Usina de Letras
Usina de Letras
185 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Como é que está o seu rego, Santinha? -- 14/11/2003 - 03:17 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Todos os alunos daquela classe achavam a dona Eurácia uma velha muito chata, e chata de fato ela o era.
Não era uma velhinha, mas uma mulher amargurada que, com uma idade já avançada, vivia uma vida solitária e cheia de preconceitos.
Seus alunos, todos jovens adolescentes cheios de vida, adoravam fazer chacota e brincadeiras na aula dela.
Eles a chamavam de: “a coruja velha”.



Pouco antes de começar a aula, naquele dia, alguns alunos estavam na cantina a espera do sinal. Entre eles se encontravam a conversar o Jojô, a Santinha e o Felipe. Eles comentavam que a primeira aula ia ser com dona Eurácia e planejavam o que iam aprontar naquele dia:

- Puxa, logo na primeira aula nós vamos ter e agüentar a “coruja velha”. Vai ser a maior chatice, a Santinha dizia em tom de reclamação.

- É, toda aula com a velha é o maior “pé no saco”, o Felipe comentou em concordância com a insatisfação da amiga.

- Eu também concordo com vocês, mas a gente podia fazer algo para animar a aula, o Jojô falou com um jeito bem peralta.

- O que, por exemplo, o Felipe perguntou?

- Isso depende da Santinha topar.

- De mim? O que você está querendo aprontar Jojô?

- Só estava pensando em chegar na aula e...



A classe estava em silêncio. Os alunos, quietos e compenetrados, faziam os cálculos que a professora tinha passado, enquanto ela corrigia algumas provas, quando o Jojô perguntou pra Santinha numa altura de voz que todos poderiam ouvir:

- Santinha, como é que está o seu rego?

- Está melhor. Um pouco inchado ainda, mas melhorou bastante e você não precisa se preocupar com ele, ela respondeu.

Entre os muitos risinhos abafados que os outros alunos deram a professora, com a cabeça abaixada, olhou por cima dos óculos de lentes pequeninas e muito grossas, e falou:

- Que conversa é essa de vocês, já falei que não quero que fiquem falando bobagem em minha aula!

- A gente não está falando bobagem não professora, o Jojô só está preocupado comigo.

- Ta bom, ta bom. Agora façam o calculo que eu mandei em silencio, a “coruja velha” falou para não levar aquela conversa mais longe.

Todos voltaram ao que estava fazendo e alguns instantes depois a voz do Felipe foi ouvida, bem baixinha, mas numa altura que dava para a professora e o resto dos colegas escutarem:

- Seu rego está inchado, Santinha?

- Ontem estava bastante, mas com aplicação de bastante salmoura está quase bom, a menina respondeu na mesma altura de voz que o rapaz havia falado, como se quisesse que a conversa fosse só entre eles.

- Estava inchado pra burro cara, eu vi quando fui na casa dela ontem, o Jojô falou para o Felipe, se intrometendo na conversa dos dois, como se estivesse com pena dela.

A professora, com muita irritação na voz, falou para eles:

- Vocês três querem fazer o favor de pararem com essa conversa absurda e terem mais respeito dentro da sala de aula. Quando já se viu ficar falando essas bobagens em minha frente e na dos seus colegas!

- Ninguém está falando bobagem não professora, nós só estamos preocupados com a Santinha, que é muito nossa amiga, o Jojô respondeu com a maior “cara de pau”.

- Só que isso não é conversa para se ter em público. Quando já se viu ficar falando essas besteiras na frente de todo mundo!

- Então a senhora acha que se preocupar com uma amiga é bobagem, o Felipe perguntou cheio de sarcasmo?

- Não, não acho. Só que o assunto em que vocês estavam falando é muito feio e uma grande falta de respeito de vocês.

- Feio por que Professora, a Santinha perguntou expressando uma inocência fingida na voz? Eles só perguntaram se ainda estava inchado como ontem, quando o Jojô viu.

As risadas entre os colegas de aula foram contidas com muito custo. Os rapazes no fundo da classe colocavam os seus rostos atrás dos cadernos, para esconderem a vontade de rir, e as garotas tampavam suas bocas com as mãos para segurar o riso que morria de vontade de se soltar.
Dona Eurídece estava ficando apopléctica com o rumo da conversa. Seus olhos piscavam sem parar, atrás de seus óculos, e sua voz tremia quando falou:

- E isso é pergunta que seja feita em uma sala de aula: - “Se o seu... o seu... ainda está inchado?”. É muito descaramento. Vou suspender os três por uma semana e deixa-los sem nota este mês.

- Não estou entendendo à senhora, dona Eurídice. Vai nos punir só por isso, o Jojô perguntou com o maior descaramento?

- Vou sim. E vou ter uma conversa com os pais de vocês três ainda hoje.

- Com o meu pai e com o do Jojô a senhora pode até falar professora, o Felipe disse para dona Eurídice. Só que o pai da Santinha a senhora vai ter de esperar até ele ficar bom e se eu fosse à senhora nem falava pra ele não ficar chateado ao saber que foi a causa disto tudo.

- Como assim menino? O que você está falando?

- A senhora sabe o nome todo da Santinha, não sabe?

- Claro que sei. É: Santinha Guimarães do Rego.

- E a também conhece o pai dela, não é?

- É claro que conheço, ele está sempre presente em todas as reuniões da escola.

- Então a senhora também sabe como ele é conhecido, não sabe.

- Sim, todos o chamam de senhor Rego.

Então professora. A nossa preocupação era com o pai dela que estava com um dente inflamado e com a cara toda inchada quando estive na casa dela ontem, o Jojô falou segurando-se para não rir. Eu e o Felipe só estávamos preocupados com o pai da Santinha e por isso perguntamos se ele estava melhor, ou a senhora estava pensando que nós estávamos falava de outro rego?

- Que mente podre a senhora tem professora, a Santinha comentou de uma maneira muito séria também segurando o seu riso.

A classe toda, não se agüentando mais, caiu numa enorme gargalhada e a pobre dona Eurídice ficou muito vermelha e sem jeito, não sabendo o que falava para eles naquele momento.



CARLOS CUNHA













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui