Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PORQUE LULA JÁ PODE SE CONSIDERAR ELEITO -- 29/09/2002 - 12:47 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PORQUE LULA JÁ PODE SE CONSIDERAR ELEITO



A última pesquisa de intenção de voto do Datafolha, publicada neste domingo, mostra que Lula está a um ponto percentual de ser eleito no primeiro turno. Os dados são mais impressionantes ainda quando se verifica que o segundo colocado não só estacionou como o seu alto índice de rejeição aumenta à medida que o pleito se aproxima. A pesquisa, para chegar a conclusão de que Lula está a um ponto da vitória, distribuiu proporcionalmente os votos dos indecisos entre os candidatos. Ela não levou, porém, outros indicadores para mostrar que Lula já poderia ter alcançado os tão almejados 50%.

Primeiro, ele está em franca ascensão enquanto os demais estão estacionados ou em queda. Se levarmos isso em conta, ele pode ganhar dois ou até mais pontos até o dia da eleição. Isso porque a rejeição a Serra também está aumentando, o que pode inclusive fazer com que perca um ou mais pontos. Se ele não conseguiu reverter esse quadro até agora, não vai ser em quatro dias de campanha que vai conseguir. Ciro Gomes está em queda vertiginosa. Seus eleitores já viram que ele está fora do páreo e estão migrando para Lula e Garotinho.

Segundo, é histórico o avanço do PT na reta final de campanha. A eleição de 1989 ainda está na memória de muitos eleitores. Desde 1989 que, em sucessivas, eleições os candidatos do PT sofrem uma arrancada nos dias que antecedem as eleições. Nessa isso não parece ser diferente. A principal explicação para esse fato está na militância do PT que é mais atuante que as demais. Isso conta muito para criar um clima favorável ao candidato. Não só o Lula, mas vários candidatos petistas estão em franco crescimento nos últimos dias.

Terceiro, o clima de já ganhou. Há um forte clima de que a eleição já está decidida. Se não for no primeiro, será no segundo turno. A mídia nacional e internacional já percebeu isso. E essa percepção está sendo passada para o eleitorado. Outro fator para reforçar esse ponto é o apoio de políticos de outros partidos que apoiavam os outros candidatos e que, na reta final, trocaram seu apoio. Os últimos foram uma parte do PMDB mineiro de abandonou Serra e um setor do PDT fluminense que abandonou Ciro.

Há ainda um clima no mercado, e que deve ganhar mais força, de que se Lula vai vencer mesmo, é melhor que vença logo no primeiro turno para não desestabilizar ainda mais a frágil economia brasileira. Essa idéia deve ganhar mais força nos próximos dias. Um embate no segundo turno será mais rum para o mercado do que para os próprios candidatos, porque um vai tentar enfraquecer o outro, o que vai refletir muito mais no mercado do que nos resultados das eleições. Muita gente vai preferir que Lula vença logo de vez.

Todos esses fatores, que não foram levado em conta pela pesquisa, vão se refletir nas urnas com a vitória de Lula. Ele só não vence no primeiro turno se alguma denuncia de grande impacto surgir contra o candidato ou se ele decepcionar no último debate que acontecerá na Rede Globo. Essas duas últimas hipóteses são possíveis, mas pouco prováveis.

Depois de analisar esses fatores, é possível afirmar com quase certeza absoluta que Lula vai vencer a eleição no primeiro turno.





Edmar Guedes Corrêa
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui