Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->SINHÁ MOÇA -- 15/03/2006 - 20:48 (Maria Jose Zanini Tauil) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SINHÁ MOÇA

A novela das seis, Sinhá Moça fez-me lembrar de um inesquecível passeio. Século XIX, tempo áureo do ciclo do café, no vale do Paraíba.Senti essa volta no tempo ao visitar a fazenda Taquaral, em Valença, no estado do Rio de Janeiro.

A Sinhá, com roupa de época, recebe os visitantes em grupos. As mucamas circulam pelos aposentos. A senhora vai contando as histórias de seus ancestrais, que ali viveram.

Aquele local, foi uma sesmaria doada pelo vice-rei, com o compromisso de cultivar café. A fazenda permanece nas mãos dos descendentes do primeiro dono. Nas paredes, fotos desbotadas de todas as gerações, até a atual.

A Taquaral conserva os móveis da época, inúmeros quartos, salas,com imensas mesas, grandes cristaleiras com porcelanas européias e cristais. Em formato de "O", traz no centro um jardim, com lampiões e bancos.

Numa das salas, um velho livro de anotações, tipo livro-caixa, com os gastos da fazenda, baixa de escravos mortos por doenças, compra e venda de escravos, escambo de negro por cabeça de gado, venda de alforrias. Em anexo, uma carta cordial do imperador Pedro II, para o ilustre dono, datada de 1885.

A sensação que se tem ao adentrar aqueles quartos vazios é que seus moradores vagueiam por ali. É como se suas marcas, impressões digitais, estivessem nas louças, cristais, lampiões, ânforas e até mesmo nos penicos de louça, com tampas exóticas, peças obrigatórias nos dormitórios da época.

Nos porões da casa, todos revestidos em pedras encrustradas no barro, podia-se ver as marcas dos dedos dos escravos que as colocaram. Ali, era a senzala. Escura, mal iluminada, sem ventilação, chão de terra batida. Por ali também, a sensação de pessoas circulando, crianças chorando, correntes arrastando, lamentos, soluços...

A fazenda Taquaral ainda produz café e seu cheiro gostoso emana por todos os cantos.
Pus-me a imaginar como seria a vida daquela gente, naquele casarão imenso, à luz dos
lampiões, sem tv, sem rádio, sem música. Às oito, todos deviam estar na cama.

A anfitriã conta que os primeiros moradores não tinham o hábito do banho diário. As mulheres se horrorizavam em saber que os escravos se banhavam diariamente. Era um costume que estragava a pele.Numa epidemia de sarna, o banho diário foi aconselhado pelo médico da família e virou costume. As salas de banho tinham tinas de madeira, onde as escravas lavavam suas donas.

Os penicos eram usados à noite. Para o dia, existiam as latrinas escavadas no quintal, próximas da casa.Soube que nas regiões urbanas, os penicos eram muito usados para o fim que se propõem, mas no interior do Brasil, as sinhás os aproveitavam para servir sopa .

Os despejos eram feitos em grandes barris que ficavam embaixo das janelas. À noite,
os negros recolhiam; não raro, estouravam por excesso de carga no meio da rua, esparramando excremento na via pública, onde ficavam até serem lavados pela chuva.

O vaso sanitário foi novidade na Europa em 1775. Foi inventado pelo relojoeiro londrino
Alexander CumminYs. No país-bebê, chegou em princípios do século XX. Na Taquaral existia a novidade. Numa outra ala, um banheiro, dos primeiros a serem construídos no Brasil: um cômodo imenso quadrado, cerca de cinco metros de lado. Bem no centro, um vaso de louça, como um trono, no meio daquela imensidão, branco e sem tampo, creio que sem intalação hidráulica também.

Será que naquele tempo, existia aquele cheiro gostoso de café? Ou o ar seria impregnado pelo cheiro de urina e fezes atiradas pelas mucamas pelas janelas ao arrumarem aqueles tantos quartos

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui