Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62299 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10394)

Erótico (13575)

Frases (50690)

Humor (20042)

Infantil (5463)

Infanto Juvenil (4786)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140827)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SUA SORTE, QUE TANTO PROCURAS.... -- 16/04/2004 - 09:38 (sandra ethel kropp) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aprender a olhar o mundo e sentir-se apenas "mais um". Como se o mundo fosse recém-criado por Deus e todos tivéssemos vindo " pra cá" do jeito em que estamos hoje. Trazendo conosco nossa bagagem histórica e nossa identidade, sem que nossas referências nos diferenciem dos demais. Entendendo que fazemos parte de um todo com milhões de indivíduos, mas que todos somos "pessoas". Temos o mesmo denominador comum.
Abdicar da importància de nossa história e de nosso passado e tentar compreender que somos um número( Pessoa 1, 2,3....) que somados, geram um resultado maravilhoso, que é a dinàmica da vida e dos relacionamentos.
Considerar-se exatamente igual ao outro, mesmo sendo uma pessoa de número diferente. Como um avião, onde seu acento tem a mesma finalidade daquele três filas para trás: acomodá-lo e conduzi-lo ao seu destino seja ele qual for.
Esta é uma imagem de aprendizado: no avião somos todos iguais perante a ótica dos comissários, aeromoças, etc. Devem atender a todos da mesma forma. Com cortesia, atenção, etc. Mas imagine-se apenas uma pessoa neste avião. Que sua história, seu passado, suas referencias pouco importam. Importa alcançar o seu destino.
Nossa bagagem de vida já incorporada impede-nos de sentirmos como "apenas pessoa". Queremos ser e sentir-nos "fulano de tal" em todos os locais. Por menor que seja a importància de nosso fulano.
Desejamos apagar marcas em nossa historia e agregar outras que não possuímos. Mas nosso orgulho, vaidade, ego, etc desejam ter o carimbo que nos distingue do próximo. Para que através das diferenças confirmemos nossa identidade- nossas particularidades - e que não sejamos apenas mais um. Ou apenas "Pessoa".
Dificilmente conseguiremos olhar-nos nua e cruamente, somente como "Pessoas". Queremos ressaltar nossas diferenças (positivas) e esconder as negativas. Queremos chances em cada capitulo de nossas vidas para confirmarmos quem somos: "o fulano de tal". Queremos que outros nos gravem em suas memórias e jamais nos esqueçam. Queremos que TODOS nos gravem e jamais nos esqueçam. Queremos ser noticia de televisão.
Fugimos da proposta em apenas sermos. Sermos"pessoas". Fugimos de nosso caminho e procuramos trilhas onde possamos encontrar reconhecimento para nossas virtudes e qualidades. Quando o caminho mostra-se comum, onde cruzamos somente "pessoas" e não encontramos "fulanos de tal" como nós, com a mesma importància, definimos que o caminho não é este.
E que caminho tomar? Esta pergunta não tem resposta. Porque minuto a minuto cruzaremos somente "pessoas". Individualmente pode ser que cada um brigue com seu destino e tente sair do comum. Mas a vida é comum. A vida é igual para todos.
Acredito que o destino é um irmão camarada para todos. Levo em conta que exista este denominador comum, que permita a cada um de nós enxergar-nos como "Apenas pessoas".
Desta forma, creio que mais facilmente aceitaremos o que nos é imposto, ao invés de brigarmos com a vida ou considerarmos "pouco" a forma como a vida as vezes se comporta.
Assim, seremos "as pessoas responsáveis"-como todas- por nossas conquistas, diferenciando-nos dos demais e lapidando nosso destino de acordo com nossas medidas.
A diferença estará na forma como conduzimos nossas vidas.Dependerá de nós mesmos enriquecermos nossa bagagem de vida através de nossas vivencias( dos fatos) e não de exigências que faremos ao mundo- ou às pessoas comuns, pois quem muito exige muito se considera, é a historia do "fulano de tal"- sem que nos esforcemos para alcança-las.
Olhemos a quem esta ao nosso lado.Como uma pessoa igual a nós.Sem julga-la como sendo menos ou mais.Apenas uma pessoa.
Abrir caminho para perceber que não é esta pessoa ou o vizinho ao lado que mina nossa sorte.
Que ela é uma mina de ouro disponível à todas as "pessoas". Ela está aí, no mundo, em algum lugar que cruzaremos. Pois existe um destino para cada um de nós.
Fato é que na busca desesperada, gananciosa, desequilibrada, etc em alcançar o destino antes do tempo, colocamos as "mãos antes dos pés".Exigimos resultados sem que nos esforcemos para isso, etc.Caminhamos impensadamente e nos desviamos deste destino.
Acabamos por entender que o mundo nos deve alguma coisa.Que outros querem nos prejudicar.A sorte não colabora conosco.
Concluímos erroneamente que nosso caminho esta "truncado". Esquecemos de nos enxergar como uma pessoa comum.Extrair da vida o que ela tem de mais precioso: o momento presente. Esta pode ser sua mina de ouro. Sua sorte, que tanto procuras.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui