Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ALEGORIA DA LETRA "O". -- 21/06/2004 - 08:52 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alegoria de uma historia que nos remte a mais de um significado para ela mesma.
Pois então. Era uma vez um livro grande, mas muito grande. Ele era tão grande que nem o homem mais forte daquela terra conseguia carrega-lo.
O livro ficava exposto na praça da cidade. Ficava junto com o coreto, perto do carrinho de pipoca. Ao lado do lambe-lambe.
As letras também eram grandes. Parecia escrito por algum rei. As letras eram escritas à nanquim. As crianças ficavam curiosas sobre aquele livro.
A explicação estava colocada numa placa ao lado dele. A placa era pequena comparada a magnitude do livro.
Continha apenas os seguintes dizeres: "AS LETRAS SÃO A ALEGRIA DA VIDA. DIVIRTA-SE COM ELAS".
Realmente os dizeres da placa traziam consigo muitas formas de interpretação. Podia ser um convite a introduzir as crianças à leitura. Talvez uma inspiração para se sentar na praça e contar histórias. Ou ainda revelaria algum mistério perdido daquela cidade.
Quais eram os dizeres do livro?
Nenhum. Apenas letras soltas, muitas letras. Palavras perdidas.Vários idiomas. Sílabas, muitas silabas. Tantas que poderíamos sim construir a nossa historia.
O livro era tão interessante, que a praça vivia cheia de crianças. Muitas crianças. A maioria daquelas que adora ler, ou ainda as que estão iniciando essa maravilhosa viagem.
Faltava uma letra no livro: a LETRA "O". Não se via umazinha sequer. Isso era perceptível, porque a criançada juntava as letras e silabas para formas palavras.Nesse momento,a letra "O" não comparecia.
Mas um dia alguém disse:
- " A letra "O", da palavra alegoria, resolveu passear.Ainda não voltou e não se sabe quando voltará. Portanto, divirtam-se com a ALEGRIA que este livro proporciona às vossas vidas".
Essa explicação passava de boca em boca, apesar de não estar registrada naquela placa.
Depois eu ouvi dizer que esse livro era o "Livro da Vida". Da vida de cada um.
E ouvi também que a ausência da letra "O" era para que não pensassemos muito em tristeza naquele momento. Somente em ALEGRIA, conforme a placa instruia.
Porque a letra "O" nos remete a pensar que a vida da voltas. Mesmo sem saber ler. Apenas de olha-la.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui