Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Pequeno ensaio sobre o autoconhecimento -- 04/08/2003 - 16:42 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma das tarefas mais difíceis para qualquer pessoa é a capacidade de mensuração de si mesmo, a habilidade de dimensionar a sua própria existência de uma forma muito clara e objetiva sem recorrer a necessidade de subterfúgios como a vaidade e uma auto-estima exagerada (na verdade estou falando da imagem que temos de si mesmos em todos os aspectos e de uma forma geral).
Muitas pessoas têm uma idéia de si mesmas que correspondem apenas a uma parte da verdade e por isso sempre é muito interessante escutar o que as pessoas têm a dizer sobre nós e não é raro que essas opiniões nos surpreendam tanto para o lado bom quanto para o ruim( esses dados podem nos influenciar e serem novos parâmetros para futuras escolhas e só)
E não é preciso ir muito longe para se constatar que o autoconhecimento é a principal chave que abre as portas de nossa existência e sucesso em relação a tudo aquilo que nos propomos a fazer e a realizar, isso é muito claro na consciência dos atletas, por exemplo.
Digo isso por experiência própria, porque quando um dia disputei uma grande prova de atletismo pela primeira vez na vida (a São Silvestre) percebi que os maiores obstáculos que enfrentava não era o sol quente, a dor muscular e o cansaço e sim minha mente, senti que no final da prova (na famosa subida da Brigadeiro) quando me faltavam pernas e fôlego o que me manteve firme foi a minha determinação de terminar a prova, a cada passada eu me motivava sozinho e controlava o ritmo, a sensação de dor passava e uma sensação de prazer e realização tomava seu lugar.
Recentemente um ciclista americano chamado Lance Amstrong venceu a mais importante prova do ciclismo mundial, a volta da França, pela quinta vez, só que desta feita a conquista foi muito mais especial que as outras quatro anteriores, Lance venceu a prova depois de ter câncer nos testículos (dá pra imaginar o quanto isso significa isso para qualquer homem?) e ajudou a derrubar por terra muitos dos preceitos e os limites esportivos e médicos que antes existiam.
Lance provou que a determinação e o autoconhecimento são muito mais necessários que a parte física, um homem bem motivado certamente romperá com todos os seus limites.
É muito importante saber que muitos de nossas limitações são impostas por nós mesmos e de forma inconsciente e que nem sempre aquilo que pensamos ser encontrará respaldo e eco nas pessoas que nos cercam, muitos se esforçam para serem pessoas queridas e admiradas porque isso de alguma forma supre algumas de suas necessidades, como as de carinho e atenção e outras pessoas fazem questão de se impor sem se importar muito com que vão pensar dela, para essas pessoas a única opinião que importa é a própria.
Entender a si mesmo é um capitulo muito especial em nossas vidas e que jamais deveria ser negligenciado, conhecer os porquês de alguns sentimentos e a razão da falta de outros deveria fazer parte de nossas agendas, certamente facilitariam e muito o nosso convívio com nossos pares e pessoas próximas ou distantes.
Grande parte do que vivemos acontece à revelia de nossa consciência (e é natural que seja assim caso contrário ficaríamos loucos de tanto pensar e guardar informações), mas existem certas coisas que acontecem debaixo de nossas peles que deveriam receber mais atenção, muitas vezes fazemos escolhas erradas sem ouvir direito aquilo que o nosso coração e a nossa verdadeira consciência tem a nos dizer e acabamos tomando rumos e seguindo por caminhos que não são os caminhos que um dia sonhamos para nós.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui