Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Que Há Por Trás das Festas Juninas Escolares ? -- 20/06/2004 - 12:40 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Que Há Por Trás das Festas Juninas Escolares ?

Todos sabem que festa junina é uma manifestação cultural , em que celebramos os seguintes santos : São João , Santo António e São Pedro .
Neste tipo de festa , são vendidas guloseimas , como : pamonha , pinhão , batata quente e bolo de milho . Sem falar , que existem brincadeiras , como : pau - de- sebo , pescaria e quadrilhas .
Bem , as festas que sempre me causam desconfianças são : as festas juninas realizadas em escolas particulares . Pois , sempre desconfiei que estas instituições lucram muito com este tipo de festa .
Afinal , as prendas e as doações dos alimentos são feitos pelos próprios alunos .
Nos anos 80 , eu estudava num colégio de freiras e gostaria de relatar alguns fatos a este respeito :

1982 :

2 º Série :

Mês de Maio

A professora falou :

- Mês que vem teremos festa junina . Portanto : crianças tragam prendas e alimentos . Afinal , a turma que trouxer mais prendas e alimentos ganhará um troféu de honra ao mérito .
Como eu tinha 8 anos e era inocente , me esforcei ao máximo para trazer prendas e alimentos . Afinal , eu gostaria que a minha turma ganhasse o troféu .
A festa junina passou ... e nada do prêmio !
As férias de julho passaram ... e nada do prêmio !
O dia dos pais passou ... e nada do prêmio !
Então , perguntei para a professora :
- Professora , a nossa turma foi a vencedora das doações da festa junina ...
- Então , onde está o troféu ?
Assim , a professora , respondeu :
- Bem , este assunto pertence à direção .
Então , passou setembro , outubro e novembro . Porém a nossa turma nunca viu o prêmio .

1983 :

3º Série :

Mês de maio .

A outra professora disse :

- No próximo mês , a nossa escola realizará mais uma festa junina . Assim , a direção da escola pede para que vocês tragam : prendas e alimentos . Pois , a turma que trouxer o número maior de prendas e alimentos , ganhará uma viagem para Foz do Iguaçu .
Então , como eu tinha vontade de conhecer Foz do Iguaçu , eu me esforcei para trazer muitas prendas e alimentos .
Novamente , a minha turma foi a vencedora no número de doações .
Assim , a festa junina passou ...
Vieram as férias de julho ...
Chegou o dia dos pais ...
Surgiu a primavera ...
E o prêmio da turma continuava em silêncio .
Até , que em outubro , eu perguntei :
- Professora , quando a turma receberá o prêmio pelas doações de festa junina ?
- Quando viajaremos para Foz do Iguaçu ?
Assim , a professora respondeu :
- Por favor , não atrapalhe a aula !

1984 :

4 º Série :

Mês de Maio :

A mestra comentou :

- Alunos , estamos próximos da festa junina . Então , tragam muitas prendas e doem muitos alimentos . Afinal , o dinheiro arrecadado com as doações do evento , servirá para a construção de um grande ginásio de esporte e a turma que trouxer o maior número de doações , ganhará um diploma de : " Honra Ao Mérito " .
Então , mais uma vez eu me esforcei para trazer o maior número de prendas .
Assim , novamente , a minha turma venceu .
A festa junina passou ...
Passou agosto ...
Passou setembro ....
Passou outubro ...

Então , perguntei para a mestra :

- Professora , quando irão começar a construir o ginásio de esportes ?
Assim , a mestra respondeu :
- Brevemente , brevemente ...

Bem , hoje estamos em 2004 , visitei esta mesma escola semana passada e não vi ginásio de esportes nenhum.
Em relação ao diploma da : " Honra Ao Mérito " , realmente eu ganhei um ...
Ganhei um diploma de burra e de idiota , pois só agora notei que a escola em que estudei , usou mentiras e ilusões para fazer que os alunos doassem prendas e alimentos , através de promessas fantasiosas .
Então , me diga leitor :
- Você já estudou numa escola destas e já passou por algo semelhante ?


Luciana do Rocio Mallon .


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui