Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Porque o Brasil precisa do Lula -- 02/10/2002 - 14:29 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Porque o Brasil precisa do Lula



O Brasil precisa do Lula porque só o Lula é capaz de fazer um pacto de governabilidade com amplos setores da sociedade. E isso é o que ele vem pregando a algum tempo.

Mais importante que o diploma universitário, mais importante que a experiência, mais importante que ter preparo para governar é ter capacidade para a união. E o povo brasileiro está querendo alguém que consiga governar. E aí está a vantagem de Lula sobre os demais candidatos.

Qual dos candidatos vem pregando um pacto social? Qual dos candidatos é capaz de unir partidos de diferentes correntes em nome da governabilidade? Qual dos candidatos procurou todos os setores da sociedade para ouvir suas propostas? Em todas elas, a resposta é uma só: Lula.

Não é por acaso que o candidato governista não consegue subir nas pesquisas. José Serra é um grande político, mas não tem carisma, não se parece com um grande líder, com alguém capaz de comandar uma grande nação; não é capaz de convencer a sociedade de que conseguirá fazer as reformas necessárias para tirar o país do atoleiro.

Ciro Gomes possui carisma, mas tem um temperamento explosivo que lembra Fernando Collor. É claro que Ciro não é um Collor, mas os eleitores perceberam que o candidato do PPS não teria jogo de cintura para governar estando em inferioridade no congresso. Ele não foi capaz de passar para a sociedade que tem condições de comandar uma ampla reforma político-econômica-social para fazer o país voltar a crescer. E isso acabou com todas as suas pretensões.

Garotinho é uma incógnita. O seu populismo assusta tanto a classe dominante quanto à classe dominada. Se eleito não teria muitas condições de governar. Seu governo certamente seria um desastre, assim como foi o governo de Fernando de la Rua, na Argentina. Seu populismo inconseqüente fatalmente levaria o Brasil ao fundo do poço. O único ponto forte de sua candidatura é o grande apelo religioso. Sem o apoio incondicional de algumas igrejas evangélicas, ele teria naufragado junto com Ciro Gomes, porque de todos os principais candidatos, ele é o que tem as propostas mais absurdas.

Resta-nos então Lula. Se para muitos não é o candidato ideal para governar este país, é o que tem mais condições de retomar o crescimento econômico, gerar mais empregos, combater as injustiças sociais e dar mais apoio a industria nacional. O povo brasileiro quer alguém que se oponho de forma democrática, sem demagogia, ao FMI, à ALCA e aos Estados Unidos. O povo quer mais empregos e crescimento econômico. Apesar de que quase todos os candidatos também prometem isso, Lula é o único que consegue transmitir a idéia de que fará essas reformas. E pelo que os candidatos demonstraram até agora, ele é o único capaz disso. E se é isso que o país está precisando e o povo está querendo então só nos resta torcer para que ele vença, e de preferência, no primeiro turno e evitar um embate com Serra no segundo turno e conseqüentemente dificultar uma aliança com o PSDB para governar.



edmar.guedes.correa@bol.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui