Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O título que falta -- 16/06/2004 - 20:56 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Já que o assunto esfriou um pouco, vou dar meu palpitezinho. Lembram quando escrevi ser anti-ético ficar falando dessa ou daquela personalidade, principalmente quando estas se encontram por baixo, pegas em alguma armação, deslize ou congênere? Lembram. Não, então eu provavelmente não tenha escrito, então...
A uns quinze anos eu morava no interior de Mato Grosso, quando chegou em nossa cidade uma caravana musical comandada por um desconhecido chamado Augusto Liberato. O novato iniciava então no SBT. Diziam que viria a ser o substituto de Silvio Santos.
Quando uma novidade dessas surgem em pequenas cidades do interior, geralmente todo mundo aparece para apreciar. O estádio, onde se fez a apresentação, lotou de gente querendo ver a novidade da cidade grande.
A apresentação foi medíocre. Os artistas, todos de segundo time, não fizeram o menor esforço para que os bregaços saíssem ao menos em bom tom. Quanto ao Gugu, tratou mal a todos . Alguns lapsos de falsa alegria quando gravou alguns trechos que foram ao ar em seu programa de domingo.
Desde aquela época eu guardei esta imagem do Gugu: alguém que vive única e exclusivamente para ganhar dinheiro; que faria de tudo para chegar ao topo do sucesso.
Ao contrário de Gugu, sempre tive a maior admiração por Benedita da Silva, uma lutadora que fez tudo, honestamente, para chegar onde chegou. Poucas pessoas no mundo tem uma biografia como a dela. Saiu da favela para tornar-se Governadora do Rio de Janeiro e Ministra de Estado.
Gugu e Benedita saíram da pobreza e chegaram, com seu esforço pessoal, ao topo. Duas personalidades que ao seu modo sabem como ninguém o quanto custa uma carreira. Mas agora os dois estão envolvidos em escàndalos nacionais. Gugu queria IBOPE e Benedita aproveitar a viagem para orar. Gugu sabia da armação na tal entrevista. Benedita não sabia da armação no Diário Oficial. Os dois estão em situações constrangedoras por não terem medido suas atitudes.
Para uma história como a de Benedita é muito mais grave seu descuido do que para Gugu. Bendita sempre fora pautada pela lisura; Gugu sempre esteve em meio ao espetáculo, local onde os holofotes transformam a qualquer um . Manter-se na crista da mídia tem seu preço e seu jeito de faze-lo. A explicação dada por um justifica a falta cometida, tanto que ele mesmo já admitiu a culpa. Mas Benedita insiste que a viagem fora oficial, porém suas explicações estão cada vez menos convincentes. Tudo indica que ela está mentindo, já que o Vice-Presidente da Republica se propós a pagar as supostas despesas de viagem. Se tudo estivesse certo por que estão querendo devolver dinheiro? Por que tanta demora em esclarecer algo tão simples?
Gugu assumiu parte da culpa, fato que o inocenta de um crime, que a bem da verdade não atinge em nada o trabalhador, afinal todos os apresentadores inventam, e a televisão é a grande enganação desde que se criou.
Benedita não admite a culpa de algo que é gravíssimo: o desvio de dinheiro público. Pelo menos o uso inadequado do dinheiro de uma pasta que atende a milhões de carentes. Isso atinge em cheio a toda a sociedade. O desencanto foi total. Os que admiravam Benedita ficaram chocados, não só com os desvio, que foi pequeno, mas com a atitude em si. Resta uma pergunta: quantas vezes ela fez uso de sua condição política em proveito próprio?
EU espereo sinceramente que tanto Gugu como Benedita consigam provas suas inocências, afinal de contas os dois representam modelos para o povo brasileiro. Os dois são exemplos de luta de conquista em uma sociedade carente de heróis.








































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui