Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->POSSE COMO DIRETOR-ANÍSIO TEIXEIRA -- 28/09/2002 - 22:12 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SRS. PROFESORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS
Em 12 de Julho de 1900 surge um vulcão de sabedoria na Cidade de Caetité no Estado da Bahia. Um indivíduo inerentemente marcado e demarcado por um alvo único: a educação.
Obteve, como não poderia deixar de ser, as notas mais distintas nos cursos primário e secundário. Logo após, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1922. Daí em diante, fez inúmeros cursos nos Estados Unidos, sempre direcionados à Educação.
Agora, as lavas do conhecimento educacional passaram a se derramar inicialmente sobre os baianos, expandindo-se, "a posteriori", por todo o Brasil e o Mundo.
Existe uma lista interminável de obras de sua autoria, como exemplos, cita-se: "Vida e Educação" e "Educação Progressiva", além de ter ocupado postos de alta relevância, destacando-se o de Secretário de Educação no Governo de Otávio Mangabeira, donde fez um trabalho profícuo e renovador e ter sido Conselheiro de Educação Superior da UNESCO.
Veio a falecer em 11 de Março de 1971, deixando um imenso "buraco negro" no meio educacional.
O nome deste emérito estudioso, pedagogo, filósofo e educador é Anísio Teixedira.
E, agora, respeitando-se essa figura tão cintilante em que os seus ensinamentos são repassados até hoje, honrando-nos com o seu nome ungido e emoldurado nesta Instituição, devemos, todos nós, ter como escopo único a educação e, conseqüentemente, o aluno, em última instância, tão bem valorizado por este mestre e célebre educador, sempre o tornando como paradígma e motivação na condução da nossa administração.
Iremos trabalhar com amor, galhardia, fé, esperança e, principalmente, união, ingredientes necessários na consecução dos nossos objetivos.
Que Deus nos ilumine, a partir deste momento.
E muito obrigado pela atenção.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui