Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Cataplana -- 05/07/2004 - 01:43 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cataplana é uma espécie de panela e também uma receita audaciosa: juntam-se frutos do mar, pimentões de várias cores, temperos dos mais diversos. Tudo isto vai para uma ca-ta-pla-na: panela de cobre. Mas nao é uma panela comum e corrente. Esta é pouco comum e nada corrente - só se ajeita sobre fogo de grelha, fogo de chão ou encaixada em pedras e carvão em brasa. E não fica por aí - é uma construção em cobre, composta de dois hemisférios, o norte e o sul. Ambos se fecham como ostra, mas com uns ganchos bem colocados em suas beiradas. É de origem ibérica.

A cataplana fazia sua estréia (para mim, os demais já a conheciam) num piquenique bem planejado: num parque ensolarado, rodeado de árvores frondosas... um laguinho ali por perto, uns barquinhos por lá espalhados.

Mas, de repente, chegou uma penetra: a chuva, entrando pelo piquenique sem ter sido convidada. Sem a menor cerimónia, foi se ajeitando entre mesa e bancos, entre toalhas e travessas, entre árvores e laguinho. E como o mesmo se inchava de alegria com tal visita, logo mais estaríamos boiando... Em tempo, saímos correndo, cada um procurando o caminho mais curto para um galpão que mal se deixava avistar atrás da cortina de água.

Enfim, todos salvos, sob um telhado amigo e abençoado. Olhando para o céu, mentalmente nos perguntávamos por quê foi chover logo agora ...

E eis que alguém dá um berro: a ca-ta-pla-na! Fora deixada sob a chuvarada, chiando entre a quentura das chamas e o frio do vendaval e da água... Até que um samaritano se aventurou pelo aguaceiro e trouxe o dourado globo de cobre, suas ostras e mariscos saltando lá por dentro - incomíveis...[esta palavra não existe, fica registrada a invenção da mesma :-)].

Hoje, portanto, conheci uma cataplana. Apresento-lhes: uma panela original. Muito bacana.
---------
Érica Eye
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui