Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A morte e a morte de Ronald Reagan -- 06/06/2004 - 14:53 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando ouvi a notícia da morte de Ronald Reagan, não pude resistir a pensar na sorte extraordinária que este homem teve na sua vida. Nascido em família modesta, Ronald Reagan foi só sair do ginásio que encontrou emprego como radialista; depois, como salva-vidas; logo mais, como entregador de telegramas; foi andando pela vida, de emprego em emprego, até que acertou com o primeiro grande trabalho - o de ator de cinema, categoria B (em filmes do mesmo código). Daí, para o palco maior, a Casa Branca, foi um salto - pulou lá pra dentro e aterrissou de pé.

Não consegui deixar de pensar na semelhança entre a morte dele e aquela que foi narrada pelo Jorge Amado no A morte e a morte de Quincas Berro D Água . Porque em ambas as vidas - guardadas as infinitas proporções entre os dois homens, o Quincas e o Ronnie - as mortes foram mais ou menos semelhantes. A primeira morte de ambos foi bem escondida - Ronald Reagan foi literalmente afastado dos olhos públicos, há dez anos atrás, quando reconheceu sua doença. Fizeram com que ele sumisse do radar. A família do Quincas fez a mesma coisa - não deixou que ninguém soubesse que o homem tinha morridos de uma grande bebedeira.

O Ronald estava vivo, lá no palácio dele, mas para o mundo, ele deixou de falar, de pensar, de existir. Só a família sabia dele.

Finalmente, veio a morte orgànica. Sem apelo - ninguém pode esconder mais nada. - O Quincas foi enterrado pela família, como se recém tivesse morrido. E foi só depois que a família do Quincas deu o sim , é que o homem foi declarado morto. - Foi só quando a dona do Ronnie disse sim , é que o semimorto apareceu como morto.

Há dez anos que RR já não participava de coisa nenhuma e nem sabia mais quem era. Sua cabeça já estava pra lá de Bagdá há muito tempo.

Agora o corpo a alcançou.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui