Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->`APONTAMENTOS DE ARTE SACRA, DO PADRE SIMÕES`O.PRETO. -- 11/04/2004 - 01:47 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
JÁ DAVA AULAS, NA ANTIGA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO. PARA O PRIMEIRO GRAU, INGLÊS E EDUCACÃO ARTíSTICA. PARA O SEGUNDO GRAU, SOMENTE EDUCACÃO ARTíSTICA. ERA UM CARA LEGAL, COMO DIRIAM HOJE.
TINHA BOM RELACIONAMENTO, PROFISSIONALMENTE EU ME ESFORCAVA PARA DESEMENHAR MINHAS TAREFAS COM RESPONSABILIDADE E ZELO.
ERA LíDER DA TURMA, NA HORA DE ORGANIZAR EXCURSÓES PELAS GRUTAS DA REGIÃO (LAPINHA, REI DO MATO...) VISITAS AO PICO DO ITACOLOMI, JOGOS NO MINEIRÃO, CLÁSSICOS COMO CRUZEIRO E ATLÉTICO, MESMO SENDO AMERICANO, MUITO DOENTE À ÉPOCA E DOENTE AGORA QUE A GOTA CHEGOU...
ERA MESMO, AQUELE CARA LEGAL, COM BOM RELACIONAMENTO JUNTO A EQUIPE DA ESCOLA, PAIS DE ALUNOS, AMIGOS DA ESCOLA E ALUNOS.
UM BELO DIA, O ESTADO RESOLVE FAZER UM CONCURSO PÚBLICO E EU ME INSCREVI PARA OURO PRETO. ERA PARA O SEGUNDO GRAU.
FUI APROVADO. O PROFESSOR A QUEM EU IRIA SUBSTITUIR, NÃO HAVIA FEITO O CONCURSO, POR NÃO POSSUIR O CURSO SUPERIOR. MAS, SABIA MAIS INGLÊS QUE AMERICANO E OS PRÓPRIOS INGLESES JUNTOS.
PESSOAL, NÃO CONTO NADA PARA VOCÊS. OU CONTO?
EU PASSAVA FÉRIAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ, MAIS UMA VEZ COM A EX, E POR LÁ EU FICAVA UM MÊS QUASE.
ERA A CASA DE UM GRANDE CASAL AMIGO NOSSO, O JOÃO PATOTA, AGORA DR. JOÃO IGNÁCIO, SUA ESPOSA E O FILHO DELES ÂNGELO.
A NOTíCIA RUIM CORRE MESMO. SE ESPALHA COM UMA RAPIDEZ TREMENDA.EU HAVIA PASSADO NO CONCURSO. O PADRE ESTAVA CHATEADO, NÃO POR ISTO, MAS POR TER QUE LARGAR AS AULAS, COISA QUE ADORAVA FAZER, O SECRETÁRIO DE EDUCACÃO DO ESTADO ERA DE OURO PRETO, O OTÁVIO ELíSIO. ALGUMA COISA TINHA QUE SER FEITA. EU, UM FORASTEIRO QUE LÁ CHEGOU POR CAUSA DE UMA GREVE QUE HAVIA ORGANIZADO NUMA MINERADORA. MEU ESPACO ACABOU NAQUELE LUGAR. NÃO PODIAM ME VER NA RUA. FALATÓRIO QUE NÃO ACABAVA MAIS.
CHEGUEI. PROCUREI O SAUDOSO PADRE MENDES. CONVERSAMOS MUITO NAQUELE QUARTO DELE ABARROTADO DE LIVROS E PAPÉIS(COMO O QUE EU USO AGORA),SAUDADE DELE.
__"VOCÊ PASSOU NO CONCURSO. VAI ASSUMIR, SIM SENHOR. MEU TEMPO PASSOU. O DIREITO É SEU."
__"PADRE, MAS VÃO ACABAR COMIGO. ATÉ O PÚLPITO O PADRE SIMÕES VAI USAR PARA FALAR NESSE ASSUNTO."
NÃO TIVE SAíDA. LÁ NA DELEGACIA DE ENSINO MEU NOME EM PRIMEIRO LUGAR PARA OURO PRETO.ATÉ VISITANTES HAVIA.
NO DOMINGO, FUI À MISSA. JÁ NÃO ERA MAIS FREQUENTADOR DELAS, MAS FUI. MINHA MULHER JUNTO.
O PADRE FALOU. EU RETRUQUEI E SAí, DAQUELA LINDA MATRIZ DO PILAR, PISANDO FIRME. DOíDO.
FOI O ASSUNTO DO DIA EM OURO PRETO.
NA SEGUNDA, PROCUREI PADRE SIMÕES, A PEDIDO DE PADRE MENDES.CONVERSAMOS.CONVERSAMOS. ELE VIU QUE EU ESTAVA COM A RAZÃO E DENTRO DE MEUS DIREITOS.
EU JÁ O ADMIRAVA DE LONGA DATA. JÁ HAVIA FEITO COM ELE UM CURSO DE ARTE SACRA. JÁ HAVIA OUVIDO DELE INÚMERAS PALESTRAS E O RESPEITAVA E RESPEITO MUITO.
TOMAMOS CAFÉ. DEIXOU DE ATENDER AS PESSOAS PARA FALARMOS MAIS DE OURO PRETO, DE UBÁ. DE PESSOAS QUE ERAM NOSSOS AMIGOS COMUNS.
O QUE EU PENSAVA QUE SERIA UMA GUERRA, FOI UM MOMENTO IMPORTANTE PARA A MINHA VIDA. FUI HUMILDE, E ELE PERCEBEU ISSO NO PRIMEIRO MOMENTO ,QUANDO ENTREI NA CASA PAROQUIAL.
AO FINAL, NOS CUMPRIMENTAMOS. EU DISSE PARA ELE QUE NÃO SERIA FÁCIL PARA MIM SUBSTITUIR PADRE MENDES. ELE CONCORDOU ME ENTREGANDO A APOSTILA DE SUA AUTORIA "APONTAMENTOS DE ARTE SACRA".
LÁ DENTRO, NA PRIMEIRA PÁGINA, COM SUA LETRA : "AO RICARDO, COM A ADMIRACÃO DO PADRE SIMÕES.OURO PRETO, 10.08.1980"
__"VÁ ADIANTE, MEU FILHO. EU O CONHECO, MELHOR DO QUE VOCÊ PENSA. VOCÊ VAI DAR CONTA DO RECADO.MUITA GENTE BOA ME PROCUROU PARA FALAR BEM DE VOCÊ.BOA SORTE."
RELEIO, AGORA, NESTA HORA DA NOITE, - `ARTE SACRA, RAMO E EXTENSÃO DA ARQUEOLOGIA CRISTÃ.`
AINDA ASSIM, NÃO FOI FÁCIL MINHA VIDA POR UNS TEMPOS ALI. MAS VENCI!
MAS VENCEMOS TODOS PELO CAMINHO DA `BUSCA`DA PAZ, DO DIÁLOGO, SEM OUVIRMOS OS QUE QUERIAM NOS COLOCAR UNS CONTRA OS OUTROS.
É A VIDA. FUI PROFESSOR A MEU MODO. COM MEUS MÉTODOS E COM A VONTADE DE ENSINAR E VER O ALUNO APRENDER. COM CERTEZA, PADRE MENDES TAMBÉM.
POR ISSO SOMOS QUERIDOS,PRA MINHA GRANDE ALEGRIA, NAQUELA TERRA QUE AMO TANTO E QUE ELE TANTO AMOU E QUE TANTO SERVIU.ENTRE TANTOS "DESAPONTAMENTOS" OS "APONTAMENTOS" DO PADRE SIMÕES ME FAZEM REFLETIR QUE "O AMOR NOS ADMINISTRA A IRA E A ESPERANCA".(A.Ig.)

Ubá,MG,11.04.2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui