Usina de Letras
Usina de Letras
299 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um novo humanismo cibernético -- 29/09/2002 - 14:50 (gisele leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um novo humanismo cibernético

A autora se espanta com o exacerbada certeza da era cibernética e com os avanços tecnológicos que jamais conseguirão traduzir um autêntico humanismo.

Gisele Leite



A era da mediocridade, do medo e da mortalidade definitivamente acabou. A era do homem enquanto criatura moral acabou pois agora ele molda seu meio ambiente, escolhe seu fenótipo, seu perfil psicológico, sua destreza e habilidades, seus dotes e dons e pecados. E pode replicar-se à vontade. E pode criogenizar embriões, congelando a vida para mais tarde fecundar a fêmea ideal... Pode adiar infinitamente a morte e fazer da criação um ciclo vital e absolutamente renovável.



A priori, nos especializamos em fabricar a morte com a precisão estratégica e, sobretudo fabricando poder nas mãos de quem detenha a melhor arma, a mais avançada tecnologia e de parca alma.



A era do homem, misto de paradoxo e axioma é finita! Todos são mormente catalogáveis por códigos de barra, por número de série, habilidades e defeitos inscritos previamente no secreto genoma, que parece ser desvendado pela engenha genética.



E tudo é absolutamente previsível, a realidade não passa de um mero vaticínio das previsões científicas, históricas, biológicas e culturais completamente absolutamente inexoráveis. Vivemos num louco determinismo.



A criatura agora “banca” o criador e de maneira pungente arquiteta o fim de etnias, o nascimento do homem perfeito, psico-bio-socialmente adequado. Onde tudo é computadorizado, digitalizado e gravado em um minúsculo CD.



Não haverá mais crimes e nem blasfêmias. Todas as feridas serão fechadas e cicatrizadas à laser.. Todas as patologias banidas e esquecidas em prontuários que se transformarão em documentos históricos



Todas as besteiras do mundo findaram para sempre, desapareceram as piadas de mau gosto. Pois todos serão infinitamente bons, inteligentes e completos. E acredito terrivelmente chatos...



Não haverá heresias, insurreições, rebeliões, guerra, guerrilhas ou mesmo as vias de fato.



As células-tronco serão competentes em reconstituir fígados, cérebros e pâncreas...



O fato, a história será uma equação solitária sem nenhum incógnita... A crítica se fará desnecessária pois tudo será uma uníssona virtude.



Mas esta etnia eclética e competente jamais terá a sensibilidade dos românticos, a sutileza dos impressionistas, a leveza dos góticos e, sobretudo não terá a fuga do irracional, a imponderabilidade do barroco.



Não haverá a solidariedade da luz de Rembrandt, a alegria de Picasso e todos os mares lindos de Pancetti.



Não existirão as perplexidades históricas ou impasses políticos e a salutar e sagradas dúvida acadêmica.



O cogito ergo suum, traduzirá um pensamento sem a abstração da matemática e a imaginação da álgebra e nem conhecerá o malabarismo da trigonometria. Será um número desprovido de grandeza e expressão. Pois a grandeza da humanidade sucumbirá ultrapassada pela obsessão da certeza.



Um chip localizará meu filho em qualquer lugar do planeta... e os empregados serão localizáveis facilmente pelos patrões...(o big boss).



Eu, continuarei reles, fielmente errônea, vulgar, comum, vagabunda e vira-lata, e fadada à extinção terei uma morte comum, com direito à uma cova rasa e sobretudo a viver ao ciclo

banal dos pensantes que deixam suas idéias para a eternidade dos ventos.

Carpem die.. Aproveite o dia!



Quero tudo de novo, o anjo torto de Drummond, o gauche de Chico Buarque, o domingo no parque de Caetano Veloso e, sobretudo o carcará na voz de Bethânia. – Pega, mata e come!



Em melhor versão , é claro, Pega, mata a fome!!



Este artiguinho é dedicado ao amigo Professor Sérgio Rubens Barbosa de Almeida, e ao seu maravilhoso livro Manifestações do Sagrado na Épica Medieval: um recorte em três textos La Chanson de Roland, El cantar de Mio Cid das Nibelungeernlied Editora UEL,a dádiva de nesta trajetória mortal ter conhecido tão brilhante intelectual e ainda gozar de sua cordialidade e amizade.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui