Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O PEQUENO ENGRAXATE -- 27/01/2006 - 12:07 (Maria dos Santos Louça Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PEQUENO ENGRAXATE

Era ainda bem garoto e franzino o pequeno Charles. Nome bonito, dado por sua mãe, agora viúva e enferma, que morava com seus dois filhos.
Charles, ainda pequeno, e um tanto triste, depois de meditar na situação de sua família, decidiu trabalhar.
Construiu sua própria caixa de engraxar.
Martelou, martelou entre soluços e angústias, até conseguir o seu intento.
Da fralda de sua velha camisa fez os panos de lustros e na venda da esquina adquiriu algumas latinhas de graxa.
Sem que ninguém soubesse em casa, sua mãe doente e seu irmão trabalhando fora, Charles sai maltrapilho pelas ruas trazendo em seu olhar o brilho de esperança:
“Engraxar sapatos?”, sai a perguntar o menino descalço.
De repente, surge um moço de cabelos bem penteados que vai encontrar com a namorada, e pede:
“Por favor depressa e bem engraxado”.
Prossegue o garoto esperançoso de conseguir mais alguns trocados.
“Engraxar sapatos?”
Lá na frente, um marajá desembolsa algumas notas... faz a conta e com jeito de apressado deixa o menino engraxate com apenas o preço exato. Nenhum trocado a mais tem coragem de dar como gorjeta.
Após a batalha do dia, Charles volta para casa mais contente e mais decidido, fazendo contas e planos...
Em casa, a mãe, disfarçando a preocupação e o pranto, recebe o filho e até se anima com sua alegria. Orgulhosamente, Charles acrescenta: Mamãe, essa caixa eu mesmo fiz, já paguei as latas de graxa na venda e aqui estão bolos e frutas.
A mãe, apesar de enferma, alegra o coração, vendo seu pequeno num esforço exemplar.
Charles prosseguiu por mais algum tempo sua tarefa de fazer brilhar os sapatos dos moços que iam encontrar suas namoradas, dos velhos marajás mesquinhos e dos meninos ricos. Só não engraxava os próprios sapatos, pois corria descalço pelas ruas, até que um dia as coisas mudaram.
Já no passado sua mãe acalentara o sonho ao lado do marido, de que seu filho no futuro, seria doutor.
Charles cresceu, estudou e se formou sempre encorajado por sua mãe. Hoje ele é de fato, doutor; e conta sua história simples de gente humilde que foi, mas que com honra e dignidade ocupa hoje posição de destaque social!
Que a história de Charles seja um estímulo e exemplo para muitos meninos!
Vale a pena ter propósitos, estabelecer metas e desenvolvê-los com fé e força de vontade.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui