Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Mãe Dulcima -- 08/10/2000 - 21:45 (Mastrô Figueyra de Athayde) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ela é a queridinha da galera da tesouraria do Tribunal News, região central de Sumaré. Querida não apenas pelo seu status de a mais experiente funcionária, mais sobretudo pelo seu jeito de ser simples e pelo seu lado maternal, ajudando todos aqueles que necessitam de uma mão amiga. Por essa e por outras, Dulcima é carinhosamente chamada de mãe. Aquela que apoia nos momentos certos e que dá bronca quando é apropriado. Com ela não tem moleza.
É por essas qualidades, que Mãe Dulcima acaba caindo em alguns micos, principalmente em se tratando de sua vaidade.
Um certo dia, Mãe Dulcima fez inscrição em uma academia de ginástica, para que possa perder alguns quilinhos, deixando de vez a sua vida sedentária de casa - trabalho. Em uma dessas sessões de ginástica, Mãe Dulcima foi até a academia debaixo de chuva, fez uma hora e meia de musculação e por fim tomou um belo banho no vestiário. Ao sair da academia, como é de praxe, Mãe Dulcima resolveu passar uma maquilagem básica: pó de arroz, rimel, baton e base para retocar as sombras. Só que nesse mar de maquilagem, a nossa heroina acabou esquecendo que do lado de fora da academia estava caindo um maior pé d água. Dulcima como não dá o braço à torcer, acabou encarando aquela chuva. Colocou a toalha sobre a cabeça e saiu andando, como nada estivesse acontecendo.
"Mãe Dulcima é uma mulher de fibra!", dizia a Morena dos panfletos, que viu o momento que Dulcima deixava a academia. Por mais que a chuva estivesse borrando os "leves" traços de sua maquilagem, a tesoureira não perdia a pose, também, já estava noite no centro da cidade e ninguém reparará no estrago causado, que parecia mais uma erosão em dia de pororoca brava no encontro do Rio Amazonas, com o Oceano Atlàntico. Esses imprevistos fazem parte da vida...
Mas mesmo assim, esta pequena notícia, acabou tomando rumos bem maiores pelos corredores do Tribunal News. Dannyela Porpeta foi a primeira a espalhar a novidade entre os colegas de profissão. "Onde já se viu? Usar maquilagem na chuva? Só a Mãe Dulcima mesmo...", comentava a "vitaminada" recepcionista logo pela manhã do dia seguinte.
Mãe Dulcima ao chegar no Tribunal News veerificou que algo de estranho pairava no ar, alias, mãe que é mãe percebe qualquer mudança entre seus filhos. A apreensão tomou conta dos corredores e Dulcima já não sabia mais o que fazer. "O que foi que eu fiz de errado", se culpava Dulcima dentro da sua minúscula sala, tendo como música de fundo "Morango do Nordeste", cantada pelos pagodeiros em uma versão tecno.
No final do expediente, todos os funcionários do jornal se reuniram em uma sala dos fundos e chamaram a mãe Dulcima à comparecer. Ela estava totalmente passada, mal sabia o que estava prestes à acontecer. Ao chegar na sala, o silêncio tomou conta do ar. Era possível escutar as batidas do seu coração, quando todos em uma só voz começou a cantar parabéns à você. Ela ficou com a cara estarrecida, não entendendo o motivo da festa, já que não era dia de seu aniversário. Após a cantoria, os amigos de trabalho explicaram para a Mãe Dulcima que a festa era pelo seu aniversário cinco anos de tempo de serviço. Como presente, Mãe Dulcima recebeu um kit de maquilagem especial. Aquela que é impermeável, que não sai na água. A mesma usada pelas nadadoras do nado sincronizado, que estiveram nas Olimpíadas de Sydney. Junto estava um bilhete, que dizia sobre a importància de ter um amigo, ou melhor, uma mãe. Este era o real sentimento que todos tinham por Dulcima. Poucos sentimentos são tão fortes como este e ainda bem que temos uma mãe...
Dois meses depois desta festa relàmpago, Mãe Dulcima pediu afastamento no serviço. Ela estava com viajem marcada para a cidade de Porto Alegre, onde disputaria um torneio de nado sincronizado. "Aquela chuva até que veio à calhar!!!..."

Mastró Figueira de Athayde é cronista e bombeiro encanador
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui