Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Coroas ( I ) -- 19/06/2004 - 19:54 (fernanda araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Coroas
Fomos convidados a passar uns dias em Coroas. Fizemos uma viagem muito agradável, sendo o único senão, o triste estado de nossas rodovias. Depois de percorridos 177 Km, chegamos ao trevo que dá para a cidade "Coronel Xavier Chaves", conforme indicava a placa. Antes, uns 20 minutos, havíamos passado pela cidade de São João Del Rei. Depois de mais 5 Km de estrada já estávamos na pequenina cidade com menos de cinco mil habitantes. Suas ruas bem limpinhas são enfeitadas com jardins cuidados com muito esmero e gramas aparadas, demonstrando todo o zelo não só do prefeito e seus auxiliares, mas de toda a população com a sua terrinha.
Chegamos ao centro da cidade - uma Praça com vários bancos, um busto de bronze de um dos benfeitores do lugar, um coreto e muitas flores. E também uma igrejinha de pedra tão linda quanto antiga!
As casas tinham suas portas e janelas abertas. Bicicletas "despreocupadas" nas portas. Crianças brincando. Surge, na porta de um sobradinho, um casal que veio ao nosso encontro. Era a família Passarini (descendente de italianos) - xavierense - que ali sempre passa os finais de semana, fugindo do barulho da capital. Muitos abraços e cumprimentos. E um gostoso almoço estava à nossa espera.
Mas por que os xavierenses chamam a cidade de Coroas? Quem nos explicou foi o Dr. José Geraldo - advogado, escritor e nosso anfitrião.
No começo era apenas um arraial banhando pelo Rio Mosquito, por isso chamado de Mosquitão. Com o tempo resolveram mudar o nome para Xavier, buscando a proteção de S. Francisco Xavier. Um dia, resolveram emancipar-se e juntaram-se a outro arraialzinho chamado Canoas. Feita a votação para o nome da nova cidade ganhou "Canoas". A documentação necessária foi toda arrumada com capricho, embora tudo feito à mão. A grafia não foi bem entendida e depois de alguns meses chegaram os papéis oficiais onde todos leram que o município receberia o nome de Coroas! O que fazer? Assim foi ficando até que mudaram o nome da cidade para Coronel Xavier Chaves. Mas a população já havia se afeiçoado ao nome Coroas e não se adaptou à troca . Se ficou com dois nomes não importa. O que conta é a tranquilidade de seus habitantes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui