Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vícios -- 11/10/2000 - 12:58 (Luís Augusto Marcelino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenhos dois vícios irremediáveis: o cigarro e a cerveja. O da cerveja, por sinal, se confunde com o da necessidade de jogar conversa fora no "Pub" do Carlão (na verdade, um boteco tradicional, daqueles onde se descansa o cotovelo no balcão e onde se disputam calorosas partidas de dominó). Isso sem contar as manias, como a de acomodar as notas na carteira por ordem de valor. Se bem que está difícil achar uma nota de cem, ultimamente. Outro hábito que tenho é aparar o espirro com a mão esquerda, mesmo sendo destro. Quem me ensinou essa mania foi meu tio Alberto. Dizia que, agindo assim, evitaria o desconforto de ter de apertar a mão de alguém e, de quebra, presenteá-la com uma porção de vírus. O que era uma simples lição de boas maneiras acabou se tornando um vício, de tanta repetição. E, ontem, descobri que tenho mais um, para desespero da minha mulher.

- Já não bastava esse bafo-de-onça, agora mais essa?

Um comportamento bastante comum dos viciados é gravar datas. "Parei de fumar dia tal. Fiquei abstinente tantos anos, tantos dias e tantas horas. Voltei na semana passada." Eu também sou dado a essas coisas. No dia 28/07/2000 publiquei minha primeira crónica na Internet. De lá para cá a periodicidade dos textos só foi diminuindo. Ao ponto de ficar atento a qualquer movimento ao meu redor, querendo um simples motivo para pegar a caneta e a folha em branco. Nessas horas, para bem da verdade, fico louco para ter um notebook daqueles bem levinhos, cheios de potência e recursos e com autonomia para umas oito horas. Nem sei se isso existe. Mas, de qualquer modo, a grana está curta e eu não teria mesmo como comprar. O próprio Carlão anda reclamando que eu devia trazer o material de casa, pois vivo lhe pedindo papel, caneta e opiniões. "Vai me colocar como co-autor, cretino?" Sábado foi dia em que bastou eu ouvir um nome e associá-lo a uma história meio verídica, meio inventada - característica marcante da crónica. Saiu "Vira-casaca". Outro dia vi meu filho apontando lápis e corri para o caderno espiral escrever "Lápis de cor". E os dias vão se passando, mais idéias vão brotando e a esferográfica não consegue dar conta. Até deixei de lado o romance que estava escrevendo. Simplesmente porque, no meio de um capítulo, estalava uma vontade tremenda de fazer uma crónica sobre aquela passagem. Pode?

- Abri uma cervejinha para nós, amor - convidou-me Maria Lúcia.

- Agora não posso. Estou escrevendo... o álcool tira a coordenação das idéias.

A pobre voltou para a cozinha, bandeja e tulipas nas mãos. Não disse mais nada. Mas acho que preferia meus outros vícios.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui