambas da rua.

Qual é a graça disso tudo, perguntar-se-ia num dia de menores distúrbios animalescos.... A graça está em sair ileso da corrida ou, ao menos, vivo. Aí está a graça - contar aos compadres da cerveja o que aconteceu no caminho da corrida. Ora foi um touro que escorregou nas pedras polidas das ruas centenares da cidade, ora um espertinho conseguiu montar no lombo de um dos animais (os de quatro patas), ora um terceiro se agarrou nos chifres do bicho 21 (no jogo) e foi de carona uns tantos metros....

Conversa mole pra boi dormir - porque pouco ou nada disto terá acontecido. A turma sai correndo apavorada, adrenalina correndo pra cima e pra baixo, parando lá onde o homem é tão sensível a aventuras que tais.

Ora, por quem sois... quem precisa de uma corrida destas pra sentir a vida .... será porque está com a carga errada. Quem a tem mais correta é o touro. Por isto quer se livrar o mais rápido possível desse bando de bobos que pensam que são espertos.

Coitado do São Firmino - dar seu santo nome a uma multidão de não-firmes, que se batem uns aos outros como badalo de um sino.

Precisamos com urgência procurar o santo protetor dos touros. Eles, sim, que precisam de uma oração para sua proteção.

----------------------
Érica Eye
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui