Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->S.O.S. A Terra pede socorro..., -- 28/01/2001 - 00:23 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você que é uma criança grande ou pequena, leia essa crônica, e procure lutar pelo nosso planeta que está morrendo. Coloco como tema infantil, por que só às crianças podem mudar os erros dos pais. Ao acordar, encontro um dia muito quente. Fico meditando se à temperatura antigamente era mais fria?
Tento uma volta ao passado, e dou-me conta que no ano recém passado de 2000, minha cidade sentiu um frio imenso. Eu também estranhei aquele frio, em uma época que sempre fora quente. Até os temporais normais que sempre iniciava em Agosto não aconteceram. Será que Deus ouviu minhas preces? Tenho pavor as tempestades. O que está havendo? Será que estou ficando maluco?
Leio os jornais e vejo que o frio na Rússia aumentou de intensidade, comparado ao inverno que derrotou os alemães. Já morreram mais de 150 pessoas em Moscou e outras 30, em Irkutsk devido ao frio. Foram registrados mais de 500 casos de amputação na Sibéria.
Saio às ruas, encontro amigos concordando comigo! Depois de muito conversar! Concordamos que o sol está mais forte. Antes para pegar uma cor, ficávamos por muitas horas exposto ao sol. Agora uma hora é suficiente. Será que é o buraco de Ozônio?
Retorno para casa, e como o calor continua muito forte, ligo o meu ar refrigerado. Penso na conta de luz, mas é preferível gastar luz do que sentir calor. Que se dane a economia! Tenho que viver, com o mínimo de conforto. Penso!
Ligo meu computador, viajo pelo Mundo e sou surpreendido com uma matéria sobre o perigo que ameaça o nosso planeta.
De acordo com os 1.500 cientistas que representam 150 países, no painel da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmam que nos próximos cem anos o efeito estufa, elevara a temperatura do nosso planeta em três graus centígrados em média; ocasionando um aumento do nível das águas dos mares em meio metro.
Isso, será o suficiente para que trinta países situados no Oceano Pacífico desapareçam. Cerca de 70% da população costeira que vive hoje sentindo a brisa do mar, serão de alguma maneira atingida.
Como tenho uma residência próxima ao mar, fico apavorado. Mas lembro que não viverei tanto tempo.
Minha querida menina Andréa pergunta: Se essa mudança chegar antes do previsto?
Tremi na base. Será que serei atingido? O que poderei fazer para alertar o mundo quanto ao perigo?
Veio a idéia de escrever minha angústia para jornais e revistas. Mas eu não tenho condições para tal.
Assim escrevo para você leitor, que tenha consciência que nesse momento a 20 quilômetros de altura, sem que possamos olhar a olho nu, uma extensa rede de gases se avoluma na atmosfera do nosso planeta, em quantidade que deixa nossos cientistas apavorados.
De acordo com relatório do painel da ONU de mudanças de clima, o atual nível de emissão de CO2, ou dióxido de carbono, causará profundas mudanças na temperatura no próximo século.
A queima de petróleo; carvão; queimadas de lixos tóxicos, e incêndios florestais, produzem cerca de 70 bilhões de carbono por ano.
O uso do cloro também é um dos agentes que mais polui o meio ambiente. Hoje piscinas não precisam mas ser tratadas com esse produto, também danoso à saúde humana.
Apenas 4 bilhões são metabolizados pela natureza, que não dá conta dos outros 3 bilhões, que vão reforçando lenta e perigosamente a couraça da nossa atmosfera.
É essa couraça que impede a dispersão do calor causado pelos raios solares que atingem nosso solo. Ou seja nossa Terra.
Com o aumento do buraco de Ozônio, os raios solares estão trazendo doenças de pele. Antigamente podíamos ficar expostos ao sol por longo tempo. Hoje com meia hora já sentimos os efeitos dos raios solares.
Fico pasmo com a decisão dos Estados Unidos que é o maior emissor de CO2 do mundo, que recusa-se a reduzir a quantidade de fumaça lançada na atmosfera, sem que os países que mais precisam de desenvolvimento que são: China, Brasil e Índia também o façam.
O relatório do Painel foi produzido ao fim de um século, afirmando que a temperatura se elevou 0,6º C, tendo sido o ano de 1998 o mais quente da história , onde começou a medição. (inicio em 1860)
Para uma expressiva parcela da população cientifica o agravamento dos cataclismos ambientais (furacões, nevascas, enchentes, secas e ventanias) que vem causando transtornos pelo mundo é atribuído ao efeito estufa.
Infelizmente os protocolos de Kyoto restringem esse compromisso aos países industrializados, que são historicamente os maiores e mais antigos poluidores do planeta. Aí reside o maior de todos impasses.
Acho que algo precisa ser feito urgentemente para o futuro das nossas gerações seja assegurado.
Uma das soluções seria a construção de um satélite de 2,5 quilômetros de diâmetro, funcionando como sombrinha, esfriaria nosso Planeta. Os americanos sugerem que navios de guerra em vez de utilizar bombas em seus canhões, que seja usadas partículas que bloqueariam a luz do sol esfriando a Terra, ou em vez de partículas; 50 mil espelhos em órbita terrestre para desviar os raios solares. Essa idéia partiu de um cientista de 96 anos que quer salvar a Terra, o mesmo que há 47 anos foi um dos pais, da bomba atômica que arrasou cidades Japonesas.
As mudanças climáticas são certamente a maior ameaça que pesa sobre a espécie humana. Chuvas, furacões, enchentes e secas. Geleiras se dissolvem, plantações serão destruídas, o mar invade suas praias e epidemias surgirão com muita freqüência. Nossa espécie está em perigo, juntamente com os animais e todas espécies terrenas. Se não diminuir urgentemente a poluição o mundo sofrerá as conseqüências.
Você leitor poderá participar também dessa cruzada. Vamos alertar com nossas vozes, gritar para os dirigentes, principalmente com as Indústrias, que o nosso Mundo está morrendo.
Precisamos da nossa natureza livre e cheirosa. O nosso céu azulado e estrelado, inspirando-nos com o brilho do luar, iluminando nossos oceanos e matas fartas de vida.
A natureza está morrendo com o efeito estufa, nossos animais estão desaparecendo.
Veja o que está acontecendo com o derramamento de óleo no arquipélago de Galápagos, que fica no Equador, que tem uma fauna única no mundo, surgida após milhares de anos de separação dos animais do continente sul-americano, pondo em risco as algas já contaminadas e ameaçando afetar severamente a cadeia alimentar das ilhas, pondo em risco a sobrevivência de corais, aves, répteis e leões marinhos. Além de um grande número de espécies de peixes, corais e crustáceos.
Esse derramamento atingiu a ilha de Santa Fé também no arquipélago; habitat dos raríssimos iguanas; tartarugas gigantes, pelicanos, etc. essas espécies raras de animais estão sendo dizimadas pela irresponsabilidade do homem.
Precisamos achar uma solução para manter a vida do planeta, sem o perigo de doenças provocadas pela exposição aos raios solares, derramamento de óleo, queimadas, etc.
Chega de poluição no mar, na terra e na atmosfera! Queremos que nossos filhos, netos, bisnetos, aves, animais, rios e matas vivam com saúde. E a você leitor que tem uma criança dentro de você é que dirijo essa crônica.
Coloco como uma peça infantil para que às crianças, cobre sempre dos seus pais uma solução. Elas têm direito de viver com saúde.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui