Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62242 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6196)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fim da opressão -- 05/10/2002 - 20:05 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Solução para a opressão.



Qualquer que seja o Presidente, Governadores, Senadores e assemelhados que obtiveram a vitória neste pleito, resta saber se o grupo formado por estes elementos (só poderíamos chamá-los de conjunto se estivessem livres de vaidades e voltados para o objetivo comum de limpar os salões do poder, expulsando os ratos cheirosos que infestam seus gabinetes) cumprirá pelo menos 80% das intenções reveladas nas campanhas eleitorais.



Todas as áreas sociais estão propositalmente arrasadas por dois motivos básicos: as verbas destinadas a elas foram desviadas para os paraísos fiscais durante dezenas de anos e a carência de cada área sempre serve de trampolim eleitoral aos candidatos. Se não existirem problemas (não bastariam os naturais?) não haverá ninguém para escutar verdadeiras soluções prometidas (que apenas não são ativadas).



Em qualquer área, a solução passa por um primeiro e decisivo obstáculo: coragem de contrariar os interesses de poderosos grupos que não desejam a concorrência de quem pode resolver as necessidades por preços justos, sem precisar adicionar "comissões" na fatura. Se apenas este fator fosse eliminado com bravura e honestidade pelos administradores, o resto será fácil, pois cada problema possui entre 5 e 10 soluções viáveis. A escolha do melhor projeto seria feita pelos usuários afetados pelas benfeitorias a serem realizadas (espera-se que o bom administrador faça uma pesquisa entre os membros da comunidade afetada para identificar suas reais necessidades para evitar desperdício de recursos efetuando obras, adquirindo material em excesso ou definindo planos de atividades inócuos).



E só mais um detalhe: você terá meios e vontade de "colar" no elemento a quem você conferiu sua procuração através do voto? Isto não significa necessariamente aborda-lo na esquina, telefonar e enviar cartas ou e-mails para ele toda semana (quem puder fazer isto, ótimo). Significa sobretudo estar incorporado a uma entidade (sua associação de bairro já serve) de conceito que tem o dever principal de regularmente conferir se cada item do programa anunciado vem sendo cumprido dentro dos prazos imaginados e a preços razoáveis. É sobre esta entidade que você freqüenta regularmente que deve ser feita a pressão. Só assim deixaremos de viver sob opressão.





Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista de computador e Poeta – Setembro / 2002

e-mail : hpbchacra@bol.com.br e hpbflu@terra.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui