Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A Aprendiz de Manicure e a Cliente Simpática -- 25/03/2006 - 19:29 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Aprendiz de Manicure e a Cliente Simpática

Amigos , como vocês já sabem faço curso de manicure numa instituição , onde 99 % das aulas são práticas . Lá , a população recebe atendimento gratuito das aprendizes .
Minhas aulas são todas as segundas . Então , eu passo a semana inteira imaginando como será a minha cliente , porque ela pode ser : calma , brava , triste , alegre ...
Sempre antes de dormir eu sempre fico imaginando como será a cliente da minha próxima aula .
Segunda – feira passada quando eu penetrei na sala , arrumei minha mesa no fundão e as clientes começaram a entrar . Então , uma senhora de cinqüenta e poucos anos sentou na minha mesa , com os seus enormes olhos verdes que não paravam de me encarar .
No primeiro momento , eu fiquei com medo pois pensei que ela era braba .
Depois eu disse que aquela era minha quarta aula prática .
Após isto , aquela senhora me olhou de um jeito compreensivo e aproveitou para dizer que gostaria que eu arrumasse as unhas das suas mãos .
Durante esta atividade , tivemos um diálogo muito interessante , que colocarei abaixo .
Para facilitar a compreensão do leitor , colocarei M para a fala da manicure e C para a da cliente :



C : - Eu quero que você corte as minhas unhas bem curtinhas .
M : - Sim , seu desejo é uma ordem e para isto , primeiro tirarei a tinta antiga de esmalte das suas unhas e as cortarei com o alicate de cortar unhas .
C : - Sabe , hoje era dia de eu ir para o psiquiatra do meu posto de saúde . Mas , só de birra eu vim para cá fazer as minhas unhas de graça .
M : - O que houve ?
C : - Eu fui no meu psiquiatra e reclamei que os dedos dos meus pés estavam caindo por causas dos fungos .
C : - Sabe o que ele me disse ?
M : - O que ?
C : - Trate primeiro da cabeça e depois cuide dos pés .
C : - Onde já se viu um médico se negar a fazer um tratamento ?!
Naquela hora , para não contrariar a cliente , eu disse :
M : - Que absurdo , né ?

C : - Por isto hoje que eu tinha consulta marcada com ele , só de birra eu vim aqui .
M : - Mas , eu acho que existe um médico especial para cuidar das unhas dos pés , o nome deste profissional é dermatologista .
C : - Der – ma ...
M : - Dermatologista !
M : - É isto , aí !
M : - Agora , irei tirar as suas cutículas , se por acaso doer por favor me avise .
C : - Tudo bem .
C : - Sabe , eu estou freqüentando uma igreja evangélica .
C : - Mas , eu só não concordo com uma coisa .
M : - Com o que ?
C : - Com este negócio de batismo na piscina .
C : - Jesus foi batizado num rio , ou , seja em água corrente . Por isto me nego a ser batizada numa piscina , que é água parada .
M : - Nisto você tem toda a razão . Jesus foi batizado no rio Jordão . Rio é coisa da natureza , portanto obra de Deus . Mas , piscina é uma coisa construída pelo homem .
C : Eu aceito ser batizada em qualquer tipo de água corrente : rio , lago , lagoa e até mar . Porém , em piscina nem pensar .
M : - Tem toda a razão !
C : - O pastor da minha igreja usa farda de policial . Acho que ele é da polícia . Falei isto para o meu genro vagabundo e ele morreu de medo . Acho que chamarei o pastor para abençoar a minha casa , daí o meu genro ficará assustado .
M : - È isto , aí !
C : - Esta semana entrei numa igreja católica e resolvi me confessar . Então eu disse ao padre que estava freqüentando uma igreja evangélica e perguntei para ele :
C : - Eu sou católica ou evangélica ?
C : - Assim , o padre disse que sou evangélica , pois é a igreja que eu freqüento na atualidade .
Naquele momento , uma senhora que estava sendo atendida por outra aprendiz de manicure , na mesa ao lado , olhou para a minha mesa com cara de assustada .
C : - O que é isto neste vidrinho aí , menina ?
M : - É óleo de amêndoas . Este óleo é muito bom , pois é usado desde a época dos egípcios para : hidratar a pele , evitar as rugas e amenizar as estrias .
C : - Sabe , eu freqüento a igreja evangélica , mas acredito em espíritos , também .
M : - Opa !
M : - Histórias sobrenaturais , espíritos e fantasmas são comigo , mesmo !
C : - Ás vezes , eu acordo no meio de um pesadelo e sinto que tem uma força que me pressiona e que não me deixa respirar . Quando sonho com os mortos , às vezes sinto eles me tocando .
M : - Coisas semelhantes já aconteceram comigo .
M : - Uma vez , era dia de finados , meu pai foi ao cemitério rezar por nossos parentes mortos na cruz das almas. Eu não quis ir . Naquela noite , sonhei que a minha tia Ordócia estava brava como o meu pai porque ele tinha se esquecido de falar o nome dela na oração . Depois que acordei contei sobre o meu pesadelo ao meu pai . Ele disse que , realmente , tinha se esquecido disto . Então , meu pai mandou rezar uma missa para ela .
C : - Eu acredito !
M : - Uma outra vez , sonhei com o meu falecido padrinho . Ele disse que a minha tia Euní , esposa dele viva , estava procurando um documento desesperadamente e que este documento estava no cofre . Então liguei para a minha tia e ela falou que , realmente , estava desesperada para achar a escritura da casa .
C : - Nossa !
Nesta hora , novamente , aquela senhora que estava sendo atendida por outra aprendiz de manicure , da mesa ao lado , olhou para a minha mesa com cara de espanto .
M : - Uma vez desmaiei na escola , uma professora espírita me socorreu e mandou eu ir no Doutor Leocádio , que ficava numa casa espírita na Vila Tingüi . Então , fui lá , fiquei na fila , quando chegou a minha vez , o médico olhou para minha cara e sem me examinar falou todos os problemas que eu tinha e me receitou remédios homeopáticos .
M : - Eu acho que desmaiei naquela época porque eu fazia muitas atividades ao mesmo tempo .
C : - Mas , ficar com a mente parada , também , não é bom . Afinal , cabeça vazia é oficina do diabo .
M : - Isto é verdade !
M : - Por isto , enquanto eu não arranjo emprego fixo , eu preencho o meu tempo escrevendo textos de minha autoria no computador .
M : - Já passei a base ...
M : - Que cor a senhora gostaria de escolher ?
C : - Eu quero uma cor bem alegre !
M : - Eu tenho : vermelha , laranja , dourada , pink ...
C : - Pink !
C : - Eu quero pink !
M : - Boa escolha !
M : - Esta é a primeira vez que passo um esmalte escuro em uma cliente . As minhas outras clientes , aqui do curso , só quiseram cores claras .
M : - Poxa , não consigo contornar direito o esmalte com este palito de laranjeira .
C : - Sem problemas .
Naquela hora , a professora passou na minha mesa e eu perguntei como se passa um esmalte escuro corretamente , Então , ela disse que a primeira mão se passa de leve e depois a segunda mão deve ser mais forte . Então , fiz exatamente como a mestra mandou .
M : - Agora , passarei óleo secante .
C : - Só uma pergunta :
C : - Onde você escreve mesmo ?
M : - No computador , na Internet e até tenho um blog .
M : - A propósito posso escrever um texto sobre o nosso diálogo e colocar na Internet ?
C : - Lógico !
C : - Adoraria ser uma fonte de inspiração !
C : - Agora , preciso ir !
M : - Até logo !
M : - Tenha uma ótima semana !
C : - Voltarei mais vezes !
Depois deste diálogo senti um alívio na minha alma . Então , cheguei a seguinte conclusão :
Às vezes a nossa vida é uma unha bichada , que precisa da ajuda de um dermatologista . Mas ela pode ser , simplesmente , uma unha mal lixada , que com a ajuda de uma manicure aprendiz chamada paciência pode se transformar numa unha reta . Porém , durante o tempo inteiro , é preciso colorir esta unha com cores alegres , como por exemplo com o pink que só a paciência pode oferecer porque nem todas as manicures são falantes e nem todas as clientes são simpáticas .
Luciana do Rocio Mallon


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui