Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Substituinte - alice toledo -- 20/02/2006 - 20:17 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Conto: O Substituinte
Alice Toledo*

No dia 31 de dezembro de 1989, às 23 horas e trinta minutos, um jovem garboso chamado Manfredo, nome de origem germânica que significa “A grande Paz”, viajava em seu automóvel Volkswagen, em direção à cidade “Alvorecer”. Estava às portas da mesma, quando, por um desarranjo no motor, se viu obrigado a estacioná-lo, em frente a velho casarão e procurou abrigar-se, pois chovia a cântaros.
De uma das janelas frontais surgiu um velhinho de barbas brancas que, solicitamente, assim falou:
-Entre meu jovem, estava a sua espera.
Surpreendido com as palavras do bom velhinho, perguntou:
Qual é o seu nome? Por que me esperava? Sabia que eu estaria aqui a estas horas? E o velhinho respondeu:
-Chamo-me Cuthberto. Nome estranho, não acha? Mas é de origem saxônica e quer dizer “O famosamante conhecido”. Estava à sua espera porque você representava “A Grande Paz”, o que todos buscam.
Sabia que você chegaria a estas horas – olhando para o relógio: “23 horas e 30 minutos”, porque daqui a 30 minutos deixarei esta casa; irei fazer uma viagem sem volta. As chaves ficarão com você. Preste Atenção:
-Esta residência é um grande arquivo construído pelo Tempo, originado do movimento de translação da Terra. Isto é sua volta em torno do Sol. Sempre, sempre é dirigido por novo Chefe. Esta é a sua vez Manfredo.
O tempo de que disponho é pouco, porém vou mencionar, somente as ocorrências que me impressionaram, embora todas, até este momento, estejam registradas, selecionadas e guardadas nas prateleiras existentes neste Casarão.
Lamento ter sofrido, quase todos os dias, grandes e fortes emoções, mas...
-A Liberdade e a Democracia estenderam seus braços para o Mundo.
-Caiu o Muro da Vergonha de Berlim. O tenebroso Muro, agressiva cortina de Cimento, tijolos e Arame Frapado, erguido pelos Comunistas em 31.8.61; separava a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. – Erguido para que os desesperados com o regime não fugissem, e todos submetidos escravizados não vissem, com seus próprios olhos, o mundo alegre, livre, próspero e humano que tanto sonharam depois da Segunda Guerra Mundial.
- Graças a Mikhail Gorbachev, os hinos das Igrejas Católicas da Rússia repicaram na Noite de Natal, o que não se ouvia há 72 anos, - é a sobrevivência da Fé no Divino Crucificado,- é o Cristianismo, - se reafirmando no conturbado Mundo.
- O Parlamento Alemão Oriental, por maioria superior à necessária (2/3), votou a Emenda Constitucional abolindo o direito do Partido Comunista de dirigir o Governo, - é a marcha regressiva dos regimes totalitários, na Esfera Terrestre.
- Um terremoto, atingindo 7 graus na Escola Ritcher, abalou a Califórnia, principalmente São Francisco, onde parte de um viaduto desabou, soterrando carros, matando cerca de 200 pessoas – é a revolta do subsolo contra a agressividade da Natureza.
A destruição do Planeta está preocupando as Nações desenvolvidas, por terem observado na atmosfera, na Antártica, um buraco de 16 milhões de quilômetros quadrados na camada de Ozônio.
As Organizações Ecológicas dos Estados Unidos denunciaram a existência de uma Aliança entre o Japão e Bancos Brasileiros, para desmatar a Floresta Amazônica e fazer uma Estrada através dela.
-Foi consolidada a Democracia no Brasil, com a vitória, em eleição livre e direta do Presidente Fernando Color de Melo, que governará os destinos do País, de 15.3.90 a 1.4.95 conforme prevê a Nova Constituição Brasileira de 5.10.88.
- E agora.
Eis aqui as chaves.
Quando o velhinho entregou as chaves a Manfredo, os sinos da matris do Alvorecer começaram a repicar.
Ouvia-se o buzinar contínuo dos veículos. As luzes do Casarão se apagaram. Era, exatamente, Meia-Noite!
Após momentos de expectativa e surpresa, tudo voltou ao normal.
O velhinho havia desaparecido na escuridão, = era o ano de 1989 que, sorrateiramente, disfarçado se foi, deixando Manfredo sozinho, a pensar: sou o SUBSTITUINTE. Que irei registrar nestes 365 dias que hão de vir? Desejaria sobrepujar meu antecessor pois:
-“Represento a GRANDE PAZ, que o povo quer. Carrego em meus ombros o peso do MUNDO”.
Realmente era o Ano Novo. Surgiu trazendo nossas esperanças e, nos primeiros instantes de sua tomada de posição, nos levou a sonhar com melhores dias.
(*)Alice de Toledo
Nascida na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Professora pública estadual. Estágio de Aperfeiçoamento no INEP – Rio de Janeiro. Cursos feitos durante o estágio: Matemática na Vida e na Escola, informações sobre a ONU, Canto Orfeônico, Psicologia aplicada à Educação, Pesquisa do linguajar infantil, para implantação da Cartilha Regional, participação como ouvinte na Arte de Contar Histórias.
Classificação em 4º lugar no concurso de Escriturário promovido pelo DASP. Ingresso no Serviço Público Federal em 24.08.55. Participação no IIº Encontro anual de Pessoal – Brasília – DF, onde fez o curso de Direito do Trabalho ministrado pelo Prof. Clóvis Salgado, ex-ministro da Educação no governo de Juscelino Kubitschek. Curso Superior de Língua e Literatura Francesa, diploma conferido pela Universidade de Nancy – França.
Membro efetivo da Academia Paraibana de Poesia. Poetisa, contista, cronista, trabalhos publicados em Antologias, Coletâneas, Revistas e Jornais.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui