Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50680)

Humor (20040)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ditadura -- 14/10/2002 - 14:13 (Dilson Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ditadura



A ditadura militar do Brasil, que eu vivenciei de 64 a 85, ocorreu em uma época de transição na sociedade em nível mundial. Coincidiu com movimentos feministas, protestos da comunidade jovem e movimentos culturais e estudantis.



O meio artístico teve um papel importante. As manifestações culturais foram monitoradas por elementos do hoje extinto SNI (Serviço Nacional de Informação) e o Departamento de Censura Federal dava previamente o sinal verde à letra de música, peça teatral ou programa de radiodifusão, cujo texto não contivesse trechos que pudessem subverter a ordem nacional. Caso houvesse qualquer indício de subversão, qualquer frase que evidenciasse uma tendência reacionária, o autor, o diretor, atores, ou qualquer outro envolvido - mesmo amador, era preso e sujeito a interrogatório, que via de regra culminava com tortura física e lavagem cerebral.



Na política, existiam apenas dois partidos: o de direita: ARENA (Aliança Renovadora Nacional), atualmente PDS (Partido do Desenvolvimento Social), que apoiava o governo, formado por militares e tecnocratas e o de esquerda: MDB (Movimento Democrático Brasileiro) atualmente PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro), que em tese era oposição.



Havia-se despertado um ufanismo exagerado em torno da imagem da nação brasileira: “Esse é um país que vai pra frente”. “Plante, que o governo garante”. “Brasil: ame-o ou deixe-o” e outras frases pontearam as gestões governamentais militares, que se sucederam: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Projetos faraônicos foram iniciados, para mostrar a grandeza, a soberania e a necessidade de independência econômica e integração nacional: Ponte Rio-Niterói, Rodovia Transamazônica, Paulipetro, Carajás, Itaipu e outros, a maioria deles sem conclusão ou continuidade.



Durante essas três décadas, de crise energética mundial, lançaram-se projetos e parcerias de risco, como prospeção de petróleo no mar territorial brasileiro, usinas nucleares e o pró-álcool, que ousava substituir a gasolina derivada de petróleo, pelo álcool, extraído da cana-de-açúcar, energia oriunda de matéria prima renovável.



Por outro lado, incentivou-se o transporte rodoviário, em detrimento do fluvial e do ferroviário, este último relegado ao mais completo abandono, excetuando-se o metrô, que de fato é uma obra considerável, que herdamos da ditadura.



Muito se explorou por parte da imprensa falada e escrita, a respeito de seqüestro de personalidades, com propósitos políticos e das guerrilhas urbanas, ocorridas durante o regime de exceção. Porém, mesmo me considerando um cidadão alienado das manifestações contrárias ao regime, posso afirmar com toda certeza que: apesar da ordem reinante, do equilíbrio da oferta e procura no mercado de trabalho, da qualidade de vida melhor nos centros urbanos, a população protestava mais e reivindicava mais do que hoje em dia, época em que acreditamos viver num regime democrático, de um governo de raiz social.



Dilson Nunes







Leia mais:



Pensamentos> Amigo - Heroi



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui