Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O FILHO DA CIGANA -- 05/10/2000 - 00:22 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O FILHO DA CIGANA

Vivo por aqui há muitos séculos ou milênios, nem sei mais contar o tempo... Palmeio o mundo sem pensar muito em fronteiras. Oficialmente e por conveniência tenho dupla cidadania - sou bahiano/nova-iorquino (combinação boa, não é?... e o bahiano é com H mesmo). Também o que se poderia esperar de um geminiano com ascendência em touro, amante da lua e da vida? Gostaria de estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Ah se eu tivesse o dom da ubiquidade! Recorro mais uma vez com fé ao meu padroeiro Santo António, que se chamava Fernando antes de se tornar religioso, ele tinha
este dom. No dia-a-dia sambo em cinco línguas para sobreviver e ganhar o vinho nosso de cada dia (português/inglês/espanhol/francês/italiano). Mas é no idioma Português que me sinto à vontade, como que flutuando no útero materno. A língua mãe me traz boas lembranças e uma delas é a de uma história interessante que minha mãe me contava quando eu ainda era criança. Ela dizia que um dia estava comigo no colo na porta de casa tomando um pouco de sol da manhã em Nazaré das Farinhas, cidade histórica do Recóncavo bahiano onde nasci e passei a minha infància. Andava já esquecida dos quefazeres domésticos enquanto brincava comigo, quando apareceu uma cigana com um filho lindo no colo pedindo um copo d´água. Ela me colocou na cestinha de vime trançado e foi até a cozinha pegar o copo e a moringa que ficava na janela do quintal para refrescar. Lembre-se que naquele tempo não existia esses tais luxos de geladeiras e máquinas de fazer gelo. Era tudo ao natural mesmo: água de poço, moringa de barro, banho de rio, fruta tirada do pé. Quando ela voltou do fundo da casa viu que a cigana tinha ido embora, levando o filho dela e me deixando na cestinha de vime. No momento ela achou muito natural: uma criança pela outra. Depois é que veio a confusão na cabeça dela, na minha e pro resto do mundo, porque eu não sou eu, eu sou o filho da cigana deixado na cestinha de vime, mas, ao mesmo tempo, eu sou o filho da minha mãe que a cigana levou. A partir daí ela sempre teve o cuidado de trancar a porta com tramelas com medo de eu sair pelo mundo procurando por mim mesmo. Quando a gente viajava juntos de trem ou de vapor pela Bahia de Todos os Santos - ónibus, carro e avião eram coisas de ricos naquele tempo - eu estava sempre preso ao rabo de sua saia. Não adiantava muito, porque aonde a gente chegava, em poucas horas eu já conhecia metade do povo e a outra metade já me conhecia. Mesmo assim ela continuou com o extremo cuidado de não me deixar solto. Quimeras! Anos depois, numa outra manhã de janeiro tropical, ela se descuidou com a porta e veio a fatalidade: cadê Fernando? Aí já foi muito tarde, eu já tinha ganhado o mundo. Um quarto de século depois, ela descansou para sempre ainda com a esperança de que eu ou o filho da cigana, nem sei mesmo quem é quem a essa altura, voltasse a brincar com ela na porta de uma cidade do interior em manhãs de cálidos verões. Acho que dessa burundanga toda é que vivo de cidade em cidade - Salvador, Rio de Janeiro, Washington, D.C. e Nova Iorque - e andei por Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Grécia, Marrocos, Argentina, Uruguai e Estados Unidos me procurando ou querendo saber para onde a cigana me levou. Tem o resto do mundo ainda para procurar, coisa à beça pra percorrer. Haja crónica e contos para contar essa história de vida. Falta-me tempo. O negócio é usar a internet pra ver se facilita encontrar quem sou eu e onde estou.


© Fernando Tanajura Menezes
(n. 1943 - )
(in Revista Alternativa
Boston-MA/USA - Outubro 2000)
http://tanajura.cjb.net
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui