Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62212 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Ao Anticristo 2000 -- 22/08/2003 - 22:10 (Winner) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao amigo Anticristo 2000

Como bliblicamente podemos encontrar textos contra e a favor da crença na existência da alma, não podemos ter a Bíblia como a prova da verdade. Temos que buscar alguns meios probatórios em outras fontes. Vamos então à lógica dos fatos.

RESPOSTA - A Bíblia nada prova. Foi escrita ao longo de 1.200 anos. Cada redator "inspirado" (sic) escreveu o que bem quis.

Em tempos muito remotos, o homem, observando os próprios sonhos, chegou à conclusão de que se constitui de duas partes: corpo e alma (ou espírito). “Se enquanto dormimos”, concluiu, “vamos aos mais diversos lugares, encontramos com várias pessoas que também estão dormindo, há uma parte de nós que sai do corpo e vai passear por aí”.

RESPOSTA - Discordo. Sonho nada tem a ver com viagem astral inconsciente (durante o sono) ou consciente (a pessoa se deita (de preferência), relaxa... e o espírito se projeta do corpo... Quando retorna, a pessoa tem consciência de tudo o que ocorreu. Sonho é fenômeno físico decorrentes de "n" motivos: preocupações, stresse, cansaço...

Não seria o raciocínio estúpido, considerando-se vir daquele animal criativo que estava ficando cada vez mais distanciado dos outros, criando ferramentas e buscando explicação para tudo.

RESPOSTA - Essa afirmativa é tendenciosa e ofensiva aos estudiosos do assunto (não estou entre eles, claro), incluindo cientistas, médicos, psiquiatras, psicólogos... O Hospital das Clínicas de São Paulo mantém uma únidade que pesquisa sobre o assunto. A Rede Globo mostrou os resultados positivos. Há o médico Waldo Vieira. Há o psiquiatra norte-americado Brian Weiss. Mas os adversários do Espiritismo só consideram quem tudo nega ou argumenta que "pode ser isto..., pode ser aquilo..." Se é contra, até "pode ser", "acho que", imagino ser" são considerados como verdades. Veremos abaixo.

Só muito tempo depois, o homem seria capaz de raciocinar mais profundamente e perceber que, se não há coincidência dos sonhos de duas ou mais pessoas, deve haver um engano aí. Se no sonho eu de fato me encontrasse com uma pessoa, ela obrigatoriamente teria que sonhar comigo simultaneamente. Se eu sonho com Maria enquanto Maria sonha com José e ele com outra pessoa, é claro que o sonho só ocorre dentro da nossa cabeça, e não há nada de nós viajando por aí como deduziu o pensador primitivo.

PERGUNTAS - Já expliquei que há diferença entre sonho e saída inconsciente ou consciente do corpo. a) A saída inconsciente do corpo (durante o sono) não permite a clareza obtida por quem sai de modo consciente. Sempre que se dorme, o espírito, revestido pelo perispírito (corpo semi-material) deixa o casulo. O grau de consciência em relação aos eventos circundantes e à capacidade de distanciar-se do corpo de carne estão diretamente ligados à evolução espiritual. Há espíritos que não conseguem deixar o quatro e há os que visitam lugares insondáveis. b) Há relatos de médiuns que se encontram regularmente no espaço. O médium Wagner Borges, do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, com sede em São Paulo, é um dos tantos que programa e realiza esses encontros. Wagner se lembra dos atos praticados e fatos verificados no espaço. Mas, quem sai de modo inconsciente, pouco ou NADA se lembra. Mesmo assim, o espírito tem acréscimos importantes a sua evolução. O ESPÍRITO FOI MUITAS PESSOAS, CONHECE SEU PASSADO E, QUEM É OU FOI, É IRRELEVANTE PARA ELE; c) Maria sonha com José e José não sonha necessariamente com Maria, por duas razões básicas: Ambos ou um ou outro não possuem evolução sofuciente para compreender o que se passa. Por analogia, vale o raciocínio que você fez para a evolução da capacidade de raciocinar. O fato de projetar-se do corpo ou morrer não torna o espírito melhor ou pior. No espaço, ele é o que conquistou ao longo das reencarnações, mais o que faz ou deixa de fazer na atual. O tecido semi-material do perispírito é moldável pelo espírito à aparência que desejar. Ou seja, pode mostrar-se como José, Pedro, Francisco ou seja lá quem tenha sido. Também pode adotar aparência de criança, adolescente, adulto, idoso... É "fraude"? Não. Ele já vivenciou todas fases do corpo de carne e foi várias pessoas na Terra. Por que é assim? Simples. João da família X pode ter sido José da Y. Logo, precisa ter acesso às formas físicas para ser reconhecido em muitas situações, sendo uma delas diante de espírito menos evoluído. Nem todo espírito ve todos espíritos, como nem todo encarnado vê espíritos (embora ver espíritos na Terra não signifique necessariamente evolução espiritual. Pode ser tarefa espiritual solicitada ou decorrente da Lei do Retorno).

“Outra prova igualmente concludente de que o sonho constitui-se apenas impressões mentais é que, quando sonhamos com uma pessoa que conhecemos na infância, nunca a vemos adulta, mas vemos aquela criança que conhecemos no passado. Se não fosse simples impressão intelectual, mas a suposta alma, sonharíamos com a pessoa tal qual fosse à época do sonho. É até possível que tenhamos no sonho a imagem da pessoa adulta, uma vez que imaginamos como deve ser a pessoa atualmente, mas raramente isso acontece, pois o sonho retrata mais aquilo que vimos do que aquilo que imaginamos ser.

RESPOSTA - Você não deve escrever que é prova. Que prova? É sua visão. Ou visão de algumas pessoas. Não há prova alguma. A explicação está contida na resposta imediatamente acima. Mas falo mais. a) Se visse pessoa adulta, talvez não a reconhece. O espírito livre da matéria não adquire poderes extraordinários. Acha que ele deveria adivinhar como aquele corpo de carne de desenvolveu e que aparência tomou? Espírito não é Deus; é limitado, embora eterno. b) Se a pessoa se mostrasse tal qual à época do sonho, o espírito poderia não reconhecê-la, insisto. c) Sonho pode retratar o que vimos e até o que imaginamos realmente. Mas, como já disse, projeção astral não é sonho.

Já sonhei com pessoas de quem alguém me tivesse falado, todavia sempre vi uma imagem diferente da que encontrei ao conhecer posteriormente tais pessoas, o que constitui mais uma prova induvidosa de que não encontrei a pessoa, mais fiz uma imagem em minha mente” (João de Freitas, “Ateu Graças a Deus, págs. 85, 86).

RESPOSTA - CERTO E ERRADO. a) Realmente você pode fazer imagem de uma pessoa, sonhar com a imagem (por "n" razões: interesse em conhecê-la, algum sentimento pelo que tenha feito ou que tenha deixado de fazer, preocupação ou inúmeros motivos de natureza física e/ou mental) e ela ser diferente, em verdade. b) Se fez projeção astral inconsciente, A PESSOA/ESPÍRITO SE MOSTROU AO SEU ESPÍRITO COM A APARÊNCIA QUE SE CONHECERAM EM OUTRA(S) VIDA(S). As lembranças acessíveis ao seu cérebro, no entanto, NÃO INCLUEM INFORMAÇÕES DO PASSADO. Por isso, trata-a como OUTRA PESSOA. E OUTRA PESSOA O FOI, mas não outro espirito.

Desvendada a etapa do sonho, pensemos na consciência. Os animistas acham que nosso corpo é apenas um receptáculo físico, enquanto toda a nossa consciência e nossos sentimentos estão naquela alma ou espírito. Será mesmo?

RESPOSTA - a) Você não desvendou nada! Ao contrário, errou em mais de 99% do que disse. É assim que consolidam suas verdades? b) Certamente a consciência e sentimentos estão de posse da alma ou espírito.

Quando uma pessoa leva uma forte pancada na cabeça, ela perde a consciência. Seria a fuga da alma diante da pancada? Uma pessoa tem o cérebro atingido formando um pequena lesão, isso resulta em distúrbios mentais. Que alma vulnerável! Como ela poderia ficar intacta se o cérebro fosse destruído?

RESPOSTA - Está perfeito para quem desconhe a Doutrina Espírita. a) "Quando uma pessoa leva uma forte pancada na cabeça, ela perde a consciência. Seria a fuga da alma diante da pancada?" Não. O cérebro é instrumento da alma; não é a alma. Uma pancada na cabeça "avaria o instrumento", que perde momentaneamente ou não as condições de funcionamento. A perda de consciência é efeito material estão. SE VOCÊ ESTIVESSE CERTO, DORMIR E DESMAIAR SERIA A MESMA COISA; b) "Uma pessoa tem o cérebro atingido formando um pequena lesão, isso resulta em distúrbios mentais. Que alma vulnerável!" Que cérebro vulnerável! Essa é a exclamação correta. Não sendo cérebro, a alma continua em perfeitas condições. Mas, como seu canal de comunicação com o mundo material está com problema, enfrenta limitações. Exigir que supere o problema físico é tão absurdo quanto exigir que alguém, desprovidos das pernas, caminhe com as "pernas" da alma. O problema do ateu é toma a parte material e dela tentar fazer o ser humano completo. c) Como ela poderia ficar intacta (a alma) se o cérebro fosse destruído? Já respondi: o cérebro não é a alma. A alma depende do cérebro para se manifestar, mas não é o cérebro. A alma é imaterial e existe independente do corpo. A alma é anterior ao corpo. O corpo é veículo da alma. Ninguém mata uma alma, mas pode matar um corpo. O corpo (finito) é meio utilizado pela alma (inifinita).

João de Freitas, brilhante profissional, vencedor em vários concursos, saiu de uma vida rural com apenas primeiro grau e em poucos anos chegou a um cargo de nível superior em um tribunal federal. Não resta dúvida de que seja um cara inteligente. Recentemente, sofreu meningite. A simples inflamação da membrana que envolve o cérebro afetou sua memória, e, nos sonhos, ele se vê, quase sempre, como uma criança. Se uma meningite deixou seu espírito assim perturbado, a destruição da sua cabeça deixaria esse espírito perfeito? Nada até aqui me convenceu de que isso fosse possível.

RESPOSTA - a) Novamente há confusão entre matéria e espírito. Muita coisa (não em relação ao João) pode ser dita sobre isso. Mas não é o objetivo de minhas respostas. Apenas insisto que o espírito anima o corpo, mas NÃO É PARTE MATERIAL DO CORPO. Ou seja, as militações decorrentes da doença residem no físico, embora possam ter história espiritual. (Outro dia posso escrever sobre isso.) Do modo como é colocado, não há perturbação espiritual, mas redução da capacidade física, o que afeta as ações do espírito, que continua íntegro. O menino João que aparece nos sonhos mostra como o espírito, desta feita chamado João, classifica seu próprio crescimento do ponto de vista espiritual. NÃO ESTOU DIZENDO QUE O JOÃO É RUIM. QUEM SOU EU PARA JULGAR QUEM QUER QUE SEJA? MUITO MENOS A QUEM SEQUER CONHEÇO. EXISTE ATEU INIFITAMENTE MAIS JUSTO, HUMANO... DO QUE TANTOS QUE SÓ FAZEM FALAR EM DEUS. FALAR É FÁCIL; DIFÍCIL É FAZER. Não devemos julgar quem quer que seja. O exercício da fé pode não ser a missão precípia deste ou daquele, mas tantas outras obras em favor do bem comum, embora, claro, eu desconheça a missão de ser ateu.

Pensemos então nas chamadas “experiências de quase morte”. Várias pessoas que pareceram morrer, mas sobreviveram, chegaram a falar de uma viagem por um túnel com uma luz forte no final, após o que tudo fica maravilhoso! Isso parece ser um grande argumento em favor dessa alma que sobrevive ao corpo. Entretanto, especialistas em atividade cerebral têm dado explicações bastante convincentes de que isso também não passa de atividade cerebral:

RESPOSTA: Essa é outra dificuldade de quem confunde corpo e alma ou nega a alma. Essa é outra razão pela qual a Doutrina Espírita é Religião, Filosofia e Ciência. A Ciência nunca vai negar o Espíritismo, porque o Espiritismo admite a evolução científica. Evolução não é invenção. Evolução é descoberta. E descobrir é mostrar o que já existe. (Nem tudo foi revelado pelos espíritos, como nem tudo, obviamente, está na Bíblia escrita sob INSPIRAÇÃO (SIC) de seus redatores ao longo de séculos. Mas esse deus da Bíblia é prolixo, heim?! Aproveitando o parênteses: fico estarrecido com a exigência de provas científicas ao Espiritsmo por parte de gente (não é seu caso) que ENSINA que Maria engravidou VIRGEM e que Jesus levou o CORPO DE CARNE PARA O CÉU (periodicamente alguém deve descer à Terra para fazer rancho...), além (pasme!) de CONVENCER CRIANÇAS de que o Papa é Santo, apenas porque virou Papa.) Continuando, você fala em explicações bastante convincentes. Ora, o que são explicações bastante convicentes? Se isso vale, lei o livro "Vida Depois da Vida", do médico Raymondo Mood. Ele TAMBÉM TEM explicações bastante convincentes de que esses eventos estão relacionados à existência e atividade de ALMA OU ESPÍRITO. O que é BASTANTE CONVINCENTE não é necessariamente correto. A verdade, amigo, é que TODOS sabemos quase nada sobre esse assunto. Por isso, não tento convencer as pessoas. Minha briga com o Turatti? Brigo em defesa do direito à livre opção religiosa ou de não pertencer a religião alguma. Aliás, para que sevem as religiões? O ideal seria que se discutisse Deus, Cristo, Fé, Criação..., sem fanatismo religioso. Amigo, SE TUDO FOSSE VERDADE NÃO HAVERIA DUAS RELIGIÕES. Nunca pensei em convencer o Turatti de qualquer coisa.

“A psicóloga Susan Blackmore explica que em situações extremas, milhares de células do cérebro disparam uma seqüência aleatória de impulsos elétricos e luminosos. Como no córtex visual há uma concentração maior de células, daí pode vir o efeito de túnel que as pessoas descrevem. É uma luz muito, muito brilhante, que não fere os olhos; pois não é vista com os olhos; é um fenômeno interno. Os sentimentos de paz e alegria, ausência de dor, são, provavelmente, devido a endorfinas, semelhantes a morfina, que o cérebro produz. Todos os tipos de stress e as quedas de oxigênio e pressão podem provocar uma enchente de endorfinas; e elas produzem uma sensação maravilhosa .

RESPOSTA - Como já lhe disse, o corpo é instrumento do espírito. O espírito NÃO FAZ MILAGRES. O corpo precisa funcionar adequadamente para possibilitar as ações do espírito. Logo, a Ciência irá explicar progressivamente o modo como os fenômenos se concretizam. Quando se explica o funcionamento do rádio, NÃO SE NEGA a invenção e nem a existência de Guglielmo Marconi. O que NÃO POSSO aceitar, amigo, são SUPEITAS como FATOS CIENTÍFICOS. Veja expressões suas acima: "são, provavelmente", "podem provocar..."

Charles McCreery, do Instituto de Pesquisas Psicofísicas em Oxford, conseguiu provocar, em laboratório, experiências fora do corpo. Com técnicas de relaxamento, ele obteve resultados impressionantes. Uma moça, perfeitamente saudável, contou ter viajado num túnel, com uma luz brilhante no fim; e um senhor disse ter flutuado a vinte mil metros de altitude, vendo Oxford lá de cima. É mais comum do que se imagina , afirma o Dr. MacCreery, uma em cada cinco pessoas já teve uma experiência fora do corpo . Ele chegou à conclusão de que há um tipo de personalidade predisposto ao fenômeno: Uma espécie de esquisofrenia branda.” (Globo Repórter, 13 de agosto de 1993).

RESPOSTA - Outro ponto que não posso aceitar é a má-vontade científica. Ou seja, o cara comprova a projeção astral, admite que mais comum do que se imagina, mas... Sempre há um MAS para a má-vontade, exceto quanto o resultado (?) é ruim para a obra divina. Eu, Clésio..., maior, residente..., jornalista, CPF.., CIC.. posso CONCLUIR, com base no texto acima, que ESPÍRITO EXISTE, PROJEÇÃO ASTRAL EXISTE, MAS É COISA DE PESSOA COM ESQUISOFRENIA BRANDA! Agora, a coisa perdeu a seriedade, amigo! VEJA: a) Técnica de relaxamento é indispensável à projeção astral consciente; b) Uma moça VIAJOU NO TÚNEL BRILHANTE e um senhor flutuou (só se flutua na água) PAIROU A 20 MIL METROS DE ALTITUDE. O que ficou faltando? Os dois gritarem que Deus abanava para eles? Quanto à esquisofrenia branda é para DESMORALIZAR A COMPROVAÇÃO e CONSTRANGER A CONFISSÃO DAS PESSOAS. Ora, é nessa experiência que constataram PREDISPOSIÇÃO...? O restante dos humanos são todos donos de saúde perfeita? Olha, a ausência dessa observação talvez pudesse levar CHARLES a ser chamado de esquisofrênico, sem adjetivo...

“O testemunho inegável de que a nossa consciência está no cérebro, e não em qualquer coisa fora dele, é a perda de memória ou habilidade resultante de acidente que atinja a massa encefálica. Uma pessoa de quem se arranca uma perna ou um braço pode até ter um desmaio momentâneo devido à dor, porém conserva intactas suas faculdades mentais” (João de Freitas, “Ateu Graças a Deus, pág. 90).

RESPOSTA - Essa é triste! Com todo respeito, permita-me dizer que NUNCA LI TAMANHA BESTEIRA. Derrubo o "testemunho inegável" com simples pergunta: VOCÊ RACIOCINA COM A CABEÇA OU COM AS PERNAS OU COM OS BRAÇOS? Já expliquei que o cérebro é instrumento do espírito. Se o cérebro é vitimado, o que o espírito pode fazer? Manifestar-se através das pernas ou dos braços, que o João resolveu arrancar, tentando provar que a consciência reside no cérebro? O raciocínio dele equivale a um peixe dizer para outro peixe: "NÃO EXISTEM ÓCULOS, POIS NUNCA VI UM PEIXE DE ÓCULOS".

Atualmente, quando já temos aparelhos de alta tecnologia capazes de mostrar o cérebro em funcionamento, as coisas ficam muito mais claras.

RESPOSTA - CERTO E ERRADO. Para mim, cada vez ficam mais claras. Para quem confunde matéria e espírito, cada vez mais confusas, embora, como o peixe, possam achar que provam a inexistência de óculos com maior facilidade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui