Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->OLHO QUE VÊ MIRAGEM NÃO SABE MIRAR O ALVO. -- 18/05/2004 - 21:43 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nós somos relutantes em aceitar que nossas vidas não tenham um resultado absoluto. Como se fosse conta de matemática.
Relutamos em admitir que em algum momento enfrentaremos situações mais difíceis, como qualquer ser humano.
Lutamos contra a idéia que a vida se vive com os pés na realidade. Que imaginação é pra uma hora ou outra. Mas essa viagem à imaginação tem retorno.
Fazemos de tudo para entender a equação de nossas vidas.Queremos materializar e dar forma ao resultado. E assim colocarmos ele na palma de nossas próprias mãos.
As tentativas são muitas. Mas a vida não tem forma, cor, tamanho definido, apesar de querermos isso.
Queremos tanto, mas tanto que:
- Quando alguma coisa ruim acontece conosco, pedimos pra nunca mais se repetir.
- Quando um fato indesejado se repete, pedimos pra não acontecer de novo.
- Se um acidente de percurso em nossas vidas nos tira do prumo, rezamos pra não mais ocorrer.
- Quando um fato desagradável de nossas vidas vem a tona, culpamo-nos por ter errado.
- Se alguém nos ofende, desrespeita-nos sem pedir desculpas, lamentamos a falta de educação do sujeito.
- Se um estranho se mete a invadir nossa privacidade, barramos o mesmo na porta de entrada.
-Se alguém vem a nós quando estamos com a cabeça cheia, nos perguntamos como é que outros não vêem que estamos "mal".
Nosso desejo é ir no sentido contrário às adversidades.
Adversidades são as coisas ruins, fatos indesejados, acidentes de percurso, fatos desagradáveis, ofensas, falta de respeito, invasão de privacidade.
Se elas não existissem, temos a certeza mais que absoluta que nossa vida seria muito mais fácil.
Mais fácil porque evitaríamos sentimentos negativos e indesejados em nosso cotidiano.
Nossas vidas seriam levadas com mais serenidade.
Serenidade que elimina nossa pressa de viver e realizar tudo, mas tudo mesmo, no dia de hoje.
Pessoas vivendo os fatos exatamente como imaginavam que fossem acontecer.Porque nada, mais nada mesmo contradiria suas expectativas.
O indesejado seria eliminado.
Nosso caminho seria completamente livre. Chegariamos mais rápido onde queremos.
Alcançar nossos objetivos sem nenhuma barreira. Nenhuma.
Incorporaríamos uma sensação de que tudo é perfeito e feito na medida para nós.
Como se nosso caminho fosse guiado por um guia conhecedor de nossa rota. Milímetro por milímetro.
Concluiríamos que não se faz necessário conhecermos o nosso caminho.
PODERIAMOS AGIR COMO ESPECTADORES DE NOSSAS PROPRIAS VIDAS AGUARDANDO O FIM DO ESPETACULO. QUE JÁ SABEMOS O FINAL.
Nosso papel seria apenas bater palmas e agradecer.
Porque a gente tem a certeza mais que absoluta que uma hora iria chegar lá. Afinal, trata-se de um mundo sem adversidades.
Sabemos que jamais andaremos nas ruas e alguém nos desrespeitará. Mesmo se ultrapassarmos o carro pela faixa da direita.
Temos a certeza absoluta que não haverá ofensa nenhuma mesmo que furemos a fila no banco.
Imagina se o professor nos expulsara da sala de aula? Mesmo que ronquemos na aula.
Afinal, somos isentos de fatos adversos às nossas vontades. Acontecerá apenas aquilo que desejamos.
Sendo assim, podemos fazer o que quisermos. Afinal, querer e desejar neste mundo é ter o poder absoluto.
Não há mais a necessidade de leis, regulamentos, normas. Nada. Somos nós os juizes de nós mesmos. Ao excluírmos a palavra "adversidade" de nossas vidas, todos se entendem.
A disputa de poder entre as pessoas se resolverá, porque não há consequências ruins para ninguém.
Mesmo que se resolva através de uma briga, uma hora ela cessara. Mesmo que esta briga vire uma guerra envolvendo muita gente.
Mesmo que esta guerra implique em mortos e feridos.
Mesmo que esta guerra seja a maior adversidade que o mundo já viu. Ninguém acreditara. Porque muitos estão vivendo num mundo em que não há adversidades. É o seu mundo. O mundo de ninguém. Porque viver isolado e cercado por seu próprio mundo, sem trocas e relações, é o mesmo que viver no imaginário.
Que o desejo impera. Que o limite inexiste.
Onde as pessoas pensam que é mais fácil reclamar o problema à enfrenta-lo de verdade.
Onde tudo é perfeito, mesmo com as imperfeições que existem no mundo de hoje.
Onde as pessoas devem ser cegas, porque as adversidades existentes em todo mundo estão estampadas nas caras das pessoas. Em todas as formas, seja de tristeza, preocupação, revolta. Também de alegria, sucesso, felicidade.
Está certo que algumas poucas tem o bom senso em pensar que um dia pode ser ruim, mas muitos dias seguidos podem ser ótimos.
Para estes as adversidades da vida resumem-se em poucas linhas, mesmo que sejam muitas.
Porque estas pessoas sorriem por estarem vivas. Simplesmente. E lidam com adversidade como uma diferença natural existente entre nós, seres humanos.
Entendem que é enfrentando o adverso que se cria e desenvolve oportunidades de desafio. De superar-se.
Nós não somos iguais. Produzimos diferentes relações, idéias, contextos.
E nestas diferenças caberão conflitos. Mas também frutificarão as oportunidades para as grandes conquistas de nossas vidas.
E com as conquistas levaremos a vida adiante. Positivamente. Por nossa própria conta. Sem nos considerarmos perfeitos. Mas administrando nossas imperfeições para que possamos conviver em paz.
A paz é o caminho mais certo para enfrentarmos serenamente as adversidades de nossas vidas. Reconhecendo que elas podem existir. E existirão. Sempre.
Ao tratarmos a adversidade como uma diferença natural que se acomoda pacificamente, ai sim o mundo será mais sereno. E tudo mais fácil. Isso sem fazer de conta que vivemos no mundo da imaginação.
Assim as tais adversidades serão menores. Certamente.
E não será mais necessário ficar sentado aguardando o final do espetáculo para bater palmas. Porque o show não é tão sombrio assim. Nós somos atores dele. Devemos participar.
Por este motivo que a gente só entende o mundo imaginário dos livros, do teatro, do cinema e das artes se vivermos no mundo real. Porque mesmo nesse mundo a vida é baseada na diferença e em desafios.
O final pode ser extremamente feliz mesmo que haja uma passagem não tão agradável em sua historia. Anime-se, viva a vida real porque SEMPRE temos muito com quem contribuir.
De nada adianta querermos excluir estes rastros de nossas vidas. Porque é assim que fazemos nossa história tornar-se referência positiva para nossos e outros olhos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui