Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Responda quem puder -- 05/10/2002 - 10:00 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Responda quem puder



Se várias empresas doam altas somas para ajudar na campanha eleitoral de alguns candidatos como não possuem dinheiro para pagar os impostos devidos?

Por que este rombo tem de ser pago com nosso sangue?

Se o nosso corretor de seguros age mal conosco, no dia seguinte procuramos outro para substitui-lo. Se um representante público não cumpre no primeiro ano 10% do que prometeu na campanha eleitoral, por que temos de esperar 4 anos para demiti-lo?

Se após uma cirurgia um médico deixa uma agulha dentro de um paciente e este falece, certamente não será nomeado para chefe de nenhuma equipe médica em qualquer hospital. Se um sujeito roubou ou matou e foi condenado, como tem permissão para ser candidato a cargo público?

Se um sujeito é eleito, está recebendo uma procuração para representar o grupo de pessoas que o elegeram. Por que ele não tem de demonstrar publicamente quando entra e quando sai o valor de seu patrimônio?

Se cargo público não é emprego, por que uma pessoa pode exercer mais de 2 mandatos públicos consecutivos? Presidente de clube recreativo não tem esta facilidade.

O trabalhador comum se esfola mais de 30 anos e contribui com alto percentual para a previdência pública. Quando consegue se aposentar (apesar das dificuldades que fabricam para impedi-lo) passa a receber menos do que o correspondente aos seus descontos. Por que um "palerma(elementar)" tem direito à pensão integral após 8 anos de mandato usufruindo de excessivas mordomias, tendo 3 meses de recesso e embromando 3 dias por semana dentro das câmaras?

Se um sujeito faz campanha eleitoral abraçado sob a bandeira empunhada por seu partido, por que continua exercendo o mandato alegremente após trocar de sigla?

Dizem que nosso povo está politizado. Por que o horário eleitoral gratuito é único para os meios de comunicação? Deveria haver um revezamento entre as rádios (dentro de horário viável) e tvs para que democraticamente nos permitissem trocar de faixa no caso de não desejarmos ouvir as falsidades veiculadas.

Se os debates em rádios e tvs são democráticos, por que convidam apenas os 4 principais candidatos à presidência quando existem cinco ou seis concorrentes?

Se os candidatos disponíveis demonstram claramente submissão aos interesses estrangeiros, o que há para escolher?

Se o sistema eletrônico de votação não nos permite conferir o resultado após o encerramento do pleito, como poderemos acreditar que o evento foi realizado com honestidade?

Alguns otimistas dizem que podemos mudar este cenário através do voto consciente. Que precisamos conhecer em quem vamos votar (como se tivéssemos tempo e facilidade para rastrear a vida do suspeito). Se a tv exibe cena onde TODOS os "ve(ne)readores" de um Município do RS se reuniram para dividir entre si os impostos arrecadados, o que nos sobra para escolher?

Se o resultado do pleito ficará sob suspeita, por que seremos obrigados a perder um domingo para participar da farsa?







Haroldo P. Barboza – Matemático, Analista de computador e Poeta – Setembro / 2002

e-mail : hpbchacra@bol.com.br e hpbflu@terra.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui