Usina de Letras
Usina de Letras
70 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Balancete -- 30/12/1999 - 18:09 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É cedo ainda para fazer um balanço geral do ano que está por se encerrar, mesmo porque em muitos aspectos ainda há muito a acontecer. No que se refere ao consumo de bebidas, por exemplo. Li ou ouvi em algum lugar que neste final de ano seriam consumidas algo em torno de 1,7 milhão de garrafas de champanhe. Ocorre que tenho uma amiga muito envolvida com a questão ambiental e os efeitos do lixo sobre o meio ambiente é tema permanente de suas preocupações. Por isso ela não hesita em guardar os materiais recicláveis que encontra para dar a eles o correto destino. Tudo muito politicamente correto, mas imagine a garagem da casa dela. Tem de tudo. Pois, quando ouvi a notícia sobre o consumo de champanhe, logo me veio à mente que tantas garrafas não caberiam naquela garagem. O que fazer? Suspender a produção, reduzir o consumo? Aumentar a garagem?

Sendo assim, se o balanço é prematuro, pelo menos um balancete inicial do período de festas pode ser feito, adiantando-se o serviço para o balanço do final de ano. Não tenho dados completos, mas consta que neste último final de semana foram consumidos pelo menos 3 mil toneladas de farofa e quatro milhões de frangos, dos quais quinhentos mil do tipo especial, estes mais gordinhos que só tem peito e coxa.

Não há números precisos sobre a produção de fios de ovos, mas comenta-se que se todos os fios fossem emendados poder-se-ia dar perto quinhentas voltas em torno da terra, fazendo dela algo como um novelo de lã. Cientistas da Universidade de Bjongkrautjon, na Suécia, consideraram este comentário feito por colegas russos um ovo de Colombo. Ocorre que se a terra recebesse um cobertura, ainda que tênue, de fios de ovos, o problema do buraco na camada de ozónio estaria resolvido. Mais que isto, os usineiros paulistas e nordestinos não precisariam mais empurrar álcool a preço de champanhe sobre nossa já pobre gasolina pois toda sua produção estaria comprometida com a calda. Sem falar que isto resolveria o problema do desemprego na terceira idade e diminuiria muito a pressão por melhores aposentadorias de senhoras que poderiam dedicar-se à preparação dos fios de ovos para a empreitada. Há contudo duas questões a serem resolvidas. Ter um céu todo amarelo talvez fosse suportável, mas a meleca que ficaria quando chovesse é o maior problema a resolver. Acho melhor deixar assim. Talvez fios de ovos diet, mas isto não atenderia aos interesses dos usineiros.

Os números não são definitivos mas consta ainda que cinco milhões de CDs foram distribuídos. Este número deve aumentar pois tem muita gente que só dá presente se receber. Assim, ficam esperando. Se recebem, inventam uma desculpa qualquer, e no dia 26 saem correndo comprar o presente que disseram ter esquecido em casa. Com isto, os números devem aumentar bastante.

Naturalmente o consumo de elixires, laxantes, trancantes e outros auxiliares para a regularização das funções ligadas à digestão ainda deve crescer um pouco.

Escrito em 27.12.1999



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui