Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Exagerou-se no Exagero -- 01/10/2002 - 11:53 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Exagerou-se no Exagero

(por Domingos Oliveira Medeiros)



A propósito do artigo de Carlos Luiz de Jesus Pompe, “Evidências e Exageros”, e sem pretender estabelecer polêmica ou trocadilho em torno do assunto, entendo que há evidente exagero no fato de o autor atribuir pouca importância ao ensino na formação das pessoas. A premissa que foi levantada, segunda a qual “o homem forma todos os seus conhecimentos, sensações”, enfim, a partir do mundo sensível, “e da experiência no seio desse mundo”, afigura-se-me totalmente falsa.



Na verdade, não é o mundo que tem que mudar. É a educação que tem que sofrer alterações pedagógicas. Voltar às suas origens. Restabelecer a qualidade do ensino. Vale dizer, o ensino como forma de ensinar a pensar. A produzir idéias e opiniões. A comparar. Analisar. Formar juízo. E cultivar valores e crenças universalmente aceitos. Ensino que não deve, apenas, ater-se ao caráter meramente científico. Há que imprimir-lhe o caráter humanístico. Espiritual . Do amor ao próximo. Ciência e religião não são necessariamente incompatíveis. Antes, são complementares.



O ataque dos norte-americanos ao Afeganistão em nada aproveita a questão da escolaridade, como forma de exemplificar e justificar que pessoas com boa formação escolar possam praticar atos insanos. O fato, é sabido, é de cunho político-econômico, e tem a sua origem na prepotência e no desejo de vingança do presidente daquela potência mundial, que viu seu orgulho e sua pretensa segurança absoluta caírem por terra, diante de um ato abominável, por certo, mas não totalmente desprovido de razões e justificativas sob o ponto de vista dos terroristas.



O alvo escolhido, evidentemente, não foi por acaso. Não houve coincidência. Não houve um ato impensado, indeterminado, à revelia. O alvo escolhido o foi por alguma razão inserta no relacionamento histórico daquelas duas nações. Em relações internacionais não existem santos.



O interesse americano nos poços de petróleo daquela região, na verdade, sobrepõe-se até, ouso dizer, à própria indignação do presidente Bush, com o ato terrorista em si; tanto que, o líder americano já ensaia novo ataque; desta vez ao Iraque, ainda que contrário às decisões da ONU e de alguns países da Europa. E tudo sob o manto do combate ao terrorismo.



Não há transformação no mundo capaz de mudar pessoas como Bush; totalmente arredias ao cuidado com o meio ambiente, com a natureza, com as pessoas. O melhor e mais sensato seria que o “pequeno xerife” tivesse a oportunidade de um ensino de qualidade.



Domingos Oliveira Medeiros

01 de outubro de 2002









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui