Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Resposta a Jorge Plá Cid -- 19/04/2004 - 14:06 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jorge, li sua crónica indignada com os movimentos que vc chama de judaico-americanos entre Israel e a Palestina.

Sou judia, por nascimento, motivação e crença. Sou judia até por escolha, pois meus pais me deram um amplo panorama de seleção - seguir os rituais, cultivar a tradição, respeitar a filosofia judaica... etc. - Mas estes pormenores não vêm ao caso,embora o fato de eu ser judia, sim, vem ao caso.

Vc se refere ao Holocausto como sendo uma forma de os judeus angariarem fundos e encherem seus bolsos de dinheiro. Gostaria que vc provasse isto.

Minha família (extensa) morreu no Holocausto. Meu pai perdeu todos os seus irmãos e irmãs, seus sobrinhos e seus tios e tias. Minha mãe perdeu todas as suas tias, tios, primos e primas. Salvou-se porque saiu do inferno em 1936, um ano antes da saída do meu pai. (Ambos se conheceram no Brasil, onde se casaram, constituíram família - e onde eu nasci.)

Com todas estas perdas, não angariamos um centavo das perdas. As casas e os barracos onde esses parentes moraram (havia desde os muito pobres aos remediados) foram tomadas pelos poloneses e constituídas em propriedades deles. Nem um centavo de restituição foi sequer sugerido como possibilidade para os descendentes - os herdeiros universais, os sobreviventes (meus pais, no caso).

Onde vc viu tanto dinheiro? Onde vc viu bolsos cheios?

Que vc esteja infeliz com os problemas israelenses e palestinos, eu entendo. Mas nao os chame de judaicos , numa cobertura mal colocada. Os judeus não constituem um bloco de pensamento único - há os que não concordam com o governo e as atitudes de Sharon. Do mesmo modo que os americanos não são um bloco só no que concerne a
governança de Bush.

Moro nos Estados Unidos a maior parte do ano - onde trabalho e convivo com americanos. As oposições ao que acontece nos territórios ocupados por Israel e por Israel quanto às infiltrações dos palestinos-bomba são tão grandes quanto as oposições aos focos infernais que Bush criou no Iraque.

Não apele para a ignorància, por ser o caminho mais fácil e trilhado livremente pelos ingênuos, ignorantes e cegos mentais. Esperaria algo mais de sua parte. Cheguei a lhe enviar uma msg, há tempos atrás, referindo-me à minha admiração por sua escrita. Esperava mais de sua parte. Vai ver que política mundial - ou que nome tenha esta sujeira que me enoja - não seja o seu forte.

Não o sendo, procure informar-se melhor.

Hoje é o Dia de Lembrança do Holocausto. Meu pensamento está nos seis milhões de pessoas que foram assassinadas por terem nascido como judeus - mesmo que fossem descendentes de judeus na quarta geração, tamanha a sanha facínora dos nazistas. Meu coração está repleto de tristeza.

Da mesma forma está repleto de tristeza, revolta e fraqueza diante das grandes matanças que galopam pelo mundo - envolvendo americanos que nem sequer sabem porque estão lá; envolvendo israelenses e palestinos; envolvendo chechênios e russos; irlandeses e ingleses... a lista vai longe.

Estendo minha mão para um aperto cordial. Que juntos procuremos soluções e não mais motivos para frições. O dia de hoje, 19 de abril - Dia de Lembrança do Holocausto - é um bom começo para que lembremos o que não deve jamais ser repetido.
-----------------
Érica Eye
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui